Bachman-Turner Overdrive - B.T.O. é uma banda do Canadá formada em 1972, por Randy Bachman e Chad Allan, ambos ex-integrantes do The Guess Who, e o baterista Robin "Robbie" Bachman. Inicialmente como “Brave Belt”, gravaram dois discos entre 1971 e 1972, que misturavam pop, rock e country. Chad Allan deixou a banda devido ao pouco êxito comercial dos discos, sendo substituído pelo guitarrista Tim Bachman, irmão de Randy e Robbie. Então, mudaram o nome para Bachman-Turner Overdrive, derivado da união de seus sobrenomes com a paixão por automóveis, em especial caminhões, "Overdrive" era o nome de uma revista de caminhões.
Assinaram um contrato com a Mercury Records e em 1973 lançaram o disco homônimo "Bachman-Turner Overdrive", um enérgico e subestimado trabalho que passou despercebido nas lojas, apesar da qualidade dos singles "Gimme Your Money Please" e "Blue Collar". Outras pérolas desse disco são "Hold Back The Water", "Atayed Awake All Night" e "Don´t Get Yourself In Trouble". No mesmo ano, lançaram "Bachman-Turner Overdrive II", que enfim os consagrou como uma das melhores bandas de Hard Rock, Boogie Rock e Arena Rock do momento, êxito confirmado com seus excelentes shows e com o triunfo comercial de seus singles, como "Let It Ride" e "Takin´ Care Of Business". Cansado do ritmo de shows, Tim Bachman deixa o BTO e é substituído por Blair Thornton. Então gravam "Not Fragile" (1974), um disco fenomenal que chegou ao numero 1 nos EUA. Freeways de 1977, foi o último álbum em que Randy Bachman participou antes de deixar a banda. A banda continuou com Jim Clench substituindo-o, reduzindo definitivamente seu nome para as siglas BTO. Em 1980, o B.T.O. deixaria de existir. Randy lançaria vários álbuns solo, antes de voltar de novo com a banda, em meados dos anos 80, agora composta por Randy, Tim, C. F. Turner e Garry Peterson o ex-baterista do The Guess Who e gravaram o bom “Bachman-Turner Overdrive” de 1984. O baterista Robbie Bachman, usando o nome B.T.O., começou a tocar pelos EUA, o que ocasionou brigas com seu irmão. Posteriormente, solucionados os problemas, a banda continua por aí, atrevessando os anos e vez por outra se reunindo para shows memoráveis.
4 comentários:
Não conhecia, gostei do som, vou atrás das músicas no Spotify e no YouTube:)
Banda muito boa. Escutava bastante o BTO nos anos 70`s, na Radio Mundial, no programa do Big Boy. Melhor disco? Not Fragile. Seu maior sucesso no Brasil, foi Hey You.
Gosto muito de "Hey You", mas, no geral, essa nao é uma banda que eu escute sempre!
Artistas canadenses que eu gosto demais são "The Band" e "Neil Young"...
Mas acho que falta mesmo é escutar com mais atenção...
Olha eu correndo para pôr a audição em dia!
Essa banda é demais ! Rock dos bons. De melhor qualidade. Curti e dancei mto ao som do BTO. Não podia faltar nos bailes.
Postar um comentário