sexta-feira, 3 de abril de 2015

A ÚLTIMA TENTAÇÃO DE CRISTO - ABSOLUTAMENTE SENSACIONAL!


“A Última Tentação de Cristo” é um filme americano de 1988, dirigido por Martin Scorsese e com roteiro de Paul Schrader. É baseado no romance homônimo de Níkos Kazantzákis, publicado em 1951. É estrelado por Willem Dafoe como Jesus Cristo, Harvey Keitel como Judas Iscariotes, Barbara Hershey como Maria Madalena, David Bowie como Pôncio Pilatos, e Harry Dean Stanton como Paulo. O filme foi inteiramente rodado em Marrocos. Como o romance, o filme retrata a vida de Jesus Cristo e a sua luta contra várias formas de tentação, incluindo medo, dúvida, depressão, relutância e luxúria. Isso é retratado no livro e no filme com Cristo imaginando-se envolvido em atividades sexuais, uma ideia que provocou a indignação de alguns cristãos. O filme inclui um aviso explicando que se afasta da interpretação bíblica comumente aceita da vida de Jesus, e não se baseia nos Evangelhos.

O filme começa com um homem sussurrando em desespero, "O sentimento começa. Muito suave, muito amável. Então inicia a dor. Garras deslizam sob a pele e dilaceram sua súbita. Pouco antes delas alcançarem meus olhos, se enterram. E eu me lembro. Primeiro, fiz jejum por três meses. Até cheguei a me chicotear antes de dormir. No início funcionava. Porém, a dor voltou. E as vozes também. Elas chamam-me pelo nome: Jesus."

Jesus de Nazaré (Willem Dafoe) é um carpinteiro na Judeia ocupada por Roma, dividido entre seus próprios desejos e seu conhecimento de que Deus tem um plano para ele. Este conflito resulta em auto-aversão, e ele colabora com os romanos fazendo as cruzes que serão usadas para penalizar os revolucionários judeus.

Judas Iscariotes (Harvey Keitel), originalmente enviado para matar Jesus por colaboração, ao invés suspeita que Jesus é o Messias e pede a ele para liderar uma revolução contra os romanos. Jesus responde que a sua mensagem é o amor à humanidade; depois Judas se junta a Jesus em seu ministério, mas ameaça matá-lo se ele se desviar do propósito de ser um revolucionário. Jesus também tem um relacionamento anterior não revelado com Maria Madalena (Barbara Hershey), uma prostituta judia, que pede a ele para ficar com ela, um pedido que ele considera antes de sair para uma comunidade monástica. Jesus, mais tarde, salva Maria de uma multidão que se reuniu para apedrejá-la por sua prostituição e por trabalhando no sabá. Jesus obriga a multidão a poupar a vida dela, perguntando "Quem aqui nunca pecou?", Com Jesus oferecendo duas pedras. Mais tarde, ele prega à multidão usando muitas das parábolas do Sermão da Montanha.

Jesus adquire discípulos, mas permanece incerto de seu papel. Ele visita João Batista, que o batiza, e naquela noite os dois discutem suas diferentes teologias e visões políticas. João acredita que é preciso primeiro ganhar a liberdade dos romanos para conseguir seu fim, enquanto Jesus afirma que o amor é mais importante e as pessoas devem tender a assuntos espirituais. Jesus, então, vai para o deserto para testar a conexão de Deus com ele, lá ele é tentado por Satanás como uma cobra, um leão, e um pilar de fogo (dublado por Barbara Hershey, Harvey Keitel, e Leo Marks), mas resiste a cada um deles. Ele retorna do deserto à casa de Marta e Maria de Betânia (ambas irmãs de Lázaro), que lhe restauram a saúde e tentam convencê-lo de que a maneira de agradar a Deus é ter uma casa, um casamento e filhos. Jesus, então, aparece aos seus discípulos à espera de arrancar o seu coração e os convida a segui-lo. Com a confiança recém-descoberta, ele restaura a visão a um cego, transforma a água em vinho, e ergue Lázaro (Tomas Arana) do mundo dos mortos.

Eventualmente, seu ministério atinge Jerusalém, onde Jesus realiza a Limpeza do Templo e lidera um pequeno exército para capturar o templo a força, mas pára na escadaria para aguardar um sinal de Deus pelo que ele deve fazer em seguida. Ele começa a sangrar pelas mãos, onde reconhece como um sinal de que ele deve morrer na cruz para trazer a salvação para a humanidade. Confiando em Judas, ele convence o último a lhe entregar aos romanos, apesar de Judas inclinar-se contrário. Jesus reúne os seus discípulos para o sêder da Páscoa, mais tarde conhecida como a Última Ceia; depois Judas lidera um contingente de soldados para prender Jesus no jardim do Getsêmani, identificando-o com um beijo. Na luta para defender seu mestre, Pedro (Victor Argo) corta a orelha de Malco; quando então Jesus o reata e se entrega aos soldados. Pôncio Pilatos (David Bowie) confronta Jesus e lhe diz que ele deve ser condenado à morte porque representa uma ameaça ao Império Romano. Ele é flagelado e, posteriormente, uma coroa de espinhos é colocada em sua cabeça. Ele então é crucificado.

Enquanto na cruz, Jesus conversa com uma jovem que alega ser seu anjo da guarda (interpretada por Juliette Caton). Ela diz a ele que, enquanto Filho de Deus, ele não é o Messias, e que Deus está satisfeito com ele, e quer que ele seja feliz. Ela o trás da cruz e, invisível para os outros, o leva até Maria Madalena, a quem ele se casa. Logo estão esperando um filho e vivem uma vida idílica; Maria, porém, morre de forma abrupta, e Jesus é consolado por seu anjo; por isso ele toma Maria e Marta, as irmãs de Lázaro, como suas esposas. Ele começa uma família com elas, tem muitos filhos, e vivem uma vida em paz. Jesus é a próxima visita de um homem mais velho que se depara com o apóstolo Paulo pregando sobre o Messias e tenta dizer a Paulo que ele é o homem sobre quem Paulo foi pregar. Paulo (que neste filme matou o Lázaro ressuscitado) o repudia, dizendo que, mesmo se Jesus não tivesse morrido na cruz, a sua mensagem era a verdade, e nada o impediria de o proclamar. Jesus o debate, afirmando que a salvação não pode ser fundada em mentiras.

Perto do fim de sua vida, um Jesus idoso convida seus antigos discípulos para seu leito de morte. Pedro, Natanael, e João cicatrizado visitam seu mestre quando Jerusalém está no auge da rebelião; depois Judas vem por último e revela que o anjo jovem que o retirou da crucificação era, na verdade, Satanás. Rastejando de volta através da cidade de Jerusalém em chamas, Jesus chega ao local de sua crucificação e implora a Deus para deixá-lo cumprir seu propósito e "deixá-lo ser o filho de Deus." Jesus, então, encontra-se mais uma vez na cruz, tendo superado a "última tentação" de escapar da morte, ser casado e criar uma família, e do desastre que se seguiu, que teria, consequentemente, abrangido a humanidade. Nu e sangrento, Jesus grita em êxtase antes de sua morre, "Tudo está consumado!", e a tela pisca em branco.

A sequência final homônima de A Última Tentação de Cristo retrata Jesus crucificado — tentado pelo o que acaba sendo Satanás na forma de uma bela criança andrógina — passando por um sonho ou realidade alternativa onde ele desce da cruz, casa-se com Maria Madalena (e mais tarde Maria e Marta), e vive a sua vida como um homem completamente mortal. Ele entende no seu leito de morte que foi enganado por Satanás e implora a Deus para deixá-lo "ser o filho [de Deus]", no ponto em que ele se encontra mais uma vez sobre a cruz. Em outros pontos do filme, Jesus é retratado como a construção de cruzes para os romanos, sendo atormentado pela voz de Deus, e lamentando os muitos pecados que ele acredita que cometeu. Devido a estes desvios das narrativas evangélicas — e, especialmente, uma breve cena em que Jesus e Maria Madalena consumam o casamento — vários grupos fundamentalistas cristãos organizaram protestos e boicotes ao filme antes e após o seu lançamento. Os protestos foram eficazes em convencer várias cadeias de cinema a não exibir o filme; uma dessas cadeias, General Cinemas, mais tarde se desculpou com Scorsese por fazê-lo. Em alguns países, incluindo a Turquia, México, Chile e Argentina, o filme foi proibido ou censurado por vários anos. Até hoje, o filme continua a ser proibido nas Filipinas e Singapura.
Clique na imagem de Jesus do Baú aqui embaixo e assista o filme completo com legendas em português. Vai abrir uma janela, lá no centro do vídeo, perto do "play" tem um minúsculo "x", você tem que fechá-lo para ver o filme. Bom feriado!

4 comentários:

André Massaru disse...

Olá, Edu. Já faz um bom tempo que eu encontrei um post do seu Blog sobre o filme "La Bamba". Depois de tentar e não conseguir baixar a trilha sonora extendida "La Bamba II", escrevi um comentário pedindo que você consertasse o link, mas acho que você não viu. Será que você poderia por favor re-upar os arquivos?!? Gostaria muito de completar essa trilha sonora. Obrigado!!!

PS: eis o link do post: http://obaudoedu.blogspot.com.br/2010/09/para-bailar-la-bamba.html

João Carlos disse...

Mais um filmaço de Scorsese. Muito bom.

Edu disse...

Meu caro amigo André Massaru: salve! Obrigado pela participação. Vi seu comentário sim, e por causa dele já republiquei a mesma postagem sem os links. E já expliquei que esse blog não faz mais esse tipo de downloads para evitar problemas de copyrights. Não entendo qual é o problema. Qualquer criança encontra no google esses arquivos para download facilmente. Obrigado e desculpe. Fique mais atento às publicações do blog. Abração!

Edu disse...

Podiam alguens fazer um filme tipo cordel: "Jesus Cristo encontra John Lennon"!