quinta-feira, 9 de abril de 2015

HAPPY BIRTHDAY JULIAN LENNON – O FILHO DOS BEATLES


Em 1940, quando John Lennon nasceu, bombas alemãs explodiam em Liverpool e em todo o norte da Inglaterra. 23 anos depois, quando John Charles Julian Lennon veio ao mundo, uma outra bomba estava prestes a explodir. Só que bem diferente. Julian Lennon, o filho primogênito de John completa hoje 52 anos. Ele nasceu na mesma Liverpool destruída, tentando se reerguer e fugir das cinzas no dia 8 de abril de 1963. Quando nasceu, o pai, John Lennon, estava em turnê com sua banda que se tornaria a maior do mundo e não foi sequer vê-lo ou à mulher que acabara de dar à luz. Pudera. Na época, John liderava a maior e melhor novidade das bandas de rock prontas para uma outra explosão – The Beatles. John Lennon só apareceu para ver o filho novo e a mulher que o parira, dias depois. E quando apareceu, disse que não poderia ficar com eles, pois tinha férias marcadas com seu empresário na Espanha.

Apesar de tudo, do sucesso estrondoso e imensurável da banda de seu pai, o garoto se tornou um artista que, muito tímido no início da carreira, tentou se desvenciliar do sobrenome Lennon. Mas logo viu que jamais conseguiria e que seria bobagem tentar. ‘Fôda-se!’. Filho de peixe, sabe nadar e tem de se virar sozinho. E assim foi: Julian se tornou cantor, compositor, produtor e aprendeu mais sem, do que com o pai, a dominar muitos instrumentos. Ele foi o único filho da então jovem Cynthia Powell e de John, o também jovem Beatle prestes a se tornar o maior popstar do planeta.

O jovem Julian era como se fosse “filho dos Beatles” e viu a coisa toda acontecer de forma muito próxima e peculiar. Pela vida toda, chamou os outros Beatles de tios. Paul escreveu “Hey Jude” para ele.

O menino, totalmente envolto nessa atmosfera de música e fumaça, não poderia ter um estilo musical que não lembrasse tanto o de seu pai e de seus tios. Mas a carreira de Julian – assim como de alguns desses tios – seria de altos e baixos. Seus pais se divorciaram quando ele tinha 6 anos e daí em diante, o convívio com o pai foi sempre difícil. Tinha uma japonesa no caminho. E, talvez, até hoje, tantos anos depois, ainda tenha.

Julian Lennon debutou para a música aos 20 anos no começo dos anos 1980 como cantor e compositor. Seu disco de estreia, “Valotte”, fez um bastante sucesso modesto. Esse álbum trazia dois grandes hits que foram diretos para as paradas – a canção que dá nome ao álbum e a incrível “Too Late For Goodbyes” que, quando apareceu tocando no rádio na época, eu sem saber quem era fiquei de cara, impressionado pelo ritmo e pela semelhança da voz totalmente igualzinha a do pai. O surgimento de Julian no mundo da música pop, veio tão a calhar que até parecia armação. Ora, as cinzas de John Lennon ainda estavam quentes. Seria tolo e leviano pensar assim. Afinal, tanto o disco como o artista eram bons mesmos por sí só.

Depois de “Valotte”, a carreira de Julian sempre se mostrou irregular, e em muitos momentos, medíocre. Houveram muitos bons momentos, como quando tocou com Chuck Berry e várias deslizadas também. Mas acho que isso não importa. Importa é que esse rapaz de 52 anos carrega um peso nos ombros que não deve ser fácil. Ele é o filho dos Beates! Parabéns Julian Lennon! Feliz aniversário! Todos sentimos pela falta de sua mãe. Forever!
Em agosto de 1991, Julian Lennon lançou o álbum “Help Yourself” com participação especialíssima de George Harrison tocando guitarra-slide em “Saltwater” - uma canção cheia de referências ao tempo dos Beatles e ao pai dele, o incomparável John Lennon.

5 comentários:

Edu disse...

Show! Esse rapaz nunca me pareceu feliz. Ao contrário, sempre na defensiva. Happy Birthday Julian!

João Carlos disse...

Foi vítima de um pai ausente. E pior, de muito pouco afeto. Goste-se ou não, Lennon era humano e portanto cometeu muitos erros grosseiros.

Suzana Franco disse...

Com certeza foi seu pior aniversário, com a morte recente de sua mãe, não teve o que comemorar.

Valdir Junior disse...

Concordo com todos vocês !!
Happy Birthday Julian !!

Fábio Simão disse...

Triste amiversário Julian... Como sua vida.