quinta-feira, 16 de abril de 2015

MC DON'T - WEB SÉRIE - UMA CRÍTICA SOCIAL E TANTO!


McDon't é uma web série que retrata de forma irônica e sarcástica o cotidiano de uma rede de lanchonetes fast-food. A série é baseada e desenvolvida em argumento original de Louis Mota, Malu Maria Matos e Mauro Junior. E o roteiro é de ninguém menos que nosso querido amigo VALDIR JUNIOR, que também aparece no filme como ator: ele é o freguês calmo e nervoso!

Como a maioria dessas redes, impõe procedimentos, ações pseudo-motivacionais, métricas e apontamentos, em detrimento das relações humanas, tornando o assédio moral um elemento onipresente, uma verdadeira ferramenta de obtenção de lucro, a qualquer custo. Na web série, o dia-a-dia é retratado num nível extremo, absurdo, justamente para impor um tom de comédia e, por que não dizer, terror. Além da crítica ao desumano modelo de negócios, o que também se pretende mostrar é o nefasto padrão de repetição, a atitude cíclica que seus funcionários, inconscientemente, vivem. O hoje oprimido é o amanhã opressor. Uma cadeia de sentimentos que se repetem, se perpetuam e os faz crer que tudo isso é normal, adicionando força motriz à máquina de dividendos. Há uma clara referência a uma rede de fast-food, que já foi a maior do mundo e cujo ícone é um palhaço. Sendo assim, a empresa (o modelo de negócios) é personificado em um palhaço doutrinado (gerente), que possui uma face afável e submissa para com o cliente (público externo) - pura estratégia de marketing - e uma face opressora e intolerante para com seus colaboradores (público interno). 

O personagem principal é o Gerente Palhaço, um homem com cerca de 30 anos, de aspecto franzino, com um desvio de conduta e alterações psicológicas de humor e comportamento. Totalmente voltado e tomado pelas situações do ambiente de trabalho, no dia-a-dia tenta cumprir as metas e sonha um dia a ser reconhecido dentro do plano de carreira da rede, vindo a se tornar, num futuro incerto, Gerente Geral. No decorrer do “treinamento" que dá aos novos funcionários, acaba sofrendo as conseqüências de seus atos na forma de agressões violentas e mutilações que esses funcionários farão a ele.

8 comentários:

Edu disse...

Sensacional! Gostei demais! Ainda mais das falas do freguês nervoso! Rssss. Abração, Valzão!

João Carlos disse...

KKKKKKKKKKKK! Esse Valdir tá ca peste!

Fábio Simão disse...

Muito bom!

Edu disse...

Tá impossível! Acho q vai bombar!

Valdir Junior disse...

Edu, mais uma vez eu agradeço em meu nome e o de toda a equipe de produção do "McDont", pela força e pela divulgação !!
Agradeço também aos amigos aqui do "Baú" !!!

Suzana Franco disse...

Parabéns Valdir, excelente trabalho!

Mauro Junior disse...

Brigadão Edu. Aqui é o Mauro, o cara que fez o palhaço irado no vídeo. A Equipe toda agradece a divulgação!

Edu disse...

Olha só que bacana! Gostei demais Mauro! Todo mundo está de parabéns! Vc ficou nota MIL! Welcome o palhaço e espero que apareça muito mais vezes! Abração!