domingo, 5 de abril de 2015

GEORGE HARRISON - THE BEATLES - SAVOY TRUFFLE


"Savoy Truffle" é uma canção dos Beatles composta por George Harrison, e lançada no álbum The Beatles ou "Álbum Branco" de 1968. A canção foi a última composta para o disco.

Harrison escreveu a canção em homenagem a seu amigo Eric Clapton, que é viciado em doces. Em sua autobiografia, “I Me Mine,” Harrison explica que a canção foi inspirada em uma caixa de chocolates da Mackintosh Good News. Muitas das linhas são baseadas em doces dessa caixa, embora “Cherry Cream” (creme de cereja) e“Coconut Fudge” (leite de coco) sejam invenções do próprio George. A letra é feita com os nomes exóticos dados a cada chocolate do sortimento da Mackintosh Good News, como Creme Tangerine, Mon-telimar, Ginger-Sling e Coffee Dessert. SavoyTruffle era um dos nomes originais, ao passo que Cherry Cream e Coconut Fudge foram inventados para se encaixar na música. Derek Taylor tentou contribuir em um trecho sugerindo o título de um filme que tinha acabado de ver, You Are What You Eat, feito por dois de seus amigos americanos, Alan Pariser e Barry Feinstein. Não deu muito certo, então George mudou para "you know that what you eat you are".

Os Beatles, exceto John Lennon que não tocou na canção, começaram a gravar “Savoy Truffle” em 3 de outubro de 1968 no Trident Studios em Londres. Foi gravada a base de guitarra, baixo e bateria em 1 take, embora vários ensaios foram previamente gravados. Dois dias depois ainda no Trident, Harrison gravou os vocais e em 11 de outubro, os overdubs de saxofone foram gravados no Abbey Road Studios. Os metais foram arranjados e conduzidos pelo braço direito de George Martin, Chris Thomas, que também toca de maneira magnífica órgão e piano elétrico. Houve discordância no processo de gravação dos metais, de acordo com Brian Gibson o engenheiro de som: "A sessão de metais estava indo bem, não há nada como uma sessão de metais para levantar os ânimos e soou realmente fantástico. Mas depois de ouvir esse ótimo som, George se virou para Ken Scott e disse, 'Legal, agora eu quero distorce-lo.’ Então eu tive que ligar dois amplificadores de alto ganho, que estava sobrecarregado e introduzir muita distorção, cortando completamente o som e deixando-o sujo.” Ainda segundo Gibson, os seis saxofonistas (três barítonos e três tenores), não gostaram da mudança: “Os músicos vieram a sala de controle para ouvir e antes de tocar George foi dizendo, ‘Antes de vocês escutarem, eu preciso me desculpar pelo que eu fiz com esse lindo som, por favor, me perdoem, mas é do jeito que eu quero!’. Eu não acho que particularmente eles tenham gostado do que ouviram, mas perceberam que era aquilo que George queria, e que foi o trabalho deles que o providenciou”. A canção foi completada em 14 de outubro. Uma segunda guitarra, órgão e o tamborim foram adicionados. Ringo Starr não estava presente, pois partira com a família para Sardenha para suas férias de duas semanas.

4 comentários:

Suzana Franco disse...

Hummmm !!!!

João Carlos disse...

Música da pleura!

Valdir Junior disse...

Slide matador do George !!!

Fábio Simão disse...

Inspirando-se no cotidiano.