segunda-feira, 6 de abril de 2015

E SE OS BEATLES TIVESSEM UMA ILHA NA GRÉCIA?


1967. Havia tempos John Lennon tivera a idéia de que todos os Beatles deveriam morar juntos em uma ilha que teria um estúdio de gravação e uma área de entretenimento no centro, rodeados por quatro villas. Mais ao longe, ficaria o local reservado para os hóspedes e para as casas dos membros da equipe. Alex Mardas, um técnico de TV, que John apelidara de Magic Alex, tinha amigos na junta militar que tomara o poder na Grécia e conseguiu que os Beatles tivessem permissão para procurar um ilha naquela região. Apesar das autoridades gregas terem banido cabelos longos e rock 'n' roll, acharam que uma visita dos Beatles ao país poderia ajudar a fomentar a indústria do turismo, além de diminuir os efeitos da propaganda negativa sobre a tortura dos dissidentes.

Alex foi à Grécia e encontrou a ilha dos sonhos de John: chamava-se Leslo, tinha mais ou menos 300 mil metros quadrados e ao seu redor havia quatro ilhas próprias para serem habitadas, uma para cada Beatle. A ilha estava à venda por 90 mil libras, possuía um vilarejo de pescadores, quatro belas praias e uma plantação de oliveiras com 65 mil metros quadrados.

No dia 20 de julho, George, Pattie, Ringo e Neil Aspinall pegaram um vôo para Atenas, onde se encontraram com Alex e seu pai, que trabalhava na polícia militar. Hospedaram-se na casa dos Mardas, em um bairro afastado, até que o restante da trupe chegasse. John e Cynthia, com Julian, filho do casal; Paul e Jane; Paula, a irmã de Jane de 16 anos; Mal Evans e Alistair Taylor, da NEMS responsável pela compra da ilha, partiram para a Grécia na manhã do dia 22 de julho. O iate que haviam alugado, o M.V.Arvi, estava em Creta, impedido de prosseguir a viagem em virtude de ventos fortes que assolavam a ilha, e só aportou em Atenas no dia 25 de julho. No dia 23, o grupo partiu em direção ao interior em dois grandes táxis americanos e uma Mercedes. Por causa do calor excessivo, o táxi no qual se encontravam Paul, Jane e Neil pegou fogo, e, quando o restante do grupo olhou para trás, viu-os caminhando em direção ao vilarejo onde haviam almoçado.

Alex organizou alguns passeios turísticos para que o grupo não se sentisse entediado e informou o departamento de turismo da Grécia do itinerário. Portanto, onde quer que estivessem, sempre eram seguidos por uma multidão. Alistair Taylor contou: "Estávamos viajando para um vilarejo nas montanhas, por uma estradinha tranquila, quando, de repente, ao fazermos uma curva, demos de cara com centenas de fotógrafos, clicando sem parar".

No dia 24, a companhia de teatro da Universidade de Oxford convidou os Beatles para assistirem à peça Agamemnon by Aeschylus, no teatro de Delphi. A Athens Radio - avisada por Alex - transmitiu a notícia e quando os Beatles chegaram lá foram assediados por uma multidão de fãs e jornalistas. Nada lhes restou fazer a não ser entrar na Mercedes e voltar para Atenas.

Na manhã do dia 25, George e Paul ficaram tocando guitarras e fumando muita maconha, enquanto John e Ringo e as mulheres foram às compras, novamente atraindo um batalhão de turistas e fãs. O iate, com 24 leitos e uma tripulação de oito pessoas, incluindo o capitão, o chefe da cozinha e dois camareiros, finalmente chega a Atenas. No dia 26, Ringo e Neil Aspinall voltaram para Londres, pois Maureen, esposa do baterista, estava prestes a dar à luz e Ringo queria estar presente. O restante do grupo embarcou no Iate. Durante os primeiros dias nadaram, tomaram banhos de sol e consumiram muito LSD e muita Marijuana. Em seguida, rumaram para a ilha de Leslo, onde construiriam sua comunidade. Após terem passado o dia explorando o local, planejando onde seria o estúdio de gravação e quem moraria em cada uma das ilhas ao redor, pediram a Alistar Taylor que voltasse para Londres e negociasse a compra. De acordo com o departamento de exportação, os Beatles teriam de comprar dólares de exportação e, então, entrar com um requerimento junto ao governo para obter a permissão de usá-los. Quando Taylor finalmente conseguiu, nenhum deles estava mais interessado em comprar a ilha e disseram-lhe que vendesse os dólares novamente para o governo. Nesse meio-tempo, o valor da moeda subira e os Beatles lucraram 11,4 mil libras na negociação.

No dia 29 de julho, George, Pattie e Mal Evans voltam da Grécia para se preparar para uma viagem a Los Angeles. No dia 31, é a vez de Paul, Jane, John, Cynthia, Julian, Paula e Alex, que pegam um vôo de Atenas para Londres. Ringo gravara uma mensagem de despedida para a rádio pirata Radio London, que foi veiculada um dia antes de o governo tirá-la do ar e substituí-la por uma rádio pop convencional. Era o fim da aventura dos Beatles na Grécia.

3 comentários:

Valdir Junior disse...

Ia ser uma coisa de louco essa "Ilha Beatle", mas ainda bem que não deu certo, já imaginou, dali uns anos a guerra civil que ia acontecer ali Kkkkkkkkk !!!

Suzana Franco disse...

Seria uma doideira kkkk

Fábio Simão disse...

Esta história relata mais uma das riquezas deste universo Beatle e seus exageros.