quinta-feira, 2 de abril de 2015

CYNTHIA POWELL LENNON - A PRIMEIRA DAMA DOS BEATLES

Cynthia Powell nasceu em Blackpool, no dia 10 de Setembro de 1939. Ficou conhecida por ter sido a primeira mulher de John Lennon. Em 1958 John Lennon conheceu Cynthia Powell na escola Liverpool College of Art. John Lennon viajava muito e sempre se comunicava com sua paixão por cartas. Em1962, John engravidou Cynthia (de Julian Lennon), e eles casaram no mesmo ano, em 23 de agosto, para desespero de Brian Epstein, seu agente, já que um Beatle era um objeto de desejo das jovens adolescentes, e um Beatle ser casado era retirar essa possibilidade. Porém, em 1966, John conheceu a artista plástica Yoko Ono. Cynthia e John se divorciaram em 1969.
Há 4 anos, no final de 2009, Cynthia publicou um livro de grande repercussão chamado “John”, relatando grande parte da vida com o artista desde antes da fama, o inicio da e nos anos seguintes. Cynthia sempre sofreu com a ausência de John e dizia que as drogas "abriram um abismo" entre os dois. E em homenagem à aniversariante, é exatamente a postagem sobre esse livro, de 16 de dezembro de 2009, que a gente confere novamente.
Os mitos modernos também são de carne e osso. Em "John", Cynthia Lennon, a primeira esposa do Beatle, não deixa por menos a exibição de fraquezas e traços de personalidade por vezes inconvenientes a ícones das massas. O livro já está nas livrarias e lança luzes não apenas na intimidade de John Lennon, mas também resgata bastidores das relações entre eles e o clima de uma época que passaria à história como a das rgrandes evoluções - morais e sexuais." O livro , lançado pela Larousse tem uma capa diferente da que foi lançada lá fora! É uma foto do velhão quando era novo. Astrid Kirchnner Tem ainda prefácio de Julian Lennon, o primeiro filho de John, que arriscou, sem sucesso, alguns passos no caminho do pai e reclama a sua ausência - revela que só viu John poucas vezes depois da separação, ocorrida oficialmente em 1968. Aparentemente sem mágoa ou vingança, Cynthia pontua as fases de John e dos Beatles até sua morte em 8 de dezembro de 1980.
Casamento:
Os dois se conheceram na faculdade de Artes e se casaram em 1962, quando Lennon ainda tocava na Quarrymen, que virou Silver Beatles e, depois, apenas The Beatles. Os caminhos, porém, se descruzaram e Cynthia, em parte, credita uma mudança de comportamento de Lennon às aventuras lisérgicas típicas da época. Cynthia não foge de temas árduos para ela, como a vez que levou uma bofetada de um Lennon enciumado com Stuart Sutcliffe, seu parceiro de banda, ou a relação dele com Yoko Ono e seu envolvimento com drogas. Diz que o amou todo o tempo e ainda hoje guarda luto por sua morte, em 1980. Infância, juventude, a perda da mãe, a estadia na casa da tia e o sucesso dos Beatles são abordados na obra pelo ponto de vista da mulher que viu o trem passar, estava na janela, mas acabou na plataforma da estação.
Trecho:
“No entanto, no dia seguinte na faculdade, me seguiu até o banheiro das garotas no porão. Quando saí, ele estava esperando, com um olhar sombrio no rosto. Antes que eu pudesse dizer alguma coisa, ergueu a mão e me deu um tapa no rosto, fazendo minha cabeça bater nos canos da parede atrás de mim. Sem dizer uma palavra, afastou-se, me deixando confusa, trêmula e com a cabeça muito dolorida. Eu fiquei chocada, muito chocada, ao ver que John havia sido fisicamente violento. Podia suportar suas explosões, seu ciúme e sua possessividade, mas violência física era demais!”.

2 comentários:

Fábio Simão disse...

Cyn!!!

claudia brando freitas disse...

sempre achei ela tao apagada tao sem graça mas ela deu um filho lindo pro John um gatinho chamado Julian lennon! obrigado senhorita Powell!