terça-feira, 7 de abril de 2015

BELCHIOR - APENAS UM RAPAZ LATINO - AMERICANO

Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, o Belchior nasceu em Sobral no Ceará em 26 de outubro de 1946. Foi cantador de feira e poeta repentista. Foi programador de radio em Sobral, e em Fortaleza. Começou a se dedicar à musica, depois de abandonar o curso de medicina. Ligou-se a um grupo de jovens compositores e músicos – Fagner, Ednardo, Rodger, Teti, Cirino e outros – conhecidos como o Pessoal do Ceara. De 1965 a 1970 apresentou-se em festivais de musica no Nordeste. No começo dos anos 1970, quando se mudou para o Rio, venceu o IV Festival Universitário da MPB, com a musica "Na hora do almoço", cantada por Jorge Melo e Jorge Teles, com a qual estreou como cantor em disco, em um compacto da Copacabana. Em São Paulo, para onde se mudou, compôs musicas para alguns filmes de curta metragem, continuando a trabalhar individualmente e às vezes com o grupo do Ceará. Em 1972, Elis Regina gravou sua composição "Mucuripe" (com Fagner). Atuando em escolas, teatros, hospitais, penitenciárias, fábricas e televisões, gravou seu primeiro LP em 1974, na Chantecler. O segundo, "Alucinação", consolidou sua carreira, lançando canções de sucesso como "Velha roupa colorida", "Como nossos pais" e "Apenas um rapaz latino - americano". Outros êxitos incluem "Paralelas" (lançada por Vanusa em 1975), "Galos, noites e quintais" (regravada por Jair Rodrigues) e "Comentário a respeito de John" (homenagem ao nosso queridíssimo John Lennon) – (essa canção foi interessante na época até porque Lennon seria assassinado no ano seguinte) e o megasucesso "Medo de avião", também em homenagem aos Beatles. E é exatamente com essas duas que a gente encerra essa homenagem ao nosso bom e velho Belchior. Abração!

13 comentários:

Fábio Simão disse...

Se não me lembro, a última vez que ouvi falar sobre ele, era uma polêmica do seu sumiço.

João Carlos disse...

Grande compositor. Apesar de a citação aos Beatles, não gosto muito de Medo de Avião. Aliás, salvo engano, é parceria com Gil.

Edu disse...

Apesar de todos os contras, é impressionante como um cearense, assumidamente gay, conseguiu os primeiros lugares nas paradas, quando só existia "o eixo". Eu gosto SIM de "Medo de Avião": 'Agora ficou fácil, todo mundo compreende aquele toque Beatle: "I WANT TO HOLD YOUR HAND... aquele toque Beatle - I WANT TO HOLD YOUR HAND - YEAH, YEAH, YEAH, YEAH, YEAH, YEAH, OHHH! Demais! Valeu cambada nordestina! Deus salve o Ceará!!! E as Cearenses, forever!!!

Pedro RBC disse...

Além de "Comentário a respeito de John" e "Medo de avião", tem também "Velha roupa colorida", em que ele faz analogia entre "Assum preto" e "Blackbird".

Pedro RBC disse...

Assumidamente gay? De onde você tirou isso, Edu?

Edu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Edu disse...

Em qual planeta você vive meu caro? Nunca Belchior negou que sempre foi gay, viadão, bichona! E não vejo nisso ofensa nenhuma.

Edu disse...

Desculpe se toquei num nervo exposto. Sorry! Abração!

Suzana Franco disse...

O cara é bom!

Pedro RBC disse...

Não, Edu, não tocou em nenhum nervo exposto, não. E também não considero isso uma ofensa.
Apenas fiquei surpreso com essa informação, já que nunca vi ou li nada a respeito.
A última notícia que tive dele foi que ele estava morando n Uruguai com a MULHER!
Em tempo: além de ótimo músico, o cara é um grande artista plástico!

Edu disse...

Não sei nem direito porque o Belchior apareceu aqui. Era para ser só uma homenagem ao meu irmão.

Anônimo disse...

Belchior nunca foi gay, seu doente mental.

Anônimo disse...

Eu posso dizer por mim. E acredite... Belchior não é nem um pouco gay. Por ele que não está aqui para se defender...apenas para defendê-lo... Ele me fez gozar pela primeira vez na vida.