segunda-feira, 13 de abril de 2015

BILL HALEY & HIS COMETS - ROCK AROUND THE CLOCK


Bill Halley nasceu 6 de julho de 1925 em Highland Park, Michigan e foi criado na Pensilvânia. Em 1946, ele formou seu primeiro grupo profissional, uma banda country chamada Down Homers, depois passou a seguir carreira solo. Haley lançou inúmeros compactos country nos anos 40, sem sucesso, enquanto trabalhava de músico itinerante e DJ. Em 1951 ele e sua nova banda The Saddlemen resolveram tocar em outro estilo, gravando versões das músicas "Rocket 88" e "Rock this Joint" de Jackie Brenston & Delta Cats. O relativo sucesso alcançado por elas convenceu Haley de que ele poderia ser um roqueiro famoso. Em 1952 o Saddlemen passou a se chamar Bill Haley & His Comets e, ainda em 1952 a composição de Haley, "Crazy Man Crazy" tornou-se o primeiro rock a entrar nas paradas de sucesso americana.
Em 1953 a música "Rock Around the Clock" foi composta para Haley, mas ele só conseguiria gravá-la em abril de 1954. Inicialmente não obteve sucesso, mas Haley logo alcançaria fama mundial com sua versão de "Shake, Rattle and Roll" de Big Joe Turner, que venderia milhões de cópias. Haley e sua banda foram primordiais ao divulgar a música conhecida como "Rock and Roll" entre o público branco, depois de anos considerada como um movimento underground.
Quando "Rock Around the Clock" apareceu na trilha sonora do filme BlackBoard Jungle, encadeou uma revolução musical que abriu as portas para talentos como Elvis Presley. Haley continuou a emplacar sucessos nos anos 50, como "See You Later Alligator", e estrelou o primeiro musical cinematográfico de rock and roll. Sua fama logo seria ultrapassada nos EUA pelo mais famoso e mais sexy Elvis, mas Haley continuaria a ser um grande astro na América Latina e na Europa pelo resto de sua carreira. Seus últimos shows foram na África em 1980. Ele foi incluído no Hall da Fama do Rock and Roll em 1987. Haley faleceu em sua casa no Harlingen, Texas em 1981. Seu corpo foi cremado.

3 comentários:

Valdir Junior disse...

Visualmente ele era meio "engessado" em comparação ao Elvis que veria logo em seguida, mas o som é arrebatador !!

Fábio Simão disse...

Tem que persistir mesmo! Ele fez até alcançar seu lugar ao sol.

João Carlos disse...

Ele próprio e sua indumentária tava mais pra country music. Mas... Deu certo.