terça-feira, 5 de maio de 2020

JOHN LENNON - O GRITO PRIMAL - DR. ARTHUR JANOV


O Dr. ARTHUR JANOV, Ph. D, é o autor do livro The Primal Scream - O Grito Primal - publicado em 1970, e criador da Terapia Primal, psicoterapia na qual o paciente é encorajado a reviver seus traumas e expressar seus sentimentos básicos. A Terapia Primal argumenta que a neurose é causada pela dor reprimida desses traumas na infância. Essa terapia tornou-se muito influente durante um breve período no início da década de 1970, após a publicação do livro de Janov e inspirou centenas de clínicas derivadas em todo o mundo e também serviu de inspiração para muitos ícones culturais populares. Seus adeptos mais ilustres foram John Lennon e Yoko Ono. Aqui, a gente confere uma resenha do livro “O Grito Primal” do Dr. Arthur Janov.
"O Grito Primal apresenta um novo método revolucionário para o pensamento psicológico que é a TERAPIA PRIMAL, e por meio de históricos de casos apresenta provas documentadas de eliminação de moléstias de toda uma vida, tanto psicológicas como somáticas. A TERAPIA PRIMAL é um sistema clínico de terapia da ampla ação que força o paciente a reviver as suas mais primitivas (primais) experiências, ou sejam, aqueles momentos da infância desde a mais tenra idade quando ele verificava ser a realidade dolorosa demais para poder ser suportada e ia buscar refúgio no confortável mundo falso da neurose. Uma das indicações de haver chegado o ponto de experimentar novamente as repressões da infância, o que, aliás, significa que a cura está à vista, é quando o paciente solta o aterrador Grito Primal que chega a gelar o sangue dos ouvintes. Este é realmente um livro provocador que desafia todas as outras formas de terapia como são atualmente praticadas".
Numa certa manhã, em 1970, John Lennon recebeu um exemplar do livro pelo correio, o subtítulo era "A Terapia Primal - A Cura das Neuroses". Lennon ficou fascinado com o livro, e leu inteiro.em uma única sessão. Após a desilusão com a Meditação Transcendental de Maharishi Mahesh Yogi, esse novo método de psicoterapia tornou-se a "próxima grande coisa" para ele. Em breve, Arthur Janov foi convidado a passar três semanas na casa de John & Yoko em Tittenhurst Park, a fim de demonstrar seu método terapêutico. As sessões de terapia aconteciam na enorme propriedade dos Lennons nos arredores de Londres e muitas aconteceram no estúdio de gravação, enquanto eles estavam construindo.
Pouco tempo depois, John Lennon e Yoko Ono viajaram para Los Angeles para fazer um curso de Terapia Primal no Instituto Primal de Arthur Janov. Por quase três meses eles passaram dois dias e meio por semana em terapia com o Dr. Janov. Ao contrário de outros pacientes, muitos dos quais tiveram que ficar em alojamentos, John e Yoko alugaram uma casa com piscina em Beverley Hills. As sessões de Terapia Primal de John Lennon com Arthur Janov em 1970 foram o catalisador crucial do álbum mais emocionalmente nu e cru de Lennon, "John Lennon / Plastic Ono Band" – para muitos, seu melhor álbum.
Peter Brown era gerente de negócios da família Epstein em Liverpool antes de Brian Epstein descobrir os Beatles. Mais tarde, ele se tornou parte da equipe administrativa dos Beatles e foi nomeado diretor executivo da Apple Corps, a organização financeira dos Beatles. Ele foi padrinho (e o único convidado) na cerimônia de casamento de John Lennon e Yoko Ono em Gibraltar – inclusive seu nome é citado na música “The Ballad of John e Yoko”. Ele disse: “Yoko não comprou a terapia de Janov. John mais tarde afirmou que ela só concordou com isso desde o início para satisfazê-lo, que em seu coração ela sentia que John estava apenas procurando por outro "papai". Mas ela também achou que a terapia era útil para homens que precisavam ser capazes de chorar e se libertar. Essa forma de expressão era bastante familiar para Yoko, que não apenas gritava e chorava em sua vida privada, mas a apresentava nos discos e no palco”.

Depois de mais de três meses, John Lennon e Yoko Ono retornaram de Los Angeles para a Inglaterra em 24 de setembro de 1970 e o tratamento foi interrompido antes de concluído. Lennon estava com 28 quilos a mais do que estava antes de partir em abril, uma mudança que ele atribuiu a “comer 28 cores diferentes de sorvete” nos Estados Unidos. Dois dias após seu retorno, eles entraram no EMI Studios em Abbey Road, ansiosos de começar a trabalhar em algumas das músicas para o álbum compostas em Los Angeles. Tão logo o disco ficou pronto, Lennon enviou uma cópia para o Dr. Janov que ouviu junto com um grupo de outros pacientes e afirmou que todos compreenderam cada suspiro, cada lamento e cada grito de dor de Lennon no álbum.
Em entrevista à revista Rolling Stone, em 1970, Lennon comenta sobre o álbum John Lennon / Plastic Ono Band: “Acho que é a melhor coisa que já fiz. É realista e verdadeiro com o Eu que vem se desenvolvendo ao longo dos anos em minha vida. Sempre escrevi sobre mim mesmo, quando era possível. Mas por causa de meus bloqueios e muitas outras coisas, só de vez em quando eu compunha especificamente sobre mim mesmo. Desta vez, tudo que escrevi é sobre mim mesmo e é por isso que eu gosto. Sou eu! E mais ninguém. É verdadeiro, só isso”.
O Dr. ARTHUR JANOV, praticou a terapia de insight durante dezessete anos, como psicólogo e como assistente social psiquiátrico, antes de formular a teoria da Terapia Primal. Foi membro da American Psychological Association e da California State Psycological Association e consultor de diversas escolas para crianças anormais. Fez parte durante algum tempo da equipe do Departamento Psiquiátrico do Hospital de Crianças de Los Angeles. Janov casou-se pela primeira vez com Vivian Glickstein em 1949, se separaram em 1975 e se divorciaram em 1980 para que Janov pudesse se casar novamente. Casou com France Daunic quatro meses depois em 1980 e ficou casado com até o momento de sua morte. Janov teve dois filhos de seu primeiro casamento - Rick Janov, um terapeuta primitivo, e Ellen Janov, uma cantora e atriz que morreu em 1976 - e um filho adotivo, Xavier, de seu segundo casamento. Em 1º de outubro de 2017, Janov morreu dormindo aos 93 anos em Malibu, Califórnia, de parada respiratória complicada por um derrame. Por vários anos, Janov sofreu de uma doença na garganta que limitou sua capacidade de falar.
Uma curiosidade: No dia 8 de junho de 1970, o Dr. Arthur Janov - preocupado com o comportamento de John Lennon - e como parte do tratamento da Terapia do Grito Primal - o aconselhou a assistir o filme Let it Be para relaxar. John aceitou e assistiu o filme num cinema vazio em São Francisco. Com ele estavam o próprio Janov, Yoko Ono, o editor da revista Rolling Stone, Jann Wenner e a esposa dele, Jane. Reza a lenda que todos sairam do cinema chorando.

5 comentários:

João Rampazzo disse...

Influenciou o Plastic Ono de forma direta é só ver Isolation, Instant Karma etc

Mas o próprio Lennon se voltou contra a terapia anos depois, dizendo que o artista precisava " saber lidar com seus demônios internos e trazer isto na música

Só queria saber como o Janov aplicava a teoria na prática com os problemas que tinha rsrs

Edu disse...

Diferente de outros gurus que Lennon arranjou pela vida, o Dr. Arthur Janov era um médico sério e conceituado.

João Rampazzo disse...

Pse como Magic Alex e outros charlatões

Dani disse...

Nesse momento,tem horas que dá vontade de dar uns gritos...😱😱😱😱

Unknown disse...

Como podia ter essa técnica no Brasil..me identifiquei com os choros e gritos...acho que realmente estou precisando