quinta-feira, 28 de maio de 2020

THE BEATLES - I'M A LOSER - SENSACIONAL!!! ✶✶✶✶✶✶✶


“Embora eu ria e pareça um palhaço, por baixo da máscara eu uso uma carranca. Minhas lágrimas caem como a chuva cai do céu. Será por ela ou por mim mesmo que eu choro?”
"I'm a Loser" é uma música dos Beatles, originalmente lançada no álbum Beatles for Sale no Reino Unido em 4 de dezembro de 1964 e mais tarde no álbum Beatles '65 nos Estados Unidos, em 15 de dezembro de 1964. Composta por John Lennon, e creditada a Lennon e McCartney, foi considerada para lançamento como um single até Lennon aparecer com "I Feel Fine". Segundo o crítico musical Richie Unterberger, enquanto a letra conta uma história de rejeição romântica, "I'm a Loser" é uma das primeiras composições dos Beatles que "vão além do amor jovem, incluindo a hipocrisia de manter um rosto feliz quando seu mundo está caindo".
Em 1964, dois fatos tiveram efeito profundo nas composições de John Lennon. O primeiro deles foi ouvir a música de Bob Dylan, quando Paul ganhou o LP The Freewheelin' Bob Dylan de um DJ de uma rádio. McCartney já tinha ouvido a música de Bob Dylan antes, mas John ainda não conhecia. Depois de ouvir Freewheelin' (segundo álbum de Dylan), eles compraram também o primeiro 'Bob Dylan', o de estreia, e, segundo John Lennon, "não conseguíamos parar de ouvi-lo por três semanas. Todos nós fica­mos loucos por Dylan".
O segundo fato que teve grande impacto em Lennon foi conhecer o jornalista Kenneth Allsop*, que escrevia para o jornal Daily Mail e era entrevistador do noticiário Tonight, da BBC Television. Lennon o conheceu em 23 de março, depois o encontrou de novo em um evento literário sobre seu livro, In His Own Write.

Allsop, um cara bonitão e durão de Yorkshire, tinha 44 anos na época e era um dos rostos mais conhecidos da televisão britânica. Jornalista desde 1938, ele havia também servido, durante a guerra, na Royal Air Force. Em sua primeira conversa com John Lennon, no estúdio Lime Grove da BBC, Allsop foi enfático ao recomendar ao Beatle que não escondesse seus sentimentos por trás das convenções da música pop. A leitura de "In His Own Write" levara Allsop a acreditar que John Lennon tinha muito mais a oferecer. Anos depois, Lennon disse ao seu confidente Elliot Mintz que esse encontro havia sido um momento decisivo para o modo dele de compor. "Ele me contou que estava particularmente ansioso naquele dia e, por causa disso, ficou muito falante e envolvido na conversa com Allsop. Allsop disse a ele que não morria de amores pelas canções dos Beatles porque todas tendiam a ser 'ela o ama', 'ele a ama', eles a amam' e 'eu a amo'. Ele sugeriu que John tentasse escrever algo mais autobiográfico, em vez de usar os velhos temas superficiais. Isso res­soou dentro dele". Disse Mintz.
Apesar de ter sido gravada cinco meses depois, "I'm A Loser" pode ser considerada o primeiro fruto desse encontro com Allsop. Seria equivocado dizer que foi uma mudança completa de direção, porque desde o começo Lennon tinha escrito músicas em que se revelava solitá­rio, triste e abandonado, mas em "I'm a Loser" ele se expôs mais. Vista de forma superficial, ela é mais uma canção sobre perder uma namorada. Mas alguns versos, como a passagem na qual ele diz que sob a máscara ele usa uma carranca, sugerem que se con­sidera um fracasso em mais de uma maneira. Não é apenas um fra­casso no amor, é também um fracasso na vida. "I'm a Loser" pode ser vista hoje como um estágio inicial da tortuo­sa jornada de Lennon rumo à franca autorrevelação. Na época, ele logo revelou o efeito que Bob Dylan teve em "I'm a Loser". "Qualquer um que seja um dos melhores em sua área - como Dylan é - acaba influenciando os demais. Eu não me sur­preenderia se nós o tivermos influenciado de alguma forma". Lennon afirmou na ocasião.
Na época, John Lennon deu alguns sinais de como estava sendo sincero na letra. Um deles foi um comentário que fez a Ray Coleman, da Melody Maker, dois meses depois, quando estavam nos bastidores de um show. "Eu gostaria que me pintassem um sorriso também. Acha que vou conseguir sorrir hoje à noite? Às vezes eu me pergunto como é que nós conseguimos seguir adiante".

Os Beatles gravaram "I'm a Loser" em 14 de agosto de 1964, no dia em que também gravaram "Mr. Moonlight" e "Leave My Kitten Alone". A gravação foi direta e foram necessárias oito tomadas para acertar, sem a necessidade de overdubs. O álbum Beatles For Sale foi lançado quatro meses após a gravação de "I'm a Loser" em 4 de dezembro de 1964. No entanto, 17 de novembro de 1964, eles deram aos fãs uma prévia de quatro faixas do álbum, junto com "I Feel Fine" e "She's A Woman", no programa de rádio da BBC Top Gear. Esta versão da BBC de "I'm a Loser" foi transmitida pela primeira vez em 26 de novembro e acabou sendo lançada comercialmente no Live At The BBC de 1994. A produção (claro), foi de George Martin, e teve Norman Smith como engenheiro. John Lennon canta, toca guitarra e gaita; Paul McCartney faz backing vocals e toca baixo; George Harrison toca a guitarra principal e Ringo toca bateria e pandeiro. "I'm a Loser" só aparece oficialmente em Beatles For Sale (1964), Beatles '65 (1964) e no Live At BBC (1994).

*✝ Kenneth Allsop foi encontrado morto em sua casa, em maio de 1973 - A causa da morte foi uma overdose de analgésicos. "Huid Travellin", o relato de Allsop sobre a vida dos hobos, andarilhos aventureiros, foi publicado pela primeira vez em 1967, tornou-se um clássico e ainda é reimpresso até hoje.

Um comentário:

Francisco Daniel disse...

Essa música também aparece no álbum brasileiro "The Beatles 65", lançado pela Odeon em Abril de 1965.