domingo, 17 de maio de 2020

THAT'LL BE THE DAY - UM CERTO VERÃO - 1973 ✶✶✶✶✶


“That’ll be the Day”, no Brasil “Um Certo Verão” é um filme britânico de 1973 estrelado por Ringo Starr e o ator/cantor David Essex. Acontece na Inglaterra no final dos anos 50 e início dos anos 60 e captura o que deve ter sido como crescer lá, logo antes dos Beatles assumirem. Ringo rouba o filme, embora Essex faça uma boa atuação também.
O filme é parcialmente baseado nos tempos dos primeiros dias de Liverpool dos pré-Beatles e sua banda adolescente, The Quarrymen. Jim MacLaine, o protagonista, personagem de David Essex, é um cruzamento entre Paul McCartney e John Lennon. Como Lennon, ele vem de uma casa sem pai, mas consegue um emprego em um acampamento de férias, onde famílias da classe trabalhadora britânica escapariam para passar as férias de verão. Lá, MacLaine conhece o personagem de Ringo, Mike, um veterano no circuito de rock’n’roll, que coloca o tímido e inocente (a princípio) Jim, sob suas asas e mostra alguns truques para o lidar com as pessoas e especialmente, as garotas.
“That’ll be the Day” foi filmado parcialmente na Ilha de Wight. Ringo especialmente se encaixa no papel, interpretando alguém que ele realmente poderia ter sido. Antes dos Beatles, Ringo estava em uma banda chamada Rory Storm & the Hurricanes e até a chegada dos Beatles, eles eram a banda mais popular em Liverpool. De fato, um dos personagens, Stormy Tempest, é uma montagem com o nome Rory Storm e é interpretado pelo cantor britânico Billy Fury. Keith Moon, o baterista doidão do The Who, também está no filme. Ringo realmente tocou em acampamentos de férias semelhantes quando estava com Rory Storm.

O roteiro foi escrito por Ray Connolly, de Liverpool e depois jornalista de Londres, que conhecia bem os Beatles e sua história. Mais tarde, ele escreveria o respeitado livro John Lennon 1940/80. O roteiro e o filme evocam a época e os personagens perfeitamente. Essex expressa a crescente ambição de se tornar um rocker até o final do filme. A trilha sonora é composta por algumas das melhores músicas de rock 'n' roll dos anos 50 e início dos anos 60.
“That’ll be the Day” se saiu tão bem na Inglaterra, principalmente, que teve uma sequência em 1974, o excelente “Stardust”. O personagem de Essex, continua a se tornar a estrela do rock que ele ansiava ser no primeiro filme, mas ele também é pego em suas armadilhas. Stardust, a sequência, também tem no elenco mais músicos britânicos de rock, como Adam Faith e Dave Edmunds (mas não Ringo). David Essex, além de seu grande sucesso mundial, "Rock On", em 1973, continuaria popular no Reino Unido, tanto como cantor quanto como ator.
“That’ll be the Day” e “Stardust” são considerados por muitos como alguns dos melhores filmes sobre o sonho de se tornar roqueiro e, especialmente, aquele momento fértil da música pop, quando os Beatles estavam prestes a chegar para abalar o mundo. Esse filme (That’ll be the Day) é tão difícil que até um "trailer oficial" parece impossível de ser achado. A gente confere aqui um pequeno trecho que tem no You Tube, e mais embaixo uma cena da continuação "Stardust" em que a semelhança e a referência da banda de Jim McClane com os Beatles é mais que clara, óbvia e evidente. Valeu.

Nenhum comentário: