terça-feira, 5 de maio de 2020

TITTENHURST PARK - A CASA BRANCA DE JOHN LENNON


Tittenhurst Park é uma antiga casa de campo georgiana em uma propriedade de 72 acres (29 hectares) em London Road em Beggar's Bush, perto de Ascot e ao longo da fronteira da Paróquia em Sunningdale, ambas no condado inglês de Berkshire. Foi famosa por ser a casa dos músicos John Lennon e Yoko Ono do final do verão de 1969 até agosto de 1971, e depois a casa de Ringo Starr e sua família até o final dos anos 80. Ringo vendeu a propriedade para o xeque Zayed bin Sultan Al Nahyan, ex-presidente dos Emirados Árabes Unidos, em 1989.

A casa atual data de 1737, embora a fachada seja por volta de 1830. Em 1869, a propriedade era de de Thomas Holloway, filantropo e fundador de duas grandes instituições que ele construiu nas proximidades: Holloway Sanatorium em Virginia Water, Surrey, e Royal Holloway College, agora conhecido como Royal Holloway, Universidade de Londres, em Englefield Green. Por volta de 1898, a casa foi comprada por Thomas Hermann Lowinsky, ex-gerente geral das minas de carvão de Hyderabad na Índia.
John Lennon comprou a propriedade após a venda de Kenwood em Weybridge, Surrey, sua casa anterior com a primeira esposa Cynthia Lennon, por causa de sua semelhança com a Calderstones House em Liverpool, onde passou um tempo em criança. Lennon comprou a casa de Peter Cadbury por £ 145.000.
Tittenhurst Park, Sunninghill - The terra firma Consultancy
A propriedade incluía imensos jardins, uma casa de campo Tudor e casas de empregados. Também havia uma capela. John Lennon e Yoko Ono gastaram o dobro do preço de compra em reformas, transformando o interior da casa ao seu gosto, comissionando um conjunto de tapetes asiáticos tecidos à mão e instalando um lago artificial sem planejar a permissão que podiam ver pelo janela do quarto.
A última sessão de fotos dos Beatles aconteceu em Tittenhurst Park em 22 de agosto de 1969, e as fotos foram usadas nas capas dianteira e traseira do álbum Hey Jude (uma coleção de singles) no início de 1970. Também durante esse ano, e no seguinte ao rompimento dos Beatles, Lennon construiu seu próprio estúdio de gravação, apelidado de Ascot Sound Studios, nos terrenos da propriedade, onde ele e Yoko Ono gravaram seus próximos álbuns.DIÁRIO DOS BEATLES: Assistente de John Lennon e Yoko Ono conta em ...
As fotos das capas correspondentes de seus álbuns gêmeos da Plastic Ono Band foram tiradas em Tittenhurst pelo casal, usando uma câmera Instamatic, e partes do vídeo de Imagine, que incluía seleções do álbum Fly, também foram filmadas. O interior também foi usado como pano de fundo do filme que foi usado para promover o single "Imagine", com Yoko abrindo as persianas das janelas enquanto John tocava um piano de cauda branco.Durante 1970 e 1971, Lennon e Ono começaram a visitar os Estados Unidos, primeiro para Terapia Primal no Instituto de Arthur Janov, na Califórnia, depois para audiências de custódia infantil sobre a filha de Ono, Kyoko Chan Cox, em Houston e Nova York. Ono passou o final da adolescência e os vinte anos vivendo em Nova York, e preferiu a Inglaterra - assim como Lennon. Alugaram um apartamento na Bank Street no final de 1970 e, em 31 de agosto de 1971, os Lennons se mudaram para Nova York permanentemente. John nunca voltaria para a Inglaterra.
Decidindo permanecer por um longo período nos Estados Unidos, Lennon vendeu Tittenhurst Park para seu ex-colega de banda Ringo Starr, que comprou a propriedade em 18 de setembro de 1973. Ringo renomeou o estúdio "Startling Studios" e disponibilizou a instalação para uso de outros artistas. Partes do filme do T. Rex, “Born to Boogie”, foram filmadas lá, e a casa também recebeu uma visita social do músico folclórico Nick Drake. Judas Priest planejava gravar seu álbum British Steel nos Startling Studios, mas achou a casa mais adequada e mudou o equipamento de gravação para lá. O álbum ao vivo de Judas Priest, Unleashed in the East, também foi mixado e finalizado lá.
Em 1988, Ringo Starr vendeu a propriedade por 5 milhões de libras ao xeque Zayed bin Sultan Al Nahyan, ex-presidente dos Emirados Árabes Unidos e ex-governante de Abu Dhabi. Zayed também possuía a Park Gate House em Ham, no sudoeste de Londres, e compraria outra propriedade em Berkshire, Ascot Place, no ano seguinte à sua compra de Tittenhurst. Durante as renovações subsequentes de Zayed em Tittenhurst, em 1989 e 1990, gravações e filmes dos estúdios Startling e pinturas de Lennon nas paredes da casa foram destruídas, e uma parede de três metros de altura foi construída em torno do perímetro da propriedade. Desde então, foram realizadas reformas extensivas à mansão, e o interior não se assemelha mais à casa em que Lennon e Starr moravam. O xeque Zayed bin Sultan Al Nahyan morreu em 2 de novembro de 2004.

Um comentário:

João Rampazzo disse...

A casa dele em Palm Beach está a venda por 270.000.000