terça-feira, 12 de maio de 2020

RINGO STARR - I'M THE GREATEST! - SENSACIONAL!✶✶✶✶


"I'm the Greatest" foi composta por John Lennon e lançada como a faixa de abertura do álbum de 1973 “Ringo” de Ringo Starr. Com Ringo, Lennon e George Harrison aparecendo na faixa, ela registra a única vez que três ex-Beatles gravaram juntos entre a separação da banda em 1970 e a morte de Lennon em 1980. Lennon escreveu a música em dezembro de 1970 sobre sua carreira e mais tarde a adaptou para Ringo cantar. A gravação de "I'm the Greatest" aconteceu em Los Angeles em março de 1973, durante um período em que as tensões entre todos os ex-Beatles haviam diminuído. Notícias de Ringo, Lennon e Harrison trabalhando juntos levaram a especulações na imprensa de que a banda poderia se reunir novamente. Assim como todo o álbum, "I'm the Greatest" foi produzida por Richard Perry e também inclui contribuições musicais de Billy Preston, o tecladista cujas estreitas ligações com os Beatles o levaram a ser candidato ao disputado título de “5º Beatle”.
Os Beatles se separaram em abril de 1970, tendo alcançado um nível sem precedentes de fama internacional para um grupo musical, e depois de ajudar a inspirar muitas das mudanças musicais e culturais dos anos 60. Aos olhos da mídia e do público, os membros da banda foram divididos em duas facções: John Lennon, George Harrison e Ringo Starr, que optaram por contratar os serviços de Allen Klein para gerenciar a Apple; e Paul McCartney, cuja postura isolacionista foi interpretada como a razão para o rompimento. Em dezembro de 1970, depois de saber que McCartney pretendia processar seus colegas no Supremo Tribunal Britânico, Lennon começou "I'm the Greatest" como um comentário sarcástico sobre seu passado. Ele foi inspirado a escrever a música depois de assistir a primeira transmissão de televisão do filme dos Beatles em 1964, A Hard Day's Night e o título "I'm the Greatest", ele tirou de uma frase de efeito adotada pelo pugilista Muhammad Ali, que os Beatles haviam conhecido em fevereiro de 1964.
Em Tittenhurst Park, Lennon gravou demos da nova composição e também de "Make Love Not War", embrião de "Mind Games" em 1973. Em julho de 1971, no final das sessões de gravação de Imagine, Lennon gravou outra demo de "I'm the Greatest". Ele então a deixou de lado até 1973, quando Ringo se aproximou de seus três ex-colegas de banda para gravar seu álbum solo, "Ringo". Em resposta, Lennon adaptou a faixa para se adequar ao estilo do baterista. Mais tarde Lennon disse que, com o título da música sendo um conhecido ditado de Ali, ele não sentiu que poderia cantar sozinho sem atrair controvérsia, enquanto que "as pessoas não ficariam chateadas se a declaração viesse de Ringo".
As sessões para "Ringo" coincidiram com um espírito de reconciliação entre os quatro ex-Beatles. Isso se deveu em parte à decisão de Starr, Lennon e Harrison de romper seus laços comerciais com Allen Klein. Klaus Voormann, amigo dos Beatles desde seus primeiros anos em Hamburgo, também cita a disposição de todos os colaboradores do álbum em ajudar Ringo a se estabelecer completamente como artista solo. Com Richard Perry como seu produtor, Ringo gravou a faixa ritmo para "I'm the Greatest" no Sunset Sound Recorders em Los Angeles em 13 de março de 1973. Lennon tocou na sessão, assim como George Harrison, que estava em Los Angeles para reuniões relacionadas às duas ciletâneas dos Beatles, 1962-1966 e 1967-1970, e também para produzir um novo álbum de Ravi Shankar. Ouvindo que Ringo e Lennon estavam trabalhando juntos, Harrison telefonou para o estúdio e perguntou a Perry se ele poderia participar. Lennon recebeu a participação de Harrison, dizendo: "Claro que sim ... Diga a ele para vir imediatamente me ajudar a terminar de escrever esta ponte".
A imprensa logo soube da colaboração de março de 1973, levando a rumores elevados sobre uma reunião completa dos Beatles, particularmente no Reino Unido. Naquele mesmo mês, Ringo disse que qualquer reunião desse tipo estava absolutamente fora de questão. Então, a imprensa começou a especular sobre a substituição de Paul por Klaus Voorman, que tocou baixo em todo o álbum. Bobagem.
Em outubro, quando se separou de Ono, Lennon disse a Chris Charlesworth, da Melody Maker, que os quatro ex-Beatles estavam "mais próximos agora do que há muito tempo" e que "sempre há uma chance" de uma reunião temporária. Ele acrescentou que McCartney provavelmente teria tocado em "I'm the Greatest" também, se ele estivesse em Los Angeles na época. Reconhecendo a importância da sessão com Lennon e Harrison, Ringo decidiu gravar a contribuição de McCartney para o álbum, "Six O'Clock", em Londres, para garantir que McCartney também aparecesse no álbum.
A Apple Records lançou o álbum Ringo em 2 de novembro de 1973 com "I'm the Greatest" como a faixa de abertura. Ajudado pela especulação em torno das colaborações entre Ringo seus ex-companheiros, e pelo interesse gerado pelas duas coletâneas dos Beatles, o álbum "Ringo" foi um sucesso comercial, ofuscando até “Mind Games” que Lennon lançou simultaneamente. Reconhecendo a conquista de Ringo, Lennon lhe enviou um telegrama que dizia: "Parabéns. Como você se atreve? E por favor me escreva uma música de sucesso".

"I'm the Greatest" foi mais tarde incluída nas coletâneas de Ringo, “Blast from Your Past (1975) e “Photograph: The Very Best, de Ringo Starr” (2007). Ao final de sua versão de "I'm the Greatest", Ringo conclui declarando-se "the greatest – in this world, in the next world, and in any world!" - "O MAIOR - NESTE MUNDO, NO PRÓXIMO MUNDO E EM QUALQUER MUNDO!". Eu também acho!

2 comentários:

João Rampazzo disse...

" As pessoas ficariam chateadas comigo, com Ringo não "
Genial kkkkkkk

O mais próximo de una reunião dos Beatles em muito tempo, este álbum é ótimo

roque22 disse...

Não canso de escutar a coletânia de Ringp de 77 (Photograph), assim como o disco Time Takes Time (que gosto muito).