domingo, 10 de maio de 2020

LITTLE RICHARD - 1932 / 2020 ☹☹☹☹☹


Nestes 12 anos do Baú do Edu, não foi uma, duas ou três vezes que uma bomba atômica de nome LITTLE RICHARD explodiu aqui nas páginas do nosso blog preferido. Foram dezenas! Astro da história do Rock, Little Richard morreu aos 87 anos, na manhã de ontem, sábado (9/5). Richard faleceu em Nashville, com o irmão e o filho ao seu lado, de câncer ósseo.
Pioneiro do Rock n’ Roll, nascido na Georgia em 5 de dezembro de 1932, incansável músico, pianista e intérprete, Richard Wayne Penniman, o Little Richard, foi um dos nomes sagrados do ritmo conduzido pelas guitarras elétricas. Little Richard empolgou uma legião de jovens durante a década de 1950 ao lado de Jerry Lee Lewis e outros músicos que dilaceraram regras e abriram o caminho para mitos como Elvis Presley, os Beatles, Bob Dylan, os Rolling Stones, James Brown, entre tantos e tantos outros. Ele vendeu mais de 30 milhões de discos em todo o mundo, e sua influência sobre outros músicos foi igualmente impressionante, de Otis Redding a Paul McCartney, de Creedence Clearwater Revival a David Bowie.
Os principais nomes do Rock prestaram suas homenagens ao irreverente ícone da música Little Richard. 
Paul McCartney: "De 'Tutti Frutti' a 'Long Tall Sally', de 'Good Golly, Miss Molly' a 'Lucille', Little Richard entrou na minha vida quando eu era adolescente", disse McCartney. “Devo muito ao que faço a Little Richard e seu estilo; e ele sabia disso. Ele dizia: 'Ensinei a Paul tudo o que ele sabe'. Eu tive que admitir que ele estava certo. Um grande homem com um adorável senso de humor e alguém que fará falta à comunidade do rock and roll e muito mais. Agradeço a ele tudo o que ele me ensinou e a gentileza que demonstrou ao me deixar ser seu amigo. Adeus, Richard e a-wop-bop-a-loo-bop".

Mick Jagger: "Estou muito triste por saber da morte de Little Richard, ele foi a maior inspiração no meu início da adolescência e sua música ainda tem a mesma energia elétrica bruta quando você a toca agora, assim como quando tocou pela primeira vez na cena musical em meados dos anos 50. Quando estávamos em turnê com ele, eu assistia seus movimentos todas as noites e aprendia com ele como entreter e envolver o público, e ele sempre foi muito generoso com conselhos para mim. Ele contribuiu muito para a música popular. Vou sentir sua falta Richard, Deus o abençoe".
Elton John: "Sem dúvida - musical, vocal e visualmente - ele foi minha maior influência. Vê-lo ao vivo na adolescência foi o evento mais emocionante da minha vida naquele momento. Arrepios, eletricidade e alegria vinham de todos os poros. Seus discos ainda soam frescos e os primeiros segundos de 'Tutti Frutti' são os mais explosivos da história da música. Eu tive a sorte de trabalhar com ele no meu álbum 'Duets' em 1993. Ele era tímido e engraçado e eu estava TÃO nervoso. A faixa que gravamos "The Power" é uma das favoritas no meu catálogo. Também tocamos ao vivo no Beverly Hilton e eu senti como se tivesse morrido e ido para o céu. Ele influenciou muitos e é insubstituível. Uma verdadeira lenda, ícone e uma força da natureza. #RIP Little Richard. Com amor, Elton X". 
Ringo Starr: "Deus abençoe o pequeno Richard, um dos meus heróis musicais de todos os tempos. Paz e amor a toda a sua família".

Brian Wilson: "Lamento saber da morte de Little Richard. Ele estava lá no começo e nos mostrou tudo sobre como fazer rock and roll. Ele era um grande talento e fará falta. A música de Little Richard vai durar para sempre”. Brian Love & Mercy.

Para encerrar, não haveria vídeo melhor que o do ídolo tocando um dos seus maiores clásiicos e incendiando tudo. Logo abaixo quem quiser confere novamente duas das grandes bombas de Little Richard que já estiveram aqui. É isso aí. Descanse em Paz, pequeno Richard, você merece. Você foi mais do que phodástico. Pelo menos para mim, REI DO ROCK AND ROLL!

3 comentários:

João Rampazzo disse...

Um dos Reis claro

Mesmo patenteão de nomes como Elvis, Buddy Holly Berry e etc tudo sempre muito subjetivo claro

Paul se inspirou muito nele com aquele voz estridente e seu estilo doo-woop no início da carreira, pena não haver registros dos tempos de Hamburgo//Cavern como deveria ter

João Rampazzo disse...

E fora que em termos de estilo influenciou muito O Prince, atemporal

roque22 disse...

Este eh o Verdadeiro Rei do Rock (ou Rainha?). Quem tem o Rock na veia, ama este cara. Influenciou todo mundo (Beatles, Stones, Zeppelin, Raul Seixas, Marcelo Nova,....). Estou de Luto!