sexta-feira, 22 de maio de 2020

PIANO RED - DR. FEELGOOD / MR. MOONLIGHT


Willie Lee Perryman, conhecido profissionalmente como Piano Red e mais tarde como Dr. Feelgood, foi um músico de blues americano, o primeiro a chegar às paradas de música pop. Nasceu numa fazenda perto de Hampton, na Georgia. Ele era um pianista autodidata que tocava no estilo barril de blues (um tipo de piano de percussão alto e adequado para bares barulhentos ou tabernas). Suas carreiras de performance e gravação surgiram durante o período de transição da "música de negros" completamente segregada para o Rhythm and Blues, comercializado tanto para o público branco quanto para o preto. Alguns historiadores creditam a gravação de Perryman em 1950 "Rocking With Red" pela popularização do termo "Rock and Roll" em Atlanta. Perryman tocava de forma peculiar, sua mão esquerda simples e pesada e sua mão percussiva direita, juntamente com seu alegre grito, lhe trouxeram considerável sucesso ao longo de três décadas. Ele nasceu em uma fazenda na Georgia, onde seus pais eram caseiros. Sua família era tão numerosa, que não se sabe ao certo quantos irmãos e irmãs ele tinha. Perryman era um afro-americano albino, assim como seu irmão mais velho, Rufus, que também teve uma carreira no piano de blues como "Speckled Red".
Em 1961, Perryman assinou com a Okeh Records e começou a usar o nome Dr. Feelgood & The Interns, lançando vários hits, incluindo a muito gravada "Doctor Feelgood". A persona era uma que ele adotara inicialmente em seus programas de rádio. Em 1963, a banda Merseybeats gravou uma cover do lado B de "Doctor Feelgood", intitulada "Mr. Moonlight" (escrita por Roy Lee Johnson) como o lado B de "I Think of You". "Mr. Moonlight" também seria gravada pelos Beatles, no álbum Beatles for Sale no Reino Unido e no Beatles '65 nos Estados Unidos.
Perryman continuou a ser um artista popular no underground de Atlanta. Fez várias turnês pela Europa no final de sua carreira, incluindo participações no Montreux Jazz Festival, no Berlin Jazz Festival, e também se apresentou na BBC Radio. Durante esse período, ele fez amizade com Bill Wyman, Keith Richards, Mick Jagger, Eric Clapton, Paul McCartney, e Pete Ham, da superbanda Badfinger, que escrevera uma música em sua homenagem. Perryman foi diagnosticado com câncer em 1985 e morreu no mesmo ano no dia 9 de julho. Estava com 73 anos. Entre os que compareceram ao seu funeral estavam o governador da Georgia e o prefeito de Atlanta.

Nenhum comentário: