"Caro Edu: Parabéns, muito legal o blog! Vou seguir. Olhando postagens antigas, vi que vc colocou uma vez um vídeo com MARMALADE - Reflections of my life. Será que dá para colocar novamente e falar um pouco sobre eles?
Obrigada". Teresa Guimarães - AL
Dá sim, Teresa. Reflections Of My Life é uma das minhas preferidas. Obrigado por participar do nosso blog preferido. Abração! Vamos lá?
The Marmalade é uma banda de pop rock escocesa, que se formou originalmente ao extremo leste da cidade de Glasgow, no início dos anos 60 com o nome de “The Gaylords”, tocando nos clubes e bares locais. Pouco tempo depois começaram a ocorrer alterações nos membros do grupo com as idas e vindas de novos integrantes e algum tempo depois o grupo passaria a ser conhecido como “Dean Ford and The Gaylords”.
Por volta de 1964, o grupo conseguiu assinar um contrato com a gravadora Columbia (EMI) e gravaram quatro singles, mas não conseguiram nenhuma grande repercussão. O grupo permanecia conhecido apenas na Escócia e assim resolveram tentar a sorte no Reino Unido. Mas, antes disso em 1965 fizeram uma grande turnê pela Alemanha e depois partiram para Londres, onde começaram a tocar em clubes famosos e a conselho do seu empresário decidiram mudar completamente a imagem da banda, a forma de tocar e em 1966 passaram a assumir o nome de The Marmalade. Passaram também a utilizar o selo CBS e gravaram algumas músicas e conseguindo algum sucesso com “I See the Rain” que chegou a ser elogiada por Jimi Hendrix.
Durante essa época mudaram-se para Londres e tocaram servindo de apoio para outras bandas mais famosas como Pink Floyd e The Action, e assim foram construindo o nome do conjunto, incluindo turnês com os The Who, Joe Cocker, Traffic, Gene Pitney e The Tremeloes. Apesar de conseguirem um certo nome, The Marmalade ainda precisava de um bom sucesso comercial o que deixava bastante preocupada a gravadora CBS, até que conseguiram gravar um cover de The Beatles, a canção "Ob-La Di, Ob-la-Da", que vendeu milhares de cópias no Reino Unido, fazendo o conjunto aparecer freqüentemente na BBC.
Por essa época mudaram para Decca Records, que permitiam a eles escrever e produzir suas próprias músicas e assim gravaram, entre outras músicas, “Reflections of My Life” que se tornou um hit no mundo inteiro, chegando aos 10 melhores na Europa e Estados Unidos e em grande parte da América do Sul. A música abriu o caminho para outros sucessos como “Rainbow” e “My Little One”. Em 1971 Ford deixou a banda para fazer carreira solo e com isso começaram novamente várias mudanças, que culminou na perda do baterista Alan Whitehead. Novos integrantes foram recrutados para The Marmelade e assim continuaram a prosseguir fazendo outros sucessos.
Uma curiosodade: na leva dos astros convidados a participar do VI Festival Internacional da Canção, em 1971, os rapazes escoceses estiveram aqui no Brasil e apresentaram a canção Back on the Road, mas o grupo se destacou mesmo foi pela quantidade de confusões que aprontou durante a estadia no Brasil. Entre porres, copos quebrados, máscaras que usavam para assustar os hóspedes, cadeiras atiradas na piscina, o grupo finalizou ficando nu no saguão do Hotel Glória.
Apesar das diversas mudanças, The Marmalade sobreviveu ao tempo. Graham Knight é o único integrante do grupo original e juntamente com Sandy Newman, Alan Holmes e Damon Sawyer, a mais recente formação, apresentam-se nos dias de hoje com suas performances altamente energéticas e divertidas. Desde os anos 60, eles continuam a manter suas raízes escocesas e tem se mostrado transcender a todos os tipos de músicas e gerações. Muitos autores costumam dizer que The Marmalade estão para a Escócia, assim como The Beatles estão para a Inglaterra, por isso e por outras, vale a pena sempre ser lembrada.
REFLECTIONS OF THE MARMALADE - DOWNLOAD: http://www.4shared.com/file/j0E0ot4P/Reflections_of_the_Marmalade_1.html
7 comentários:
Show de matéria, Edu!
Realmente,Reflections... é antológica.Aquela pegada do baixo com a bateria no início empolgava.RAINBOW é mais country mas de certa forma agradou.Mas a versão de Ob-la-di com aquele côro no início é ruim e meio óbvia.Comprei recentemente um CD tipo Best Of mas não me empolguei muito.Mas é isso né ? Nem sempre bate no paladar.
JC, faço das suas minhas palavras. Tem coisa que nasce insosso.
Para mim esta musica faz parte das preferidas de 1970.
É indescritível a importância na minha formação musical.
Reflections foi sucesso mundial e li que vendeu só 2 milhões de cópias.
Lembro de levar a tradução dela na sala de aula e a galera toda fez uma cópia.
A música da minha vida...
Grande banda. Adoro suas músicas, como " Wait for me Mary Ann", " My little one", "Make it soon", "Radancer", " Cousin Norman" ," Back on the road", etc etc etc
Postar um comentário