"Now And Then" (também conhecida como "I Don't Want to Lose You" ou "Miss You") é o nome de uma música composta e gravada por John Lennon inicialmente como uma demo no final da década de 1970, e segundo boatos, teria sido trabalhada posteriormente por Paul, George e Ringo em 1995 como um provável single para o projeto multimídia autobiográfico "The Beatles Anthology".
John escreveu "Now and Then", em 1979, na mesma época de "Free as a Bird" e "Real Love". Ele gravou de forma inacabada a música em sua casa, no Dakota, com equipamento doméstico. Em janeiro de 1994, Paul McCartney recebeu duas fitas K7 da viúva de Lennon, Yoko Ono que traziam gravações caseiras de canções que ele nunca havia concluído ou lançado comercialmente. As músicas eram "Free as a Bird" e "Real Love", além de duas outras músicas, "Grow Old With Me" e uma quarta musica. Após finalizarem as faixas Free as A Bird e Real Love, em março de 1995, os três Beatles começaram a trabalhar em “ Grow Old With Me “ gravando o novo arranjo instrumental para música de fundo bruto, que seria usado como um overdub. No entanto, após apenas dois dias de gravação, todos os trabalhos sobre a música acabaram e os planos para um lançamento de um terceiro single foram deixados de lado. O período de auto-reclusão de John Lennon de 1976 a 1980, de modo algum, deixou de ser produtivo, pois ele não deixou de compor, escrever e gravar de forma simples, e esse material acabaria de uma forma ou outra se tornando uma boa base das musicas que ele usaria para o álbum “Double Fantasy". De todo esse material (demo Tapes) que John gravou sozinho ao piano / violão em casa, ficaram centenas de canções que se aquela fatídica noite de 08/12 não tivesse ocorrido com certeza ele iria aperfeiçoá-las e lapidá-las e então gravá-las de forma definitiva. O mundo veio a conhecer boa parte delas em alguns momentos da década de 1980, nos famosos Bootlegs “The Lost Lennon Tapes" - coleção que chegou até o Vol. 22 e em dois álbuns oficiais: “Milk and Honey" com a faixa “Grow Old With Me", em 1984 e “Imagine: John Lennon" (trilha do documentário) com “Real Love", em 1988. O alvoroço maior aconteceu quando em 1993, os três Beatles sobreviventes resolveram utilizar algum material inacabado por John para assim produzir um verdadeiro “novo" trabalho dos Beatles para o "Anthology", de 1995. Desde as primeiras notícias sobre essa “volta" dos Beatles, sempre foi dito que as canções que encabeçariam esses lançamentos seriam “Free as A Bird", "Real Love" e “Grow Old With Me". Essas três já eram conhecidas dos fãs mais xiitas (apesar das versões dos K7 de Yoko que eles usaram não serem as mesmas, mas outros takes) e ainda, uma quarta canção que na época foi noticiada como “inédita". Como Paul , George e Ringo não conseguiram encontrar uma melhor forma para “Grow Old With Me" eles lançaram as duas primeiras nos discos Anthology I e II e o Vol III acabou saindo sem nenhuma música de John retrabalhadas por seus amigos. É aí que começa todo o mistério da faixa “perdida" dos Beatles. Como já disse, durante muito tempo foi noticiado até em entrevistas sobre o projeto “Anthology" que a terceira musica era “Grow Old With Me", mas boatos corriam dizendo que os Beatles tinham trabalhado em mais duas canções inacabadas “All For Love", uma recente colaboração entre Paul McCartney e George Harrison e “Now and Then", outra demo inédita de Lennon, que em algum momento poderiam ser lançadas como faixas bônus numa especulativa “The Beatles – Anthology (Deluxe Edition)" que conteria os 3 volumes já lançados mais um disco de extras com essas musicas inclusas, e também outro boato que deixou muito Beatlemaniaco sem dormir na época, dizendo que essas duas musicas estariam inclusas em um novo disco só com demos de John Lennon que Paul, George & Ringo estariam finalizando para ser lançado como o “O NOVO DISCO DOS BEATLES", após o termino dos “Anthologys". Com o tempo esses boatos mostraram-se não passar disso, e o mistério da gravação perdida continuou. Toda a confusão em torno dessa terceira musica, deve-se em parte a Paul, George e Ringo, que em entrevistas posteriores não mais mencionavam o nome da dita 3ª gravação e no imaginário coletivo dos fãs e jornalistas do mundo musical mundo afora esta passou a ser “Now and Then", pois nada melhor do que sonhar com uma mítica música inacabada dos Beatles, e como a maioria já conhecia “Grow Old With Me" já lançada no Milk and Honey, essa música seria melhor ainda se ela fosse a “inédita" 'Now and Then'.
Mas o que parece de verdade é que "Now and Then" nunca chegou a ser trabalhada por eles, pois em uma entrevista à revista Rolling Stone em 2010, foi perguntado a Paul McCartney sobre elas: “Entrevistei Yoko Ono recentemente e perguntei-lhe se as três músicas de John Lennon nas quais você, o Ringo e o George supostamente trabalharam nos anos 90 - "Now and Then", "Grow Old with Me" e "I Don't Want to Lose You" - mas, decidiram não lançar, poderiam chegar às lojas algum dia. É verdade?"
Eu não sei... Sabe, acho que teve uma na qual trabalhamos de verdade. Nunca chegamos a fazer nada em "I Don't Want to Lose You". Mas, sim, houve uma na qual trabalhamos. O que aconteceu, na época, é que o George Harrison não gostou do resultado. Ele disse: "Não, isto não está funcionando". E eu gostava bastante! Eu achava que havia uns trechos que funcionavam. Jeff Lynne estava produzindo e ele também gostou, achou que poderia sair algo dali. Então, essa música ainda está por aí. É claro, a qualidade do vocal de John não é perfeita - porque tiramos a voz de uma fita cassete -, mas é o John! É a performance vocal dele. E algumas das coisas que o George fez nessa faixa agora são históricas, porque ele faleceu. A contribuição dele está lá. Não sei, quem sabe um dia ela veja a luz do dia.
"Também há uma história de que nessa época você escreveu uma música chamada "All for Love" com o George e o Ringo?"
Acho que não, é só um boato.
Apesar dos muitos boatos ao longo de 2005 e 2006 onde a imprensa especulou que Paul e Ringo lançariam uma versão completa da música no futuro. Em 29 de abril de 2007, o Daily Express informou que a música poderia ser lançada para coincidir com o catálogo dos Beatles a ser lançado pela primeira vez através de download digital. Mais boatos circularam no mesmo ano dizendo que Paul McCartney estava querendo completar a música como uma "composição de Lennon/McCartney" escrevendo novos versos, e utilizando tanto uma faixa de bateria de Ringo e também utilizando gravações de arquivo da guitarra de George Harrison. Em abril de 2008, o "The Sun" informou que "tem havido discussões sobre o acabamento de 'Now and Then". A partir daí, a história foi retomada e repetida por um número sem-fim de fontes da mídia do entretenimento. A única gravação (não oficial) disponível da canção é a demo original de John Lennon, que apareceu em fevereiro de 2009, a mesma versão da gravação de Lennon foi lançado em um CD pirata, tirada de uma fonte desconhecida, e também na internet está disponível um remix popular de um fã chamado "1995 edit" que consiste na demo original de John Lennon com overdub instrumental por um artista desconhecido. Na verdade, todo o processo de gravação de "Free as Bird", "Real Love" e "Grow Old With Me" teve como dificuldade maior o estado das gravações contidas nas fitas K7 utilizadas para “trazer o John de volta", pois todas foram gravadas em mono e sem separação de voz e instrumento. Graças à tecnologia existente já na década de 1990, o grande produtor e “Traveling Wilbury" Jeff Lynne conseguiu a duras penas deixar as musicas em bom estado para Paul, George e Ringo poderem trabalhar nelas. E é justamente a condição técnica dessas gravações que podem nos dar uma pista do que realmente aconteceu ou não com ela. Em uma entrevista, Jeff Lynne falou sobre a gravação de uma faixa não nominada por eles: "Foi um dia, e uma tarde, realmente, brincando. A canção tinha um refrão, mas é quase uma total falta de versos. Nós fizemos os backing track, mas realmente não terminamos." O fato é que “Now and Then" tinha um defeito técnico na gravação original, assim como "Real Love", que também tinha um som que pode ser ouvido em toda a gravação da demo. No entanto, ele estava visivelmente mais forte nessa faixa que pode ter sido "Now and Then", o que tornava muito mais difícil de remover esse ruído dificultando assim sua conclusão. Mesmo assim acho que podemos concluir algumas coisas:
"Também há uma história de que nessa época você escreveu uma música chamada "All for Love" com o George e o Ringo?"
Acho que não, é só um boato.
Apesar dos muitos boatos ao longo de 2005 e 2006 onde a imprensa especulou que Paul e Ringo lançariam uma versão completa da música no futuro. Em 29 de abril de 2007, o Daily Express informou que a música poderia ser lançada para coincidir com o catálogo dos Beatles a ser lançado pela primeira vez através de download digital. Mais boatos circularam no mesmo ano dizendo que Paul McCartney estava querendo completar a música como uma "composição de Lennon/McCartney" escrevendo novos versos, e utilizando tanto uma faixa de bateria de Ringo e também utilizando gravações de arquivo da guitarra de George Harrison. Em abril de 2008, o "The Sun" informou que "tem havido discussões sobre o acabamento de 'Now and Then". A partir daí, a história foi retomada e repetida por um número sem-fim de fontes da mídia do entretenimento. A única gravação (não oficial) disponível da canção é a demo original de John Lennon, que apareceu em fevereiro de 2009, a mesma versão da gravação de Lennon foi lançado em um CD pirata, tirada de uma fonte desconhecida, e também na internet está disponível um remix popular de um fã chamado "1995 edit" que consiste na demo original de John Lennon com overdub instrumental por um artista desconhecido. Na verdade, todo o processo de gravação de "Free as Bird", "Real Love" e "Grow Old With Me" teve como dificuldade maior o estado das gravações contidas nas fitas K7 utilizadas para “trazer o John de volta", pois todas foram gravadas em mono e sem separação de voz e instrumento. Graças à tecnologia existente já na década de 1990, o grande produtor e “Traveling Wilbury" Jeff Lynne conseguiu a duras penas deixar as musicas em bom estado para Paul, George e Ringo poderem trabalhar nelas. E é justamente a condição técnica dessas gravações que podem nos dar uma pista do que realmente aconteceu ou não com ela. Em uma entrevista, Jeff Lynne falou sobre a gravação de uma faixa não nominada por eles: "Foi um dia, e uma tarde, realmente, brincando. A canção tinha um refrão, mas é quase uma total falta de versos. Nós fizemos os backing track, mas realmente não terminamos." O fato é que “Now and Then" tinha um defeito técnico na gravação original, assim como "Real Love", que também tinha um som que pode ser ouvido em toda a gravação da demo. No entanto, ele estava visivelmente mais forte nessa faixa que pode ter sido "Now and Then", o que tornava muito mais difícil de remover esse ruído dificultando assim sua conclusão. Mesmo assim acho que podemos concluir algumas coisas:
1) Grow Old With Me, foi a faixa escolhida para o 3º single do " Anthology" mas acabou ficando de lado simplesmente porque Paul, George & Ringo acharam que não conseguiriam atingir o mesmo nível com ela que tiveram com Free as A Bird e Real Love ( interessante salientar que a mesma demo utilizada por eles mais tarde seria entregue a George Martin para que ele fizesse e gravasse um arranjo de orquestra e assim ela foi lançada em 1998 na caixa “The John Lennon Anthology").
2) Se "Now and Then" foi mesmo pensada e trabalhada para o projeto “Anthology" só o tempo nos dirá realmente, quando os arquivos da Apple forem abertos e então realmente saberemos tudo (ou quase) que ocorreu naquelas “míticas e misteriosas" sessões de gravação realizadas nos estúdios de Paul em East Sussex pelos 3 Beatles remanescentes com produção de Jeff Lynne.
3) Com certeza, a decisão de deixar qualquer que fosse a música de lado, foi levado em conta acima de tudo pela manutenção da reputação e o conjunto de toda obra que os Beatles construíram e mantiveram enquanto eles realmente existiam.
Um Abraço a todos. Valdir Junior, agosto de 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário