A conturbada trajetória de Eric Clapton já foi destrinchada pelo próprio na crítica "A autobiografia" (2007). O livro recupera, em meio às histórias de uma carreira musical invejável, seus incontáveis revezes: proximidade com a morte, abusos de álcool e de drogas, tentativas de recuperação. De uma sinceridade cortante. "Life in 12 bars", documentário de Lili Fini Zanuch (que produziu, nos anos 1980, os sucessos Cocoon e Conduzindo Miss Daisy), trata também do aspecto pessoal, mas enfatiza a carreira artística. A evolução do músico é apresentada de forma cronológica no filme – do início, como integrante de diferentes grupos, à consagração do Cream, nos anos 1970, e, posteriormente, com a carreira solo.
Clapton, de 73 anos, teve participação no projeto – disponibilizou para a diretora seu arquivo pessoal, aí incluídos fotografias, vídeos caseiros, diário, desenhos e cartas. Produzido pelo canal Showtime, Life in 12 bars foi lançado no fim do ano nos Estados Unidos. A trilha sonora chega agora ao Brasil, em álbum duplo com 32 faixas. Bastante abrangente, o disco reúne material com todas as fases da carreira. São gravações com The Yardbirds, John Mayall’s Bluesbreakers, Cream, Blind Faith, Derek e The Dominos, The Beatles, George Harrison, Aretha Franklin e Muddy Waters, além da fase solo. Nada muito diferente do que os “claptomaníacos” já têm em casa. Mas há cinco faixas que justificam o álbum, com gravações inéditas. A primeira delas é justamente com o Cream. A versão de Spoonful, clássico de Willie Dixon, aparece aqui numa gravação de 17 minutos, datada de outubro de 1968 e realizada no LA Forum. O registro fez parte da turnê final do grupo, US goodbye. As outras gravações estão no disco dois. High (Clapton) e Little wing (Jimi Hendrix) são com Derek e The Dominos. O registro de High é de 1971, de estúdio. Já a versão ao vivo para a canção de Hendrix foi feita em outubro 1970, em Nova York, para um show em homenagem ao guitarrista, morto havia apenas um mês. Por fim, há duas inéditas de 1974. A gravação de estúdio de I shot the sheriff (Bob Marley) e a performance ao vivo de Little Queenie (Chuck Berry), feita durante a turnê do álbum 461 Ocean Boulevard. Completando o material, há também duas novas mixagens feitas para After midnight (J. J. Cale) e Let it rain (Bonnie Bramlett/Clapton), ambas canções do primeiro álbum solo do músico britânico, Clapton (1970). Fonte: www.uai.com.br
2 comentários:
Há uns anos atrás, esse disco já apareceria aqui com o link do download. Hoje em dia, nao tem nem pra quem... Não importa. That's the the way it is. O discão, estou ouvindo, mas o filme ainda não vi. Preciso. Rápido!
Tanto o álbum da trilha como o filme devem ser sensacionais.
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