sexta-feira, 13 de novembro de 2020

THE BEATLES - HELP! - O ÁLBUM


Help! foi o quinto álbum de estúdio dos Beatles e trilha sonora do filme de mesmo nome. Foi lançado na Inglaterra em 6 de agosto de 1965. Sete das catorze músicas, incluindo os singles "Help!" e "Ticket to Ride", apareceram no filme e iniciaram e terminaram o lado 1 do álbum de vinil. O lado 2, incluiu "Yesterday", a música mais regravada de todos os tempos. Help! foi recebido com ótimas críticas ​​e liderou as paradas britânicas e americanas por várias semanas.

Durante as sessões de gravação, os Beatles continuaram a explorar as capacidades de multitracking do estúdio para sobrepor seu som. "Yesterday" de Paul McCartney, foi arranjada para violão e quarteto de cordas e gravado sem os outros membros do grupo. "You’ve Got to Hide Your Love Away" de John Lennon, indica a influência de Bob Dylan e inclui uma seção flautas. "I've Just Seen a Face" de McCartney tinha um sabor country. Nos Estasdos Unidos, o lançamento foi a verdadeira trilha sonora, combinando as sete primeiras canções com a música instrumental do filme. As faixas omitidas foram espalhadas pelos LPs da Capitol Records, Beatles VI, Rubber Soul e Yesterday and Today.

Nos EUAHelp! marcou o início do reconhecimento artístico para os Beatles por parte da crítica convencional, incluindo comparações com a tradição da música artística europeia. Foi nomeado na categoria de Álbum do Ano no Grammys Awards de 1966, marcando a primeira vez que uma banda de rock foi reconhecida nesta categoria. Em 2000, Help! foi eleito o 119º lugar na terceira edição do livro All Time Top 1000 Albums. Em 2012, foi classificado em 331º na lista da revista Rolling Stone dos "500 melhores álbuns de todos os tempos". Em setembro de 2013, depois que a Indústria Fonográfica Britânica mudou suas regras de premiação de vendas, Help! foi certificado como platina por vendas registradas desde 1994.
O som de "Ticket to Ride", lançada como single em abril de 1965, foi sentido por Lennon como "pesado" em comparação com a produção anterior do grupo e ousado em sua referência a um menino e uma menina morando juntos. Alguns autores destacam o uso de George Harrison de um pedal de volume e a incorporação de "dispositivos de acordes mais intrincados para enriquecer o som de sua guitarra".
Como compositor, Harrison contribuiu com "I Need You" e "You Like Me Too Much". Estas foram suas primeiras composições a serem incluídas em um álbum dos Beatles desde "Don't Bother Me" em 1963, no With the Beatles.
Help! ainda trazia duas versões e algumas faixas mais relacionadas à produção pop anterior do grupo, mas ainda assim marcou um passo decisivo à frente. Lennon e McCartney fizeram um uso mais extenso e proeminente de teclados, anteriormente tocados discretamente por George Martin. A tecnologia de overdubbing de quatro faixas encorajou isso. Lennon, por sua vez, fez um uso muito maior do violão, sem abandonar sua famosa Rickenbacker. O formato do LP original de apresentar músicas da trilha sonora no lado um e músicas sem trilha sonora no lado dois segue o mesmo formato de A Hard Day's NightHelp! foi o último álbum britânico dos Beatles (além da coletânea de 1966, A Collection of Beatles Oldies) a apresentar qualquer cover ("Act Naturally" e "Dizzy Miss Lizzy") até Let It Be, de 1970, que incluiu uma tomada da tradicional canção folk "Maggie Mae".

Nenhum comentário: