Thrillington é um álbum produzido por Paul McCartney, sob o pseudônimo de Percy "Thrills" Thrillington. Foi lançado em abril de 1977 no Reino Unido e em maio nos EUA. É uma versão instrumental orquestrada do álbum de 1971 de Paul e Linda McCartney, Ram.
Foi gravado em junho de 1971 com lançamento previsto para logo em seguida. Paul McCartney produziu as sessões, embora ele não tenha tocado ou cantado em nenhuma faixa, e todos os arranjos foram do maestro Richard Anthony Hewson, convidado a trabalhar na orquestração antes de Ram ainda ter sido lançado. O álbum foi concluído em três dias de sessões de gravação, mas quando Paul e Linda decidiram formar o Wings, Thrillington (até então sem título) foi arquivado. Anos depois, no final de 1976, McCartney decidiu lançar o projeto há muito tempo armazenado e elaborou um plano para divulgar o álbum enquanto obscurecia seu próprio envolvimento com ele. Em preparação para o lançamento de Thrillington, McCartney inventou o socialite fictício Percy Thrillington, e até mesmo publicou anúncios em vários jornais de música do Reino Unido anunciando as chamadas idas e vindas de Thrillington para gerar curiosidade e interesse.
Lançado em abril de 1977, o nome de McCartney foi mencionado apenas no encarte principal, onde ele é descrito como amigo de Percy. Thrillington passou despercebido em seu lançamento, embora tenha sido resenhado pela revista Rolling Stone e mencionado na seção "Notas aleatórias". A Variety também analisou o álbum, observando que "Se Percy Thrillington é Paul McCartney ou não, é realmente irrelevante. O que importa é que ele (eles) está (estão) se divertindo".
Como era amplamente assumido que Thrillington era produto de McCartney trabalhando sob um pseudônimo, o álbum se tornou um item de colecionador. McCartney finalmente admitiu seu papel a um jornalista em Los Angeles em novembro de 1989 durante sua turnê mundial. Em 1990, Paul McCartney também admitiu que ele era também de fato Clint Harrigan – o escritor do encarte de Thrillington e do álbum Wild Life do Wings. A primeira pessoa a revelar a identidade de Clint Harrigan foi John Lennon, que afirmou isso durante uma bem divulgada rixa por carta com McCartney no New Musical Express em 1972. A história completa do álbum Thrillington foi contada em detalhes em 1995 no fanzine dos Beatles Good Day Sunshine e no livro do jornalista musical Ian Peel, The Unknown Paul McCartney em 2002. Peel rastreou vários músicos que deram vida à visão de McCartney – incluindo Richard Hewson, Herbie Flowers e Mike Sammes – bem como todos que estiveram envolvidos na criação de sua mitologia. Thrillington foi lançado em CD em 1995 e 2018, este último com uma versão em vinil que o acompanha, e foi relançado como parte da edição deluxe de Ram em 21 de maio de 2012. Para coincidir com este lançamento, McCartney iniciou uma conta no Twitter com o nome Thrillington, postando tweets de maneira semelhante aos anúncios originais dos jornais. Thrillington foi relançado em CD, vinil e vinil colorido de edição limitada em maio de 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário