sábado, 7 de fevereiro de 2015

A PEDIDOS - RINGO STARR - STOP AND SMELL THE ROSES

Essa postagem foi publicada em 4 de junho de 2013. Atendendo ao pedido do meu amigo Hercules Mancini, que eu não via há séculos, aqui está ela novamente. Infelizmente, sem o download. Abração, Hercules!

A dura verdade, é que depois da separação dos Beatles, a carreira musical de Ringo Starr como artista-solo, se mostrava a mais duvidosa de êxito. Começou em 1970 com “Sentimental Journey” e seguiu-se com “Beaucoups of Blues”. Ambos irrelevantes. Então, em 1973, Ringo apareceu com um disco de enorme sucesso, talvez, seu maior e melhor: O álbum “RINGO”, que, para os fãs, era quase como uma “volta dos Beatles”, com participações de todos em partes separadas. Depois veio o apenas o razoável “Goodnight Vienna” em 74 também com a colaboração de John Lennon.

Durante essa época, as companhias de Ringo eram as piores possíveis: o próprio John Lennon, Harry Nilson e Keith Moon. Nosso querido Ringo estava realmente com problemas, bebendo demais e enfiando o nariz onde não devia. O casamento com Maureen estava acabado e, de fato, sua carreira parecia encerrada. Nos anos seguintes, Ringo lançou discos lastimáveis como “Blast from your pass” (75), “The 4th” (77) e “Bad Boy” (78), com exceção do ótimo “Rotogravure” de 1976 (também com participações dos outros três ex-Beatles) só retornando 4 anos depois com esse “Stop And Smell The Roses” de 1981.
A capa, horrorosa traz uma foto breguíssima de Ringo segurando algumas rosas vermelhas. Na contra-capa uma foto de Ringo onde percebe-se que está vestido de policial no melhor estilo Village People. Apesar da capa, “Stop And Smell The Roses” não é, de todo tão ruim. Começa de forma divertida e entusiasmada com “Private Property”, de Paul McCartney e emenda com o sucesso ”Wrack My Brain” de George Harrison. E ainda deveria contar com uma música de John Lennon, que, por todas as circunstâncias, acabou não entrando. Depois da chatinha "Drumming Is My Madness", de Harry Nilsson, novamente outra colaboração de McCartney – “Attention”. O disco ainda traria outro grande (e último) momento com a excelente regravação de “You Belong To Me”. A faixa-título do oitavo disco de Ringo, lançado em 1981, é uma parceria do ex-beatle com Harry Nilsson. Com a melodia no estilo vaudeville, Ringo pede para as pessoas darem um tempo com que estão fazendo e se dediquem a atividades prosaicas como cheirar as rosas e comprar o disco em que ele estava lançando na época. Infelizmente, o disco que se seguiu era ainda mais fraco “Old Wave” em 1983. Ringo só faria as pazes com público e crítica novamente em 1992 com o excelente e aclamado “Time Takes Time”.

Em 1982,Paul McCartney produziu um curta chamado “The Cooler” com vários videos promocionais de Ringo Starr para o álbum Stop and Smell The Roses. As músicas são Private Property, Sure To Fall e Attention.

O single com a canção "Wrack My Brain", composta por George Harrison, tomou as paradas de sucesso do mundo inteiro, inclusive no Brasil.

Mas, de todas, minha preferida é "You Belong To Me", uma balada romântica pop da década de 1950, creditada a três compositores: Pee Wee Rei, Chilton Preço e Redd Stewart e regravada centenas de vezes ao longo dos anos. Pare e dê uma cheiradinha nas rosas. Abração para o Hercules e toda a galera que está de olho no Baú!

3 comentários:

João Carlos disse...

É assim, assim. Mas não lembrava da contra-capa RsRsRs.

Valdir Junior disse...

Um dos melhores discos do Ringo, tem um pouco do espirito e da vibe do disco " Ringo" de 73 !!!

Fábio Simão disse...

Ringo, sempre Ringo. No altos e baixos.