quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

PAUL McCARTNEY - THE FAMILY WAY - 1966


Qual o primeiro disco solo de um Beatle? Engana-se quem pensar nos eletrônicos experimentais de Harrison, ou nos devaneios de Lennon e a japonesa. A primeiríssima incursão solo de um Beatle aconteceu no auge da banda, naquele período pré-Sgt. Pepper's, quando eles "deram um tempo" de si mesmos, da badalação e das turnês. Lennon foi para Espanha filmar "How I Won the War" (e lá compôs "Strawberry Fields Forever"), Ringo o acompanhou porque não tinha muito o que fazer, e Harrison fez a primeira viagem à Índia, que iria redefinir sua música e sua vida.
Comissionado pelos Boulting Brothers, McCartney realiza seu primeiro trabalho sem a participação de John Lennon, George Harrison e Ringo Starr.
Em 1966, antes do início das gravações de Sgt. Pepper's (67), Paul McCartney recebera um convite para escrever o tema central do filme "The Family Way", produzido pelos Boulting Brothers. Após aceitar o desafio de participar pela primeira vez de um trabalho fora dos Beatles, Paul convocou George Martin, que o ajudaria na composição dos arranjos orquestrais. O produto final resultou em um tema que lembra um pouco a faixa Here, There and Everywhere, do álbum Revolver.
Com o tema composto e arranjado, treze variações baseadas no tema principal foram registradas, sendo que mais duas versões acabariam em um compacto, com arranjos diferentes das faixas lançadas no LP. As gravações da trilha aconteceram no CTS Studios, em Wimbley, Londres, entre os meses de outubro e novembro de 1966. Paul McCartney não toca nenhum instrumento nessas, sendo elas completamente executadas por músicos da George Martin Orchestra.
McCartney e George Martin receberiam, ainda em 1967, o prêmio Ivor Novello pela composição de melhor trilha sonora cinematográfica. "Para mim foi muito interessante, porque pude criar algo sozinho. Poder "escapar" da rotina foi ótimo... A idéia de fazer algo "solo", só para uma mudança foi bom demais porque tudo nos Beatles é como se fosse um monstro de quatro cabeças. A gente se veste igual, faz tudo igual, e ter composto a trilha foi ótimo para fugir disso tudo por um momento", declarou Paul McCartney, em Londres no dia 18 de dezembro de 1966. Fonte: Paul McCartney - Todos os segredos da carreira solo, de Claudio D. Dirani


3 comentários:

Valdir Junior disse...

Apesar de um tanto quanto melancólica e com um certo ar de nostalgia,dentro das obras "sinfônicas" do Paul, esta esta entre as melhores !!
Gosto de mais do tema principal, e a versão "beat" dele no disco também é bem legal !!

João Carlos disse...

O tema é mesmo nostálgico.

Fábio Simão disse...

Que bacana! Sir Paul sempre em busca de aplausos.