domingo, 1 de fevereiro de 2015

THE BEATLES - GEORGE HARRISON - PIGGIES

"Piggies" é uma canção dos Beatles escrita por George Harrison no álbum The Beatles ou "Álbum Branco" de 1968. “Piggies” é a canção do meio de uma sequência de músicas com animais no título: “Blackbird” (Melro-preto) e “Rocky Raccoon” (Rocky Guaxinim). Foi uma decisão deliberada, de Lennon, McCartney e Martin na montagem final do tracklist.

Assim como “Think For Yourself" e “Taxman”, essa é mais uma crítica social feita por Harrison. Num estilo barroco, quase como canção de crianças, com harpas e cravos e um contraponto com um riff de blues, Harrison esboçou todo seu desgosto com a classe social esnobe, os chamando de porcos. A canção é também mal-interpretada como sendo anti-autoridade (como a polícia que tem o apelido pejorativo de “porcos”). A letra irônica de George trás uma fábula sobre os "Porquinhos." Frases como, "Os porquinhos vivem chafurdando na lama," "com suas camisas brancas engomadas," "eles sempre tem sujeira pra fazer" e "eles vivem suas vidas de porcos," mostram de maneira simbólica comparando-os com a burguesia local de Londres. A mãe de Harrison contribuiu com a frase, "O que eles precisam é de umas boas palmadas," e Lennon contribuiu com a frase final, "Agarrando garfos e facas para comerem seu bacon" apesar da idéia original ser "para cortar suas bistecas."

"Piggies" foi gravada em 19 de setembro de 1968 em poucas tomadas em Abbey Road Studios. Lennon, empolgado com sua expêriencia de colagem de fitas (que mais tarde gerou "Revolution 9") fez uma colagem com grunhidos de porcos e o assistente de produção de Martin, Chris Thomas, gravou a harpa e o cravo. Os arranjos foram um trabalho duplo de Harrison e George Martin. Em alguns trechos sua voz é modificada com sintetizadores. John Lennon participa fazendo os grunhidos de porco.

Participaram da gravação: George Harrison - Violão, vocal e arranjos; Paul McCartney - Baixo e vocais de apoio; Ringo Starr - Pandeiro; John Lennon - Vocais de apoio, colagem de fitas e arranjos; Chris Thomas – Harpa e Cravo; George Martin - Arranjos.

O maníaco Charles Manson interpretou muitas das canções do álbum branco e as usou como explicação para justificar seus crimes. “O que eles precisam é umas boas palmadas” soou como se ele devesse atacar a polícia. Durante os assassinatos, ele mandou seus seguidores usarem facas e garfos para cortar as vítimas como mencionado na canção e também escreveu com sangue das vítimas nas paredes, palavras como: “porcos políticos” e “morte aos porcos.
Em março de 1969, por encomenda da revista Realidade, Carlos Drummond de Andrade traduziu seis canções do LP duplo The Beatles que foram publicadas na revista junto com trechos da biografia do grupo escrita por Hunter Davies. Entre elas, Piggies de George Harrison.

Já viste os porquinhos
rebolando na imundície?
Para todos os porquinhos
a vida está cada vez mais difícil
e brincam sempre na sujeira por aí.

Viste os mais taludos porquinhos
em suas engomadas, alvíssimas camisas?
Olha os mais taludos porquinhos
em algazarra na imundície
com camisas alvíssimas a folgar por aí.

Em seus chiqueiros, plenamente protegidos,
ao que vai por aí nem ligam.
Nos olhos deles falta uma coisinha:
precisam mesmo é de suma porcaria.

Por toda parte há muitos porquinhos
vivendo suas vidas porquinhas.
Podes vê-los para o jantar saindo
com suas porquinhas mulherinhas
de garfo e faquinha para comer presunto.

4 comentários:

Edu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Carlos disse...

Apenas antológica!

Valdir Junior disse...

Critica e engraçada, bem a cara do George !!

Fábio Simão disse...

Estas coisas realmente incomodavam George, vide Piggies e Taxman.