sábado, 7 de fevereiro de 2015

QUEM ACREDITA EM KLAATU?


"KLAATU"
foi uma banda canadense formada em 1973 e dissolvida em 1982. Tocavam um rock meio progressivo, meio viajandão, e introduzindo vários segredos no meio das músicas. Por exemplo, o refrão de “Silly Boys” (faixa do segundo LP), tem outra letra se executado de trás para frente, e a melodia torna-se a do refrão de “Anus of Uranus” (faixa do primeiro LP). Há também código morse na faixa “Sub Rosa Subway”, um alerta sobre o aparecimento de uma nave espacial. Esse tipo de coisas.

O KLAATU entrou em cena causando muita confusão, pois a forma como tocavam, o tipo de música e principalmente o timbre de voz em algumas canções fizeram muitos acreditar que era um álbum secreto dos Beatles. Como não havia absolutamente uma linha sequer a respeito da ficha técnica do álbum, quem eram os integrantes, onde havia sido produzido a confusão estava armada fazendo que logo no primeiro trabalho as vendas nos EUA e Europa fossem estratosféricas dada a semelhança de estilos. O Klaatu era apenas um trio formado por Terry Draper, Dee Long e John Woloschuk que deram conta do recado em todos os trabalhos produzidos. Foram cinco álbuns entre 1976 a 1981. Uma curiosidade: a origem do nome KLAATU vem do filme "O dia que a Terra parou" - homenageado por Ringo no seu Good Night Vienna.

Este disco, foi seu 1º trabalho "Est 3:47" de 1976, a música "Calling Occupants of Interplanetary Craft" chama muita atenção, tanto é que pouco tempo depois ela estava estourando em todas as paradas de sucesso com uma versão pop feita pelos CARPENTERS em 1977 com direito a clipe e tudo mais na voz aveludada de Karen Carpenter. Eu tenho os dois primeiros álbuns e não vejo tanta semelhança com o som dos besouros. Para mim, só mais uma das boas bandas das milhares dos anos 70. Que era bem legal fumar um e ficar ouvindo, era!
Abração em todos e especialmente para meu amigão e mestre IVANZINHO, que foi assassinado há um ano exatamente da mesma forma que John Lennon e foi quem me apresentou o Klaatu.

2 comentários:

João Carlos disse...

Não conhecia. Achei interessante.

Fábio Simão disse...

Gostei.