quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

HELEN SHAPIRO - LOOK WHO IT IS

Helen Shapiro Kate nasceu em 28 de setembro de 1946. Foi uma popular cantora inglesa no início dos anos 1960. Seus dois maiores sucessos no Reino Unido foram "You Don't Know" e "Walkin' Back to Happiness". Helen Shapiro nasceu no Hospital Bethnal Green no bairro de mesmo nome em Londres. Sua infância foi passada em uma casa no bairro em Hackney, onde frequentou a escola "Clapton Park Comprehensive School" até 1961. Seus avós eram imigrantes judeus russos e seus pais, operários numa indústria de confecções. Sempre incentivaram a música em sua casa (a jovem Helen teve de ir na casa de um vizinho para ouvir seu primeiro single! - (lenda - daquelas criadas por Epstein!). Ainda criança, Shapiro tocou banjo e fez dupla com seu irmão Ron, ocasionalmente, num grupo juvenil de jazz. Ela tinha um timbre profundo em sua voz incomum para uma menina. Com dez anos de idade, Shapiro foi cantar no grupo "Susie and the Hula Hoops", uma banda da escola que incluia Marc Bolan (então Marc Feld) como guitarrista. Aos 13 anos, começou a fazer aulas de canto na "The Maurice Burman School Of Modern Pop Singing", em Baker Street, Londres. Dessa escola, já havia saído uma cantora chamada Alma Cogan. E foi através dessa escola que chegou até a Columbia Records. Um homem chamado John Schroeder, gravou uma demo de Shapiro cantando "Birth of the Blues".
Em 1961, com catorze anos, teve seu primeiro hit no Reino Unido "Don't Treat Me Like A Child" que chegou ao nº 3 das paradas e em seguida, emplacou mais dois hits que foram nº 1, "You Don't Know" e "Walkin' Back to Happiness". Em 1962, conseguiu um 2 º lugar em com "Tell Me What He Said", conseguindo que seus primeiros quatro primeiros singles entrassem no top 10 inglês. A maioria de suas sessões de gravação foram nos estúdios da EMI em Abbey Road.
Antes de completar dezesseis anos, Shapiro era a cantora teen preferida da Inglaterra. A primeira turnê nacional Beatles foi no final do inverno / início da primavera de 1963, juntamente com Helen Shapiro. Durante o decorrer da turnê, eles conseguiram seu primeiro sucesso nas paradas e John Lennon e Paul McCartney escreveram a canção "Misery" destinada para ela, mas estranhamente, Shapiro não gravou a música. Ela também ouviu em primeira mão o sucesso "From Me To You", que logo estaria bombardeando todas as rádios do país! No final da adolescência, sua carreira como cantora pop estava em franca decadência. Com a nova onda da "beat music" e com o aparecimento de novas cantoras como Cilla Black, Sandie Shaw e Lulu, o estilo de Shapiro se tornara antiquado. Então, ela adotou um estilo "meio cabaret" passando a fazer shows em clubes de operários nos arredores de Londres. Seu último show teve lugar no "Senado Peterlee's Club" em 6 de maio de 1972, quando anunciou que estava desistindo da vida no show business. Mais tarde, apareceu como intérprete de musicais de teatro, e adotou um estilo mais jazz. Nos últimos anos, tornou-se uma cantora gospel. Também trabalhou com atriz e desempenhou o papel de Nancy, no musical de Lionel Bart, "Oliver"! no West End de Londres e apareceu em várias novelas da televisão britânica, em especial "Albion Market", onde interpretou uma das personagens principais até o momento em que foi retirado do ar em agosto de 1986. Em agosto de 1987, Shapiro tornou-se evangélica. Ela lançou quatro álbuns, desde então, todos em louvor a Deus. Saiu de cena definitivamente, no final de 2002 para se dedicar somente na divulgação do evangelho. É casada com John Judd, um ator com diversos papéis na televisão britânica e do cinema. Reside em Kent. Sua autobiografia, publicada em 1993, foi intitulada "Walking Back to Happiness".
Em 2 de fevereiro de 1963, No Gaumont Cinema, em Bradford, foi a primeira apresentação da turnê de Helen Shapiro. Os Beatles serão os últimos artistas a se apresentar. Mas a grande atração da noite, fora eles era Helen Shapiro, de 16 anos. Os Beatles tocaram "Chains", "Keep Your Hand Off My Baby", "A Taste Of Honey" e "Please Please Me". Por quê Paul não aparece no número de Shapiro? Ele estava do outro lado da sala pronto para julgar a melhor imitação de Brenda Lee, que acontece logo após esta canção.
 

2 comentários:

Júlio disse...

Puxa vida, que vozeirão hein? Mas ela aparenta ter mais que 16 anos. Ficou muito boa esta apresentação com a participação dos três Beatles. Só aqui no Baú mesmo para a gente ver uma coisa dessas. Valeu Edu!

João Carlos disse...

Também fiquei impressionado com a voz dela. Até ouvi outras canções! Como uma cantora dessas sumiu em meio a tantas gasguitas? Edu, o que aconteceu com ela?