quinta-feira, 21 de julho de 2016

DE VOLTA PARA O FUTURO - CLÁSSICO DA CULTURA POP

“De Volta Para o Futuro” (Back to the Future) é um filme de 1985 de ficção científica cômica produzido por Steven Spielberg, dirigido por Robert Zemeckis, escrito por Zemeckis e Bob Gale e com Michael J. Fox, Christopher Lloyd, Lea Thompson, Crispin Glover e Thomas F. Wilson. O filme conta a história de Marty McFly (Fox), um adolescente que volta no tempo até 1955 onde conhece os seus futuros pais no colégio e acidentalmente faz sua mãe ficar romanticamente interessada por ele. Marty deve consertar o dano na história fazendo com que seus pais se apaixonem e, com a ajuda do Dr. Emmett Brown (Lloyd), encontrar um modo de voltar para 1985.
Zemeckis e Gale escreveram um roteiro depois de Gale ter se perguntado se ele teria ficado amigo de seu pai se tivessem estudado juntos no colégio. Vários estúdios recusaram o roteiro até o sucesso financeiro de Romancing the Stone, filme dirigido por Zemeckis, com o projeto sendo pego pela Universal Pictures e por Steven Spielberg como produtor executivo. Eric Stoltz foi originalmente contratado para interpretar Marty McFly quando Michael J. Fox estava ocupado filmando a série de TVFamily Ties. Entretanto, durante as filmagens, Stoltz e os cineastas concordaram que ele foi a escolha errada, então Fox recebeu uma nova proposta e ele conseguiu trabalhar em uma agenda que permitia se comprometer aos dois projetos; a subsequente mudança no elenco significou que a equipe deveria correr através das refilmagens e da pós-produção para completar o filme para sua estréia no dia 3 de julho de 1985.
Quando lançado, “De Volta Para o Futuro” se tornou o filme de maior sucesso do ano, arrecadando mais de US$ 380 milhões em bilheteria e recebendo aclamação pela crítica. Ele venceu o Hugo Award de Melhor Apresentação Dramática e o Saturn Award de Melhor Filme de Ficção Científica, como também indicações ao Oscar, ao Golden Globe e outros. Ronald Reagan até citou o filme em seu Discurso sobre o Estado da União em 1986. Em 2007, a Biblioteca do Congresso americano selecionou o filme para preservação no National Film Registry, e em junho de 2008 a American Film Institute o reconheceu como o 10º melhor filme de ficção científica americano. O filme marcou o início de uma franquia, com as sequências “De Volta Para o Futuro II” e “De Volta Para o Futuro III” sendo lançadas em 1989 e 1990, como também uma série de desenhos, inúmeros brinquedos, vários jogos eletrônicos e uma peça de teatro musical.
Marty McFly (Michael J. Fox) é um adolescente entediado com suas relações em casa e na escola. Seu melhor amigo é o excêntrico dr. Brown (Christopher Lloyd), um cientista maluco e muito criativo que está trabalhando em uma máquina do tempo. Com a invenção do Dr. Brown, Marty acidentalmente volta aos anos 50, quando ainda não havia nascido. Ele reencontra muitas pessoas que conhece, só que bem mais jovens, como sua mãe, que se apaixona por ele. A presença de Marty no passado cria confusões e acaba modificando o futuro. Agora, ele terá de reaproximar seus pais e arranjar um jeito de voltar aos anos 80. Absolutamente sensacional e marcante, embora as sequências, II e III sejam bobas. Aqui a gente confere a clássica cena em que Marty McFly manda ver Johnny B Goode e quem quiser assiste o filme completo dublado em português logo abaixo.

4 comentários:

Edu disse...

Bom demais! Eu e meus filhos adoramos!

João Carlos disse...

Eu e os meus também.

Valdir Junior disse...

ADORO!! Já perdi a conta de quantas vezes assisti os filmes. Só espero que não cometam a imbecilidade de fazerem uma nova versão para a trilogia.

Joelma disse...

Bom demais. Assistia na sessão da tarde