terça-feira, 12 de julho de 2016

LONNIE DONEGAN - O REI DO SKIFFLE


Lonnie Donegan, MBE, nasceu em 29 de abril de 1931, e morreu, tocando e cantando, aos 71 anos, em 3 de novembro de 2002. Assim como Elvis era o próprio “Messias” para o rock, o simplório Lonnie Donegan era - para um gênero que podia ser classificado como bem menor – o “Skiffle”, sua verdadeira divindade. Vindo da classe operária, Tornou-se imediatamente o mais novo ídolo de um jovem John Lennon, um arruaceiro que logo formaria uma banda, e de tantos e tantos outros... que formariam bandas e mais bandas.
Conhecido como o "Rei do Skiffle", Donegan emplacou mais de 20 canções no Top 30 do Reino Unido (esses números só seriam quebrados pelos Beatles anos depois), sendo frequentemente citado como influência por toda uma geração de músicos britânicos que tornaram-se famosos na década de 1960. Morreu em 2002 aos 71 anos, depois de sofrer um ataque cardíaco enquanto estava em turnê e prestes a participar do concerto em homenagem a George Harrison.

MAS, AFINAL: O QUE É "SKIFFLE"?
Skiffle é um tipo de música folk com influência de jazz, blues e country. Foi popular entre a juventude britânica na década de 1950. Os grupos de skiffle usavam instrumentos improvisados, como tábuas de lavar roupa e garrafas, para dar às canções folk e melodias simples um ambiente rápido e rítmico. O papel do cantor tinha que ser improvisador e eficiente. O skiffle é considerado um subritmo, música de 5ª categoria e que só os proletários de Liverpool achavam graça, porque era a única forma de música que simpatizavam. Ou entendiam. Tudo começou para o “Skiffle” com Lonnie Donegan em 1954. Mas somente em 1956 foi que "Rock Island Line" se tornou um gigantesco sucesso, levando praticamente todo garoto na Inglaterra a formar ou entrar em uma banda de skiffle. Donegan, que primeiro gravou com a Chris Barber Jazz Band, aproveitou o bom momento e firmou sua carreira montando sua própria banda: “The Lonnie Donegan Skiffle Group”. Os Beatles, nasceriam disso, antes de influências como Berry, Presley ou Holly. No início de suas carreiras, quando o jovem Lennon liderava um bando de garotos e se chamavam The Quarrymen, usavam, como contrabaixo, o que nada mais era do que um cabo de vassoura preso a uma caixa de chá (tea chest bass). Com bandas de skiffle surgindo a cada esquina, a indústria fonográfica evidentemente quis faturar com a nova moda, o que deu a oportunidade para algumas das primeiras bandas aparecerem e “se firmarem”. Entre elas, as mais lembradas são: Johnny Duncan & the Bluegrass Boys, the Bob Cort Skiffle Group, Les Hobeaux Skiffle Group, the Original Barnstormers Spasm Band. Destaque especial para a rainha do skiffle Nancy Whiskey, como também ao The Chas McDevitt Skiffle Group. E o grupo de onde surgiu Lonnie Donegan, The Chris Barber Skiffle Group, um apêndice do the Chris Barber Jazz Band. Todos estes artistas gravaram material que tocava nas rádios, se apresentaram na televisão e alimentaram a mania skiffle em meninos como Roger Daltrey, John Lennon, Paul McCartney e Jimmy Page. Logo cada um também teria sua banda de skiffle, bandas estas que não tardariam a fazer a transição de skiffle para o rock. Algumas virariam lendas. Mas só uma, é FOREVER!

Um comentário:

João Carlos disse...

Muito interessante, até porque Donegan é muito citado mas aqui a gente sabe de fato sobre ele. O skiffle era um rockabilly tocado com instrumentos improvisados.