segunda-feira, 18 de julho de 2016

IAN STEWART - O STONE QUE FOI MAS NÃO FOI


Ian Andrew Robert Stewart, ou apenas Ian Stewart, estaria completando hoje 78 anos. Ele nasceu em 18 de julho 1938 e morreu em dezembro 1985. Pouca gente sabe, mas esse homem um Rolling Stone.
Stewart (muitas vezes chamado Stu), nascido no leste da Escócia, cresceu em Surrey, e começou a tocar piano ainda criança. Também tocava banjo e tocou com grupos amadores com ambos os instrumentos. Stewart, que era obcecado por rhythm & blues, boogie-woogie, blues e jazz, foi o primeiro a responder ao anúncio de Brian Jones em 1962 procurando músicos para formar um grupo rhythm & blues. Mick Jagger e Keith Richards juntaram-se ao grupo em junho, e o grupo, com Dick Taylor no baixo e Mick Avory na bateria, fez seu primeiro show com o nome do Rolling Stones, em 12 de julho de 1962. Em dezembro de 1962 e janeiro de 1963, Bill Wyman e Charlie Watts também se juntaram à gangue.https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjGVHbGPOVKEGTCWadY1sDxDeii4sTfvosy-gsDb4aGHzCb4dDwdjCXLxG0dWFB0TjJw7PXQI26I_D-2c1b-S4VXKPLPotjT3zbtd3rKg2MLTZTgimMM_5JjTN6CD5oqq7ODhcklV9fo_g/s1600/
Stewart tinha um emprego numa indústria química, que servia de base para a banda, já que nenhum dos outros tinha telefone; Stewart disse: "[Minha] mesa no ICI era a sede da organização Stones. O meu número foi anunciado em Jazz News e eu lidei com reservas de trabalho para os Stones." Ele também comprou uma van para transportar o grupo e seus equipamentos para seus shows.No início de maio de 1963, o empresário da banda, Andrew Loog Oldham, chamou Stewart e disse-lhe não apareceria mais no palco desde então, que seis membros eram muitos para um grupo popular e que o mais velho, corpulento, feio e de queixo quadrado Stewart não se encaixava na imagem do grupo. Stewart poderia ficar como gerente de estrada e tocar piano nas gravações. Stewart aceitou este rebaixamento de forma resignada e contribuiu com seu piano, órgão, piano elétrico e / ou percussão em todos os álbuns que os Rolling Stones lançaram entre 1964 e 1986, com exceção de Their Satanic Majesties Request, Beggars Banquet e Some Girls. Ian Stewart morreu de um ataque cardíaco fulminante aos 47 anos.

3 comentários:

Valdir Junior disse...

Mesmo não sendo "oficialmente" da banda, ele era meio que o ponto de referência dos Stones oficiais no quesito humildade e paixão por simplesmente tocar. Ele tinha um laço de amizade com os caras do Led Zeppelin e tocou com eles também, a piano da musica "Rock and Roll" é dele.

Edu disse...

Isso mesmo Val. Também tocou no Physical Graffiti e também com os Yardbirds.

João Carlos disse...

Muito bom o texto. Não sabia que tinha ido tão cedo.