quinta-feira, 14 de julho de 2016

THE BEATLES - REAL LOVE - BOM DEMAIS!

“Real Love” era uma cançâo em que John já trabalhara por pelo menos dois anos e, apesar de poucos saberem, uma versão dela foi usada em 1988 na trilha sonora do documentário Imagine, de Andrew Solt. Começou como uma musica chamada “Real Life”, cujo os versos acabaram se transformando em “I’m Stepping Out”, lançado postumamente em Milk And Honey. Ele obviamente achou o refrão remasnencente - “It’s real life / Yes,it’s real life”- bom demais para descartar. O tema da musica – estou de volta ao que importa na vida – era a questão essencial de toda a sua obra pós-beatles. Ele ainda estava se despindo dos mitos, se desfazendo do que era supérfluo e, nesse caso, com a realidade das cozinhas, dos cigarros, bebes, jornais e da melancolia matutina. A canção refeita estava se aproximando da versão em que os Beatles trabalhariam. As referências a “little girls and boys” e “ little plans and schemes” já estavam lá. Em fevereiro de 1995, Jeff Lynne apagou ruídos externos da cópia de “Real Love” e transferiu a gravação em mono para duas fitas análogas de 24 faixas no estúdio de Paul em Sussex. Paul, George e Ringo adcionaram guitarras, bateria, baixo, percursão e backing vocals. Paul usou o contrabaixo que pertenceu a Bill Black, lendário baixista de Presley e que tinha sido usado na gravação de “Heartbreak Hotel”. Ao contrário de “Free As a Bird”, os críticos massacraram “Real Love”. Só que os Beatlemaníacos adoraram e o compacto e o álbum duplo venderam milhões de cópias. Claro! Fonte: The Beatles - A história por trás de todas as canções - Steve Turner

6 comentários:

João Carlos disse...

Não gostaram do que? Oh povo metidinho!

Edu disse...

Quem saberá? A música/vídeo são tão tops como "Free". Será que alguém mais já percebeu que, no filme, quando sobem as MBEs, também aparece um Beck (baseado)? Ou é ideia fixa minha?

Joelma disse...

Maravilhosa! Qual a música que toca o coração lá no fundo e não é boa? E essa guitarra chorosa do meu George... I'm gonna cry baby!!!

Marcelennon disse...

Lembro-me que a VEJA fez uma reportagem minúscula sobre "Free as a Bird", falando mal da canção... Escrevi chamando-os à responsabilidade das palavras publicadas e, pelo menos até ontem, não vi minha carta publicada e nem uma retratação por parte da revista. Aqui é assim... John Lennon já havia dito uma vez: "Será que teremos de andar sobre as águas de novo só porque um imbecil não prestou atenção enquanto aquilo tudo acontecia?"... "Real Love" é maravilhosa... Depois de "Free as a Bird", foi o melhor legado do projeto Anthology.

Valdir Junior disse...

Faço coro com todos vocês. "Real Love" em suas versões, com os Beatles e as varias demos de John, são lindas e maravilhosas na sua simplicidade.

João Carlos disse...

Edu. É um "bagulho" mermo (após as MBEs).