Chicago, 11 de agosto de 1966. John Lennon havia se refugiado em um estúdio de gravação para dar uma relaxada. Ele estava sobre pressão. Tinha acabado de sair de uma coletiva à imprensa sobre o escândalo debelado em função da polêmica declaração feita ao London Evening Standard (Nos Estados Unidos a notícia chegou pela revista Datebook) em março daquele ano, quando disse que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. A declaração originou o veto de suas músicas em várias estações de rádio dos Estados Unidos.
Naquele 11 de agosto, Lennon estava compenetrado com sua guitarra nas mãos. Quando levantou os olhos viu à sua frente uma outra figura, de cabelos longos e que, como ele, também tinha sonhos de liberdade. Guevara não sabia cantar, mas pegou a guitarra e cantou, ou melhor, gritou canções sobre os oprimidos e as causas justas. John o escutou sem dizer uma palavra. E assim como chegou, Che se foi.
Nem John, nem Ernesto jamais comentaram nada sobre este estranho encontro. Hoje se conhece a existência daquele mini concerto secreto e alguns se aventuram a dizer que esse encontro marcou definitivamente a produção artística de John. Outros dizem escutar fragmentos daqueles “cantos” de Che em “Revolution #9”, do álbum branco dos Beatles.
Em 8 de dezembro de 2000, Fidel castro e Silvio Rodriguez inauguraram uma estátua do ex-Beatle John Lennon, em homenagem ao vigésimo aniversário de sua morte.
Durante o evento, Fidel lamentou não ter conhecido John Lennon, e acrescentou: “Suas reivindicações eram muito justas.”
Desde então, John Lennon, em uma imagem de bronze, permanece sentado em Havana ao lado de uma placa com uma de suas frases:
“Dizem que sou um sonhador, mas não sou o único.”
Dizem que do outro lado da ilha, em Santa Clara, quando escuta essa frase, a estátua de Che Guevara sorri. Fonte: http://grazaza.blogspot.com/
16 comentários:
Pessoalmente, não acredito nessa foto e nem que tal encontro tenha de fato acontecido. Chê morreu em 1967, o Lennon que aparece na imagem é da época do Imagine, em 1971. Isso nunca existiu!
Edu....obrigado pelo seu Baú viu...me acompanhou muito durante esse ano, realmente é um blog Maravilhoso e também pelos dowloads que sempre disponibiliza!Parabéns pelo seu empenho e dedicação ...nós seus leitores te agradecemos!Como é bom podermos partilhar esse amor pelos Beatles com pessoas que sempre se dispõem a buscar e partilhar seus conhecimentos!
Edu !!
Quero desejar um Feliz 2012 para você , sua família e a todos os amigos do Baú do Edu !!!
Que esse ano de 2012 seja no minimo 10x melhor !!!!
FELIZ 2012 E HARE KRISHNA !!!
Pô, Edu, que sacanagem é essa também, em cima o caso da assombração, agora essa com o Che. São histórias incríveis, mas como disse, pareçe seriado dos Monkees ou da Jeanie é um gênio. Abraços. PS: a estátua do Jonh em Havana é de verdade? Essa, até dá pra acreditar.
Ha ha ha ha. Voc~e e suas histórias.
Adorei. Valeu a homenagem ao Che.
Um beijão e feliz 2012.
De sua irmã,
Cacá
um assassino ao lado de um pacifista certamente essa foto não é verdadeira
Quem é o assassino? quem é o pacifista???
OI JEFERSON
leia tudo que puder sobre john lennon e veja a série de protestos que ele fez contra a guerra do vietnã e etc
logo em seguida leia sobre che guevara e verá que ele era apenas um covarde que matava a sangue frio, em nome da tão aclamada revolução comunista, quem quer isso, se comunismo fosse bom , os cubanos não arriscariam seu pescoço diariamente pra fugir de Cuba. Che não passa de um mito e uma historia mal contada, supostamente morreu implorando por sua vida, e possivelmete enviado pro Fidel pra morrer na Bolívia, nem o Fidel aguentava mais o Che, que estava acabando por atrapalhar seus planos de revolucao sob o apoio Russo, com suas ideias radicais e extremistas. Che eh apenas mais um babaca, um mito, endeusado pela historia e reverenciado por um monte de jovens que não entendem muito de política, e não tem idéia do que o comunismo significa e de quantas vidas inocentes ceifou. E por pior que seja, que viva o capitalismo a liberdade de expressão, a liberdade religiosa..E que viva a liberdade, ainda que penosa, ruim com ela, impossivel sem ela.
Disse-o bem!
Nem vou discutir sobre a foto ser verdadeira ou não, mas e sobre a estátua? ela existe? dá até fontade de tirar uma foto do lado dela!!!
Matou a xarada, Edu. A foto do John é de 1971, e o Che morreu em 1967 na Bolívia. Mas vc já reparou como algumas letras do john possuía uma lado comunista? Working Class Hero e Imagine são evidentes.
Comunismo, apoio Russo, assassinato a sangue frio, radical, extremista... E COMEDOR DE CRIANCINHAS! Obrigado JOÃO! Ainda bem que existem pessoas lúcidas para nos desvendar certos "mitos"!
Pessoal, essa foto é uma montagem. Na internet é possível ver a foto original sem o Che. Esse encontro, infelizmente, não aconteceu.
Pra quem acha que é verdade:
http://beatlescollege.wordpress.com/2013/06/25/o-misterio-da-foto-de-john-lennon-com-che-guevara/
Sei quem vc é, anônimo!
Sei quem vc é, anônimo!
Postar um comentário