segunda-feira, 20 de maio de 2013

BEATLES CARTOONS - OS BEATLES EM DESENHO ANIMADO


Na manhã do
 sábado, dia 25 de setembro de 1965, centenas de milhares de crianças americanas de todas as idades sintonizaram suas televisões para assistir a estreia do desenho animado dos Beatles. Foi um sucesso absurdo.

Produzida em 1965, a série de desenhos animados dos Beatles surgiu pelas mãos de Al Brodax, da King Features, para a rede de TV ABC. Os primeiros esquetes dos personagens foram elaborados por Peter Sander, e as animaçãoes ficavam com a TVC (TV Cartoons Ltd), de Londres e da Astransa, de Sidney, Austrália, com ajuda também das equipes do Cine Centrum (Holanda) e CanaWest (Canadá). As estórias eram simples e os roteiros surgiam com facilidade. Os animadores se inspiraram na postura dos Beatles em fotos e apresentações ao vivo.

Em entrevista dos anos 1970, Brodax assinalava que o processo de produção do desenho consistia em comprar todos os jornais e revistas com fotos dos Beatles e estudar todas as aparições do quarteto em programas de TV. Com as fotos e fitas nas mãos era então feito os testes de figurino e roteiro que consistiam em copiar literalmente o que aparecia nas TVs nos dias anteriores.

John era o líder. Paul o mais elegante e estiloso. George era um pouco curvado e suas pernas longas e finas eram sua característica mais marcante e Ringo destacava-se como o mais desconjuntado, um visual coerente com suas palhaçadas. A série "Beatles Cartoons" foi composta de 39 episódios com dois temas principais ou 78 episódios. As imagens foram ao ar de setembro de 1965 a setembro de 1969.
Entre os executivos, foi decidido que o público americano não iria entender o sotaque original de Liverpool. As vozes seriam “americanizadas” para o que os jovens “consideravam” um sotaque britânico. A dublagem foi feita por um americano chamado Paul Frees que fazia John e George e de um inglês, Lance Percival que dublava Paul e Ringo. Brian Epstein ficou horrorizado com o resultado e baniu a série da TV britânica onde só passou a ser exibido a partir de 1969.
Para dar um sabor internacional ao desenho os episódios eram passados em diferentes países como: Japão, Irlanda, Índia, Espanha, etc. Cada episódio tinha meia hora e era composto de 2 mini-aventuras e 2 músicas com as letras aparecendo como legendas. Foram 3 temporadas com 39 shows e 78 estórias. Confira também: http://obaudoedu.blogspot.com.br/2012/06/yellow-submarine-2012-dvd-e-blu-ray.html
BOA DIVERSÃO!

Um comentário:

Valdir Junior disse...

Incrível como o cara soube colocar nos desenho um pouco da personalidade de cada um e seus trejeitos !!!