"New York City" de John Lennon, foi lançada pela primeira vez em seu álbum Some Time in New York City de 1972. "New York City" foi inspirada pela mudança dos Lennons para a cidade de Nova York e nas pessoas que logo conheceram na cidade. Ele começou a compor a música logo depois de se mudar para lá em 1971, e algumas semanas depois, completou a primeira estrofe, embora o resto fosse apenas um esboço. Uma versão inicial aparece no filme de Lennon e Ono, Clock, filmado em setembro de 1971. Lennon continuou a expandir as letras e a fazer gravações demo da música, incluindo uma versão acústica do final de 1971 que aparece na box John Lennon Anthology. A versão final lançada no álbum foi gravada em 1972 com a superbanda Elephant's Memory de apoio.
"New York City" é, de certa forma, uma sequência de "The Ballad of John and Yoko". Como na canção dos Beatles, "New York City" fornece um relato direto dos eventos recentes na vida de Lennon. Entre eles, seu encontro com o músico de rua David Peel, seu concerto com Frank Zappa em Fillmore East, o encontro com a Elephant's Memory, seu concerto beneficente na Prisão Estadual de Attica no Apollo Theatre e sua visita ao Max's Kansas City. Na letra, também há referência aos problemas de imigração de Lennon. Em resposta ao governo dos EUA tentando deportá-lo do país, Lennon retruca que ele vai morar em Nova York, gostem ou não, e que "a Estátua da Liberdade disse para vir".
"New York City" foi tocada nos shows ‘One To One’ no Madison Square Garden em 30 de agosto de 1972. Lennon e Ono encabeçaram os shows da tarde e da noite, que ajudaram crianças deficientes. Uma gravação do primeiro show (tarde) foi lançada em 1986 como o álbum Live In New York City. A apresentação de Nova York abriu os shows e o álbum.
Nenhum comentário:
Postar um comentário