O ano de 1976, marcou o início de um monte de lançamentos relacionados aos Beatles. Tanto do catálogo oficial (relançamento mundial da discografia inglesa completa e de novas coletâneas) quanto de obras de terceiros que buscavam capitalizar sobre o repertório dos Fab Four. O primeiro e mais curioso deles – e, ironicamente, talvez um dos menos lembrados – foi o filme/disco “All This And The World War II”. O filme, é um documentário musical dirigido por Susan Winslow. Ele justapõe músicas dos Beatles coverizadas por uma variedade de músicos consagrados com imagens de noticiários da Segunda Guerra Mundial e filmes da 20th Century Fox. “All This And The World War II” foi severamente atacado pelos críticos e durou apenas duas semanas nos cinemas antes de ser retirado.
“All This And The World War II” apresentava clipes dos cinejornais do exército da Alemanha nazista, vários filmes da 20th Century Fox e outros estúdios, bem como outros filmes de propaganda com Jack Benny, Edgar Bergen, Charlie McCarthy, Milton Berle, Humphrey Bogart, Richard Burton, Neville Chamberlain, Dwight D. Eisenhower, Clark Gable, Adolf Hitler, Bob Hope, Joseph P. Kennedy, Laurel and Hardy, James Mason, Benito Mussolini, Franklin Delano Roosevelt, Joseph Stalin e James Stewart. Os críticos atacaram o filme com entusiasmo, o público ficou longe e a Fox prontamente retirou “All This And The World War II” do lançamento.
A decisão de utilizar outros artistas cantando as músicas dos Beatles foi tomada pelos produtores do filme depois que eles perceberam o ganho adicional do dinheiro que poderia ser feita através da venda do álbum com a trilha sonora. E o resultado foi que a venda do álbum duplo gerou mais renda do que o próprio filme, que ficou apenas duas semanas nos cinemas quando foi lançado e foi fortemente arrasado pela crítica. O álbum foi lançado em 25 de outubro de 1976 e o filme em 11 de novembro de 1976 e alcançou o número 23 no UK Albums Chart, com um total de sete semanas nessa lista, e o número 48 no Billboard Top 200. Também alcançou o número 17 nas paradas de álbuns holandesas e o número 37 nas paradas de álbuns da Nova Zelândia. A trilha sonora é notável por apresentar a estreia solo de Peter Gabriel, ex- Gênesis, cantando "Strawberry Fields Forever".
O LP também foi lançado em 1979 com o título The Songs Of John Lennon & Paul McCartney Performed By The World's Greatest Rock Artists, e duas das faixas ("Let It Be" interpretada por Leo Sayer e "Because" interpretada por Lynsey de Paul) foram lançadas na versão cover dos Beatles do álbum With A Little Help que foi lançado na Europa em 1991. O álbum foi finalmente lançado em CD em 2006 no selo Hip-O Select e novamente em 2015 como um lançamento de edição limitada no selo Culture Factory completo com a capa gatefold original. A versão de Elton John para "Lucy in the Sky with Diamonds", quando lançada anteriormente como single em 1974, tornou-se um hit número um nos EUA e no Canadá. A versão de Rod Stewart para "Get Back" foi posteriormente lançada e se tornou um single de sucesso no Reino Unido (#11). "Maxwell's Silver Hammer" foi o último single de Frankie Laine a atingir a parada Billboard Hot 100, onde alcançou o número 86; e a cover de Ambrosia para "Magical Mystery Tour" alcançou o 39º lugar na Billboard Hot 100 dos EUA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário