quarta-feira, 12 de julho de 2023

RICHARD LESTER – OS BEATLES E MUITO MAIS! - SENSACIONAL!


O diretor Richard Lester nasceu em 19 de janeiro de 1932, em uma família judia, na Filadélfia, Pensilvânia, EUA. Criança prodígio, entrou na universidade aos 15 anos. Comumente referido como Dick Lester, aos 91 anos, é aposentado e vive no Reino Unido. Ele é mais conhecido por seu trabalho com The Beatles na década de 1960 e nas séries de filmes Superman II e III nos anos 1980. É sócio honorário da London Film School e é considerado o “pai dos videoclipes”. Lester começou na televisão em 1950, como ajudante de palco, gerente de palco, assistente de direção e depois diretor em menos de um ano. Entre fevereiro de 1953 a 29 de janeiro de 1954, Lester dirigiu “Action in the Afternoon”, uma série de TV de faroeste que foi ao ar ao vivo na rede CBS.
Em 1953, mudou-se para Londres e começou a trabalhar para a televisão, com produtores de baixo orçamento em episódios de Mark Saber, uma série de detetives de meia hora. Também trabalhou como escritor em “Curtains for Harry” (1955) e “The Barris Beat” (1956). Um programa de variedades que Lester produziu chamou a atenção de Peter Sellers, que contou com sua ajuda de para traduzir “The Goon Show” para a televisão inglesa como “The Idiot Weekly, Price 2d” em 1956. Foi um sucesso, assim como os dois programas subsequentes, “A Show Called Fred” (1956) e “Son of Fred” (1956).
Lester foi aclamado com um curta-metragem que fez com Spike Milligan e Peter Sellers, “The Running Jumping & Standing Still Film” (1959). Também fez outro curta, “The Sound of Jazz” (1959). Seu primeiro longa-metragem como diretor foi “It's Trad, Dad!”, de 1962, um musical que consistia em uma série de atos, incluindo John Leyton e Gene Vincent. O segundo foi “O Rato na Lua” (1963), estrelado por Margaret Rutherford, uma sequência de "O Rato Que Rugiu" (1959). Ele voltou à TV, dirigindo episódios de “Room at the Bottom” (1964). O filme “Running Jumping & Standing Still” era um dos favoritos dos Beatles, principalmente de John Lennon. Quando os rapazes foram contratados para fazer um longa-metragem, eles escolheram Lester em uma lista de possíveis diretores.
“A Hard Day's Night” (1964) mostrou uma versão exagerada e simplista dos personagens dos Beatles, e provou ser uma ferramenta de marketing eficaz. Muitas de suas inovações estilísticas sobrevivem ainda hoje como convenções de videoclipes, em particular a filmagem em vários ângulos de uma apresentação ao vivo. Lester recebeu um prêmio especial da MTV como "Pai do Vídeo Musical".

“A Hard Day's Night” foi um grande sucesso comercial e de crítica. Lester dirigiu então o primeiro de vários filmes de "swing" por excelência, a comédia sexual “The Knack... and How to Get It” (1965), primeiro de três filmes de Lester com o ator Michael Crawford, e o primeiro de quatro colaborações com o roteirista Charles Wood, ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes.

Lester seguiu com um novo filme dos Beatles, "Help!” (1965) - uma paródia dos populares thrillers de espionagem de James Bond, foi a segunda colaboração com o roteirista Charles Wood, e foi outro grande sucesso comercial. Lester recebeu uma oferta de Hollywood para dirigir a adaptação cinematográfica de “Uma coisa engraçada que aconteceu no caminho para o fórum”, de 1966. Ele então fez o filme sombrio e surreal “How I Won the War” (1967), que ele se referiu como um "filme anti-guerra".“How I Won the War” é um filme de humor negro britânico de 1967, baseado no romance homônimo de Patrick RyanÉ estrelado por Michael Crawford como o estúpido oficial do exército britânico e John Lennon (em seu único papel não musical, como o impagável soldado Gripweed).
Em seguida, Lester fez "Petulia" (1968) com Julie Christie e George C. Scott. Ele voltou ao tema anti-guerra com a comédia negra pós-apocalíptica "The Bed Sitting Room" (1969), baseada em uma peça de Spike Milligan e John Antrobus. O roteiro foi a quarta colaboração creditada entre Lester e Charles Wood, embora Wood continuasse a fornecer reescritas de produção não creditadas para outros filmes de Lester. "How I Won the War" e "Bed Sitting Room" tiveram um desempenho ruim nas bilheterias e o diretor se viu incapaz de levantar fundos para uma série de projetos, incluindo uma adaptação dos romances Flashman.
A carreira de Lester reviveu quando ele foi contratado por Alexander e Ilya Salkind para fazer uma versão de Os Três Mosqueteiros (1973), baseado em um roteiro de George MacDonald Fraser. Os produtores decidiram dividir o primeiro filme em dois após a conclusão da fotografia principal, sendo o segundo chamado "Os Quatro Mosqueteiros" (1974). Lester foi chamado no último minuto como diretor substituto em "Juggernaut" (1974), um thriller ambientado em um cruzeiro. O sucesso dos filmes dos Mosqueteiros permitiu a Lester conseguir dinheiro para "Royal Flash" (1975), baseado no segundo romance Flashman de MacDonald Fraser.
Lester seguiu com "Robin e Marian" (1976), com roteiro de James Goldman, estrelado por Sean Connery e Audrey Hepburn. Ele então fez "The Ritz" (1976) baseado em uma peça de Terrence McNallyLester também dirigiu "Butch e Sundance: The Early Days" (1979) e "Cuba" (1979), também com Connery; nenhum desses filmes teve qualquer sucesso comercial.

O próximo filme de Lester foi um grande sucesso: "Superman II". A produção de Superman II começou antes de "Superman" ser concluído e teve que ser interrompida para se concentrar em terminar o primeiro filme. Depois que o primeiro filme do Superman foi lançado no final de 1978, os Salkinds voltaram à produção de Superman II sem informar o diretor do Superman, Richard Donner; eles colocaram Lester atrás da câmera para completar o resto dos 25% restantes do filme. Embora Donner tivesse filmado 75 por cento, a maior parte do que foi planejado para o filme, grande parte de sua filmagem foi descartada ou refeita durante o tempo de Lester no projeto. Gene Hackman, que interpretou Lex Luthor, recusou-se a retornar para as refilmagens, então Lester usou um dublê e um imitador para colocar as falas de Luthor em imagens de Hackman filmadas por Donner. Algumas das filmagens originais de Donner foram posteriormente integradas em versões para televisão do filme. Em novembro de 2006, a filmagem de Donner foi reeditada em "Superman II: The Richard Donner Cut", consistindo principalmente de sua filmagem com a filmagem de Lester.
Lester dirigiu também "Superman III" (1983), mas este terceiro filme não foi tão bem recebido quanto seus predecessores. Ainda assim foi considerado um sucesso de bilheteria, ocupando a 14ª posição naquele ano em todo o mundo. Lester dirigiu a comédia "Finders Keepers" (1984), estrelada por Michael O'Keefe, Louis Gossett Jr. e Beverly D'Angelo. O filme foi um fracasso, embora hoje seja notável como um dos primeiros filmes com Jim Carrey. Em 1988, Lester reuniu a maior parte do elenco dos Três Mosqueteiros para filmar outra sequência intitulada "O Retorno dos Mosqueteiros", lançada no ano seguinte. Durante as filmagens na Espanha, o ator Roy Kinnear, um amigo próximo de Lester, morreu após cair de um cavalo. Lester terminou o filme, depois aposentou-se efetivamente da direção aos 56 anos, voltando apenas para dirigir o filme do show de Paul McCartney, "Get Back" de 1991.

Em 1993, ele apresentou "Hollywood UK", uma série de cinco episódios sobre o cinema britânico dos anos 1960 para a BBC. O diretor Steven Soderbergh está entre muitos que pediram uma reavaliação do trabalho e da influência de Lester. Ele escreveu "Getting Away with It", publicado em 1999, sobre a carreira de Lester, que consiste em várias entrevistas com Lester. Em 2012, o British Film Institute concedeu a Lester a "Fellowship", a maior homenagem da indústria cinematográfica britânica, em reconhecimento ao seu trabalho. O prêmio foi entregue em uma cerimônia pública no dia 22 de março no National Film Theatre, e foi seguido por uma exibição de "Robin e Marian". A citação de sua bolsa reconhece que "Richard Lester criou um corpo único de trabalho que enriqueceu a vida de milhões com seu humor surreal brilhante e estilo inovador. Embora nascido na América, ele viveu na Grã-Bretanha por 60 anos e dirigiu algumas das criações mais duradouras e influentes do cinema britânico".

Sobre os Beatles, Richard Lester disse o seguinte: "Foi um prazer extraordinário conhecê-los e ter tido a oportunidade de trabalhar com eles. Sinto-me honrado por fazer parte de sua história".

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