sexta-feira, 31 de outubro de 2014

THE ROLLING STONES - SYMPATHY FOR THE DEVIL


Depois do álbum "Their Satanic Majesties Request", que muitos consideraram um passo em falso no lado psicodélico da banda, os ROLLING STONES decidiram voltar ao básico, em parceria com um novo produtor - Jimmy Miller - mais conhecido na época por ter trabalhado no álbum "Mr. Fantasy" do TRAFFIC. Entre o novo lote de canções de Mick Jagger e Keith Richards, uma delas que poderia ou não ter sido inspirada pelos escritos do poeta francês Charles Pierre Baudelaire, mas que definitivamente foi cantada sob o ponto de vista de Satanás.

Gravada inicialmente no estúdio Olympic Sound em Londres em 4, 5, 8 e 10 de junho de 1968 e com os famosos "woo woo" sendo adicionados mais tarde em Los Angeles, "Sympathy for the Devil" se caracteriza com Jagger fazendo o papel de Príncipe das Trevas cantando sua trajetória através da história da humanidade e suas reações a eventos como a crucificação de Jesus Cristo, a revolução russa e a segunda guerra mundial, envolvendo detalhes do presente. Por exemplo, quando Robert Kennedy foi assassinado em 6 de junho de 1968, Mick Jagger alterou a letra original de "eu gritei: quem matou Kennedy?" para "eu gritei bem alto: quem matou os Kennedys?".

Embora Jagger hesite em associar a obra de Baudelaire como inspiração específica para "Sympathy for the Devil", em uma entrevista para a Rolling Stone em 1995 ele admitiu: "às vezes, quando olho para meus livros de Baudelaire, não consigo visualizá-la lá, mas foi uma ideia que tive do escritor francês". O frontman nunca negou que o guitarrista Keith Richards não tinha muito a ver com a música, sugerindo que eles poderiam tentar em outro ritmo. Em 2003, o baterista Charlie Watts reconheceu seu não envolvimento na criação da canção. A primeira vez que ele ouviu a música, foi quando Jagger a tocou para ele completamente. "Tivemos que tocar de várias maneiras diferentes. No final, toquei uma espécie de Jazz Latino ao estilo Kenny Clarke em 'A Night in Tunisia'. Um estilo parecido, não o mesmo", disse Watts.

Vindo em seguida a um disco chamado "Their Satanic Majesties Request", não foi surpresa que uma música chamada "Sympathy for the Devil" resultasse nos ROLLING STONES sofrendo acusações de adoração ao diabo, mas, dado que eles conseguiram se manter por mais de 45 anos desde o seu lançamento, é justo dizer que a controvérsia não gerou muitos danos a longo prazo. Desde o lançamento, a canção foi regravada por vários artistas diferentes, incluindo SANDIE SHAW, GUNS N'ROSES, BRYAN FERRY, BLOOD SWEAT & TEARS, NATALIE MERCHANT, JANE'S ADDICTION, entre outros. A maioria, porém, concorda que a versão original permanece intocável.

4 comentários:

Fábio Simão disse...

É uma baita música.

Edu disse...

Sem dúvidas! Abração!

João Carlos disse...

Uma das melhores e absolutamente original.

Valdir Junior disse...

Um "samba" para inglês ouvir, mas eu gosto muito !!!
Alem de tudo e letra é bem interessante !!