terça-feira, 28 de outubro de 2014

THE EASYBEATS - FRIDAY ON MY MIND - SENSACIONAL!


Na cola do sucesso das bandas Beat européias, surgiram centenas de bandinhas em todos os cantos do planeta. Na Austrália (como no Brasil) a coisa não foi diferente. Algumas (poucas) realmente muito boas. The Easybeats era uma dessas muito boas. Foram diretamente influenciados pelos Beatles e outros grupos adjacentes da chamada invasão britânica. Rapidamente se tornaram uma das bandas mais populares de Sidney, ainda em início de carreira. No final de 1965 eles eram o grupo mais popular da Austrália, com vários hits tocando nas rádios (todos escritos por Stevie Wright e George Young) e seus shows eram marcados por intensa histeria das fãs.

Em 1966 os Easys foram para Londres e gravaram uma série de músicas no estúdio Abbey Road, já com um produtor freelancer, Shel Talmy (notado pelo seu trabalho com a banda The Who e The Kinks). Entre elas “Friday On My Mind” (G. Young e H. Vanda), que ficou em 1º lugar na Austrália, 6º lugar no Reino Unido, 16º nos EUA e entrou no Top das 10 mais tocadas na França, Holanda, Itália e Alemanha, chegando a vender mais de um milhão de cópias em todo o mundo.

A canção chegou a ser regravada em 1973 por David Bowie no seu álbum Pin Ups. Eles fizeram uma turnê pela Europa (com os Rolling Stones) e pelos EUA. Depois da “volta pra casa”, em 1967, o baterista Gordon Henry Fleet, deixa a banda e é substituido por Tony Cahil. Começa o declínio, que terminaria com o irremediável fim da banda em 68. "Friday" também foi regravada pelo grande Peter Frampton numa versão matadora no seu fantástico Breaking All The Rules, de 83. Uma curiosidade: George Young é irmão mais velho dos dois Youngs do AC/DC. Valeu! Abração!

3 comentários:

Edu disse...

Sou fã incondicional dessas bandinhas! Tenho tudo que posso!

Fábio Simão disse...

Achei diferente.

João Carlos disse...

Essa é clássica. Teve versão no Brasil, mas lembro quem gravou.