sexta-feira, 3 de outubro de 2014

A ARTE DE RENÉ MAGRITTE - INSPIRAÇÃO PARA PAUL McCARTNEY

A década de 1960 trouxe um grande aumento na conscientização do público sobre a obra de Magritte. Um dos meios pelos quais sua imaginação se tornou familiar a um público mais vasto foi através da reprodução em álbuns de rock. Os primeiros exemplos incluem o álbum de 1969 “Beck-Ola” do Jeff Beck Group - reprodução de Magritte da obra The Listening Room, e o álbum de 1974 de Jackson Browne, Late for the Sky, inspirado por Magritte em L'Empire des Lumières.
Alan Hull da banda de folk-rock UK Lindisfarne, utilizou pinturas de Magritte em dois álbuns solo em 1973 e 1979. A banda Styx fez uma adaptação de Magritte (Carte Blanche) para a capa de seu álbum de 1977 The Grand Illusion, enquanto a capa do álbum de Gary Numan de 1979 “The Pleasure Principle”, assim como John Foxx em seu álbum de 2001 ‘The Pleasures of Electricity”, que foi baseada na pintura de Magritte “Le Principe du Plaisir”.
A banda de rock Jethro Tull menciona Magritte em uma letra “1976”, a canção de Paul Simon "Rene and Georgette Magritte with Their Dog After the War" aparece no álbum de 1983, Hearts and Bones. Magritte também é o tema e título de uma canção de John Cale em 2003 “Hobo Sapiens”. E por aí vai. Se fosse pesquisar de verdade, acredito que ainda haveria mais.
No entanto, de todos os ícones da Cultura Pop, ninguém é mais fã de Magritte do que Sir Paul McCartney, desde os anos 60. Paul é dono de muitas de dezenas de suas pinturas, e afirma que uma pintura de Magritte o inspirou a usar o nome Apple para empresa multimídia dos Beatles.
Em uma entrevista com Johan Ral em 1993, Paul McCartney lembra: "tinha um amigo chamado Robert Fraser, que era proprietário de uma galeria em Londres, costumávamos sair muito e eu disse a ele que eu realmente amava a obra de Magritte. Fomos descobrindo Magritte nos anos sessenta, apenas através de revistas e essas coisas e simplesmente adorávamos seu senso de humor. Quando ouvimos que ele era um cara muito comum que costumava pintar nove horas por dia com o seu chapéu-coco, tornou-se ainda mais intrigante. Robert foi atrás de algumas gravuras para mim, porque sabia que eu realmente gostava dele. E foi tão barato, então, é terrível pensar o quão barato elas eram. Mas de qualquer forma, adorei. Um dia ele trouxe esta pintura para a minha casa. Estávamos no jardim,era um dia de verão. E ele não queria perturbar-nos, eu acho que nós estávamos filmando ou algo assim. Então, ele deixou esta imagem de Magritte. Era uma maçã - e ele apenas deixou na mesa da sala de jantar e se foi. Havia uma inscrição sobre ela "Au revoir". E naquele momento surgiu a ideia da Apple. E esta maçã verde grande, que eu ainda tenho agora, tornou-se a inspiração para o logotipo. E então decidimos cortá-la ao meio para o lado B".
A pintura que se tornou a inspiração para o logotipo da Apple é chamada Le jeu de Mourre e data de 1966.

3 comentários:

João Carlos disse...

Só passei a conhece-lo a partir dos Beatles. Fiquei incrível quando ouvi a música de Simon em 84 no Rio.

Fábio Simão disse...

Magnífica história!

Valdir Junior disse...

Adorei o post Edu !!
É confesso que conheço muito pouco da artes plasticas !!
Esse aguçou minha curiosidade !!
Valeu !!