domingo, 26 de outubro de 2014

THE BEATLES - SHE LOVES YOU - SHOW!

Na tarde de primeiro de julho de 1963, Os Beatles estavam para gravar "She Loves You" nos estúdios da EMI quando começou a confusão. Como relembrou Geoff Emerick - então assistente no Abbey Road e, mais tarde, engenheiro dos Beatles -, "a enorme multidão de garotas que estava do lado de fora invadiu o lugar pela porta da frente... Montes de adolescentes histéricas, gritando, corriam pelos corredores, perseguidas por um punhado de ofegantes policiais londrinos". A bagunça pode ter sido uma benção disfarçada para os Beatles, que imediatamente engataram em um dos mais exuberantes singles pop de todos os tempos. "[O caos] ajudou a despertar um novo nível de energia no grupo", escreveu Emerick.
Lennon e McCartney começaram a escrever "She Loves You" em uma van, em turnê, e depois fizeram o grosso do trabalho no Turk's Hotel, em Newcastle, sentados em suas camas, munidos de violões. A novidade na letra foi a introdução de uma terceira pessoa, balançando a típica fórmula do eu-te-amo. A variação foi inspirada por "Forget Him", de Bob Rydell, um sucesso no Reino Unido. "Era alguém trazendo uma mensagem", disse McCartney. "Não éramos mais nós. Há uma pequena distância que conseguimos colocar nela, o que é bem interessante." Ainda assim, algo estava faltando. "Tínhamos escrito a canção e precisávamos de mais", disse Lennon. "Tínhamos 'yeah, yeah, yeah' e pegou. Não sei exatamente de onde tiramos - Lonnie Donegan sempre fazia. Elvis fez em 'All Shook Up'."
Eles terminaram "She Loves You" na casa de McCartney, de volta a Liverpool. Quando o pai de Paul ouviu a música, disse: "Filho, há americanismos o suficiente por aí. Você não poderia cantar 'yes, yes, yes' só uma vez?" McCartney res¬pondeu: "Você não entende, pai. Não ia funcionar".
Por todo o imediatismo cru de seu som, a música tam¬bém anunciava um novo nível de sofisticação para os mem¬bros da banda como compositores e arranjadores. "She Lo¬ves You" abre com o refrão, em vez de usar o primeiro verso, dando um impacto extra - uma sugestão de George Mar¬tin. O toque final foi o característico acorde que encerra o refrão - ideia de Harrison -, que para Martin soava "melo¬so". "Ele achou que estávamos brincando", disse McCartney. "Mas não funcionava sem ele, então mantivemos o acorde e o convencemos."
A aparição dos Beatles no Sunday Night at the London Palladium da ITV, em 13 de outubro de 1963, culminan¬do na performance de "She Loves You", é frequentemente considerada o pico da Beatlemania. Os Beatles seguiriam de triunfo em triunfo no decorrer dos anos 60, mas na Grã-Bretanha, "She Loves You" continuou sendo o single mais vendido da década.

3 comentários:

Murilo Pedreira disse...

Então começar pelo refrão em She Loves You e Can't Buy Me Love foi ideia do George Martin, né?

Fábio Simão disse...

Adorei a riqueza de detalhes em relação a esta música. Muito bom, Edu!

João Carlos disse...

O começo do começo!