terça-feira, 19 de março de 2019

AS INACREDITÁVEIS PERUCAS BEATLE*****


Tanto quanto sua música e a forma de apresentá-la, os Beatles mudaram o comportamento e a sociedade. Mesmo quando não eram os pioneiros, a popularidade que tinham dava aval a qualquer ideia - e criava tendências: paz, amor, drogas e companhia. A fase em que o grupo foi para a Índia impulsionou deste lado do planeta um interesse inédito pelas tradições orientais e influenciou das conversas de bar à moda, passando pela decoração e a venda de incenso.

Durante a primeira visita dos Beatles aos Estados Unidos, há 51 anos, em fevereiro de 1964 – início do que ficou conhecido como “invasão britânica”, o mundo ocidental, ainda convalescente dos estragos da Segunda Guerra e do assassinato do Presidente Kennedy, era novamente sacudido. Mas dessa vez, pelos acordes de músicas estranhas, mas irresistíveis, como She Loves You e I Want to Hold Your Hand. Mesmo antes de sua chegada à América, já estavam sendo comercializados uma infinidade de bugigangas baratas que já estava sendo produzida para ganhar dinheiro com o nome deles: lanternas, relógios, casacos, travesseiros, cachecóis, canetas, pulseiras, jogos de tabuleiro, livros para colorir e qualquer coisa que se possa imaginar. Mas de todos esses produtos, o mais estranho, o mais bizarro deles todos sem dúvidas, foi a “Peruca Beatle”.


As perucas Beatle certamente foram a maior mudança na confraternização de celebridades desde o aparecimento de camisetas estampadas. Enquanto atores e cantores lançaram modas durante a  primeira metade do século XX, não se tem conhecimento, de nenhum outro artista que tenha inspirado tantos produtos industrializados com os Beatles, de modo que sua popularidade sísmica explodiu completamente a cultura ocidental.
Os Beatles foram os precursores da imagem do ídolo pop cabeludo. Hoje, os inocentes penteados mop-top (que têm esse nome pela semelhança com um esfregão, do inglês mop) nem parecem rebeldes, mas há 51 anos eram. O comércio lucrou muito com a venda das “perucas Beatle”, que podiam ser feitas de cabelos mesmo ou de plástico, para crianças.

Botinas de salto cubano eram onipresentes como botas "Beatle", e ternos eduardianos sem gola eram vendidos como ternos "Beatles". Mas essas eram roupas que já existiam. Mas e as perucas? O desejo generalizado dos fãs de comprar perucas ruins para imitar o cabelo de seus heróis com certeza, foi algo absolutamente novo.
"A única Peruca Beatle Autêntica" apareceu em 1964 e foi fabricada pela Lowell Toy Mfg. Corp. de NY. Feitas de cabelo "natural", atualmente são avaliadas em cerca de US $ 100, se ainda estiverem seladas, e não são tão difíceis de encontrar. Uma grande quantidade de perucas originais não embaladas foi encontrada em 1983, e novos cartões de cabeçalho foram impressos para reembalá-las. Os cartões de cabeçalho eram quase idênticos aos originais, mas com a adição bem-vinda de uma linha de texto: "Original autêntica peruca Beatle por volta de 1964”.


Uma outra versão da Peruca Beatle também foi fabricada no Reino Unido, estilo de plástico e um cartão de cabeçalho diferente, com a embalagem, pode custar até cerca de US$ 500 em bom estado, e é a mais rara (e cara) de todas as Perucas Beatle.


Nenhum comentário: