quinta-feira, 14 de março de 2019

THE BEATLES - A INCRÍVEL ARTE DA CAPA DO "OLDIES"

O amigo Haroldo Clarim disse nos comentários da recente postagem "A COLLECTION OF BEATLES OLDIES, BUT GOLDIES", que seria interessante saber quem foi o autor da arte fantástica da capa. Pois bem: aqui está!
A capa do álbum é uma pintura do artista DAVID CHRISTIAN, que capturou as cores vibrantes então populares nas boutiques de moda da Carnaby Street de Londres. A pintura era um trabalho "colorido de "Pop-Art" que havia sido encomendado por Brian Epstein. Mostra algumas figuras que seriam os Beatles em estilo Vaudeville nos anos 1920 com carros da época, gramophone e dança.  Na descrição do jornalista de música Martin O'Gorman, a imagem da capa reflete em parte a popularidade de butiques retrô como I Was Lord Kitchener's Valet; inclui também um homem com um corte de cabelo no estilo "mod" reclinado sobre um bumbo de bateria com o nome do álbum, vestindo uma calça listrada Day-Glo e gravata com estampas berrantes. O'Gorman acrescenta que, com exceção dos bigodes que os quatro Beatles logo cultivariam, o artista também havia capturado a nova imagem psicodélica da banda, que seria revelada nos clipes das duas músicas de seu próximo single, "Strawberry Fields Forever" e "Penny Lane".
Na parte de trás da capa do LP, foi usada uma belíssima foto feita por ROBERT WHITAKER. A foto foi tirada no Tokyo Hilton, onde os Beatles foram confinados por grande parte de sua turnê de 1966 no Japão devido a preocupações com a segurança. O autor Colin Larkin comenta que, em comparação com seu visual como artistas ao vivo, sua imagem como pop-stars também estava passando por uma metamorfose no final de 1966.

5 comentários:

Edu disse...

É como eu disse em "It's The Beatles", esta é a real importância dos comentários. Valeu, Haroldo!

Haroldo Clarim disse...

Obrigado! Eu tinha essa curiosidade pois via essa capa psicodélica como prenuncio do que iria acontecer com os beatles após o final de 1966.

HÉTEL STEFANHUCK disse...

Adoro essa capa , psicodelismo puro...... e esse disco é uma ótima coletânea ......e as fases psicodélicas para mim, são as melhores em termos de autoconhecimento ...🌵🍄

Carlos marangon disse...

Adoro também está capa psicodélica demais uma das mais legais dos Beatles. A coletânea abrange bem o período inicial.

Dani disse...

Legal! Adoro arte psicodélica.