sexta-feira, 22 de março de 2019

THE BEATLES - PLEASE PLEASE ME- O 1º A GENTE NÃO ESQUECE!


No dia 22 de março de 1963, os Beatles lançaram o álbum “Please Please Me”, há 56 anos. Com um disco simples, direto e alto astral, os então quatro garotos de Liverpool oficialmente estreavam no show bussines. O lançamento potencializou o surgimento da “beatlemania”, um fenômeno de adoração que continua até hoje e só parece ficar mais forte.
Lançado em 22 de março de 1963, o sensacional disco de estreia dos Beatles esbanja frescor e vitalidade. A ideia original era gravar a banda ao vivo no Cavern, em Liverpool. Como as condições técnicas não eram adequadas, George Martin preferiu levar os rapazes para os estúdios de Abbey Road. O álbum todo foi gravado no dia 11 de fevereiro de 1963, com os trabalhos começando às 10 da manhã. O conceito foi mantido. O disco tinha que ser um registro de como os Beatles soavam no palco. Por isso tudo foi feito ao vivo, com poucos overdubs. O álbum mostra como Lennon e McCartney tinham florescido como compositores. Das 14 músicas, oito são da dupla. O disco foi “recheado” com "Love Me do", "PS I Love You", "Please Please Me" e "Ask Me Why", que tinham sido lançadas pouco antes em singles de sucesso. As outras faixas originais são exemplares. Uma delas, "I Saw Her Standing There", um rock cheio de energia concebido por Paul, logo se tornou Standart. "Misery" tinha sido escrita para a cantora Helen Shapiro. "There’s a Place", de Lennon, era original e personalíssima. "Do You Want To Know a Secret" foi escrita por John e Paul para Billy J. Kramer e no álbum ganhou o vocal de George. Os covers mostram que os Beatles estavam muito interessados no som criado pelos compositores americanos do Brill Building, que escreviam para os grupos de garotas. Assim tem "Chains" (The Cookies), "Boys" e "Baby It’s You" (The Shireless). A inclusão de "A Taste Of Honey" é uma amostra do ecletismo de Paul. A canção veio de uma peça de teatro, mas os Beatles se basearam na gravação de Lenny Welch. Em "Anna (Go With Him)", Lennon prestou homenagem ao mestre do R&B Arthur Alexander. Porém, ele se superou em "Twist And Shout". Foi a última música a ser gravada. John, que estava se recuperando de um resfriado, deu a performance da sua vida, berrando desbragadamente e fazendo todos esquecerem a versão original dos Isley Brothers.

George Martin, que tinha encanto pelo zoológico de Londres, pensou que seria uma boa publicidade para o mesmo se os Beatles posassem para a capa do álbum diante da casa de insetos do zoo, mas a Sociedade Zoologica de Londres não permitiu que isso fosse feito. Decidiu-se então que a foto da capa fosse dos quatro integrantes em um balcão da escadaria da EMI em Manchester Square. Esta foto tirada por Angus McBean e uma bem semelhante foi usada posteriormente para a capa da coletânea "The Beatles 1962-1966". O álbum foi lançado no Reino Unido em versão mono no dia 22 de março de 1963 e em versão estéreo em 26 de abril do mesmo ano. Nos Estados Unidos, a maioria das canções de “Please Please Me” foram lançadas no álbum da Vee-Jay Records chamado Introducing... The Beatles" em 1964, e depois no álbum da Capitol Records chamado “The Early Beatles” em 1965. O álbum “Please Please Me” não foi lançado neste país até a padronização mundial do catálogo dos Beatles.
Para encerrar, a gente confere o texto original da contracapa do álbum, escrito por Tony Barrow.
A música “pop" é um movimento contagiante, nos dias de hoje. Os Beatles foram notados musicalmente, em outubro de 1962. Como revisor de discos, meu natural interesse pelo grupo impediu-me de tomar partido em seu primeiro sucesso. Dezoito meses antes da primeira visita deles aos estúdios EMI, em Londres, os Beatles já tinham sido eleitos os favoritos de Merseyside, e era inevitável que seu primeiro disco Parlophone, “LOVE ME DO", entraria diretamente em 1° lugar no “hit parade" local, em Liverpool. As chances do grupo de entrar na parada nacional de sucessos pareciam muito remotas, pois nenhum outro conjunto havia reunido os “best sellers” através de gravação em disco. Mas acontece que os Beatles fizeram história desde o início, e “LOVE ME DO" vendeu muitas cópias em suas primeiras 48 horas, subindo para os primeiros lugares do “hit parade" do país. Em tantos anos de trabalho, nunca vi um grupo britânico tomar a dianteira com tamanha rapidez. Nos seis meses que se seguiram à apresentação de “LOVE ME DO” entre as “20 mais", quase todos os jornais do país, que falavam de música, começaram a fazer elogios aos Beatles. Os leitores do “New Musical Express” elegeram os rapazes, o grupo mais popular, colocando-os, surpreendentemente, nas pa­radas, baseados, apenas, no lançamento de um disco. (1962/1963). As fotografias do grupo foram estampadas nas primeiras páginas de três jornais especializados no assunto. Todo mundo se interessou pelos novos sons vocais e instru­mentais que os Beatles haviam introduzido na música. Brian Matthew (que havia apresentado os Beatles a milhões de expectadores e ouvintes em seus programas, “Thank Your Lucky Stars", “Saturday Club” e “Easy Beat”) descreve o quar­teto como visualmente e musicalmente o mais excitante e com­pleto grupo que apareceu desde THE SHADOWS. Revendo-se ou se produzindo disco, não se pode fazer pre­visões a longo prazo quanto ao seu sucesso. O hit parade nem sempre consegue manter as execuções mais notáveis do dia e por isso não se deve presumir que a versatilidade conta para tudo. Durante a gravação de um programa na Rádio Luxemburgo, na série EMI FRIDAY SPECTACULAR, convenci-me de que os Beatles estavam preparados para desfrutar da fama que os colocaria, merecidamente, em primeiro lugar. O auditório de jovens não conhecia a relação dos artistas e dos conjuntos que iam apresentar-se, e, quando Muriel Young começou a chamar os Beatles pelos seus primeiros nomes, John... Paul... o resto de sua apresentação foi sufocado por frenéticos aplausos. Não tenho a mínima idéia de que qualquer outro conjunto — Britânico ou Americano — pudesse ser tão prontamente identificado e bem acolhido só pelo anunciar de dois nomes. Para mim, esta foi a prova fundamental de que os Beatles (e não apenas 1 ou 2 de seus discos de parada de sucesso) haviam chegado ao ponto máximo de popularidade, reservado aos poucos privilegiados do reino do disco. Logo depois, os Beatles provaram sua força pop, quando saltaram de uma colocação mais baixa do “hit parade” para os "10 mais” do país, com seu segundo compacto simples “PLEASE PLEASE ME”. Este disco de vendagem rápida continuou a surpreender todos os competidores quando saltou para o ambicioso primeiro lugar no final de fevereiro. Mais de 4 meses depois do lançamento de seu primeiro disco, os Beatles tornaram-se os maiores recordistas de vendagens. O produtor George Martin nunca teve dificuldade na esco­lha das canções para os Beatles. John Lennon e Paul McCartney têm suas próprias composições populares, já prontas, para aten­der ao mercado de discos até 1975. Entre eles, os Beatles adotam o slogam “faça você mes­mo”. Eles fazem suas próprias letras e seus próprios arranjos vocais. A música dos Beatles é impetuosa, pungente, desini­bida, quente e exclusiva. O slogan “faça você mesmo’ assegura completa originalidade da música. Embora tantas pessoas achem que os Beatles têm um estilo transatlântico, sua única influência real foi a singular mar­ca do Rhythm and Blues, música popular que sobressai no Merseyside e que os próprios Beatles têm ajudado a promover desde sua formação, em 1960. Este LP compreende 8 composições de Lennon-McCartney associadas a 6 (seis) outras que se tornaram as favoritas do variado respertório dos Beatles. A admiração do grupo pelo trabalho de The Shirelles é demonstrada pela inclusão de BABY IT'S YOU (John faz o solista vocal com George, e Paul faz a harmonia), e BOYS (que permite ao baterista Ringo fazer sua primeira apresentação como vocalista). ANNA, ASK ME WHY e TWIST AND SHOUT que também destaca John como solista, enquanto DO YOU WANT TO KNOW A SECRET joga o spotlight em George, como na apresentação ao vivo. MISERY pode soar como um dueto próprio criado pela multigravação de uma única voz... mas o efeito é produzido pelas vozes de John e Paul. Há somente um “trick duet” que está em A TASTE OF HONEY, destacando uma voz dupla de Paul. John e Paul ficam juntos em THERE'S A PLACE e I SAW HER STANDING THERE, e George junta-se a eles em CHAINS. LOVE ME DO e PLEASE PLEASE ME. TONY BARROW
Confira também: OS TEXTOS DAS CONTRA-CAPAS DOS DISCOS DOS BEATLES - publicada em 20 de novembro de 2017.

Um comentário:

Joelma disse...

Maravilha o textão na contra-capa do Please Please Me. O 1° não poderia ter sido melhor.