sexta-feira, 1 de março de 2019

UM COMPANHEIRO FIEL - O BOM E VELHO WALKMAN


Houve um tempo, que ouvir nossas música preferidas, principalmente de forma INDIVIDUAL, não era tão simples como agora. Muito antes dos sonhados "smart-tudo", a coisa era bem difícil, senão, impossível. Somente no final da década de 1970, apareceu o incrível WALKMAN. O popular aparelho "Walkman" é uma marca registada pertencente à Sony Corporation, responsável por uma série de tocadores ou leitores de áudio portáteis pertencente à Sony. O termo "Walkman" também passou a ser utilizado para se referir a quaisquer aparelhos portáteis similares de reprodução de áudio estéreo de outros fabricantes. Sua chegada, mudou radicalmente os hábitos e os costumes de ouvir música, uma vez que cada pessoa podia carregar e ouvir seus sons preferidos e, principalmente, sem incomodar outras pessoas, ou ser incomodado. O Walkman original criado em 1979 no Japão, levava o nome de 'Soundabout', no exterior. Foi criado pelo coordenador do setor de áudio da Sony Nobutoshi Kihara para um dos sócios da empresa, Akio Morita, que queria ouvir ópera durante seu trabalho desgastante. Morita odiou o nome Walkman e pediu para ser alterado. Mas uma campanha de divulgação com o nome Walkman já tinha sido iniciada e alterá-lo seria impossível. Quando o primeiro aparelho ficou pronto, em abril de 1979, os vendedores não ficaram muito entusiasmados com a ideia e afirmaram que não venderia nada ou venderia muito pouco. Akio Morita acreditava no novo produto, e propôs um desafio: se o Walkman não vendesse pelo menos 100 mil unidades em seus dois primeiros anos de mercado, ele renunciaria à presidência da Sony. Akio ganhou a aposta e naquele período cerca de 1,5 milhões de tocadores de áudio Walkman foram vendidos entre 1979 e 1981.

5 comentários:

Unknown disse...

Que saudades do meu aparelho velhinho, que me acompanhou por toda a faculdade.

Joelma disse...

Lembro a primeira vez que vi e ouvi um fiquei muito admirada. Mas só dava pra ouvir poucas músicas logo a pilha fica fraca. Saiu de mercado e nunca consegui ter um. Hehe.

Dani disse...

Legal!! Não conhecia a história do Walkman, exceto que foi criado no Japão em 1979. Foi uma das melhores coisas já inventadas. Eu tive uns dois ou tres aparelhinhos. Em tempos sem Internet, sem mp3, sem YouTube, sem Spotify e etc e várias vezes de grana curta, eu vivia fazendo gravações em fitas K7 de discos e depois CDs de amigos e colegas para ouvir no ônibus, nas viagens, enquanto estudava para provas, ou simplesmente quieta no meu canto. Mas realmente o aparelhinho comia pilhas hahahah...

Edu disse...

E ainda come! rsrs

roque22 disse...

Ainda tenho 2 guardados. Um amigo me presenteou com um porta walkman de couro e eu saia todas as noites para passear com ele, ao lado do corpo.