sexta-feira, 8 de março de 2019

RINGO STARR - OLD WAVE - 1983 - O PIOR DE RINGO?


"Old Wave", lançado em 16 de junho de 1983, foi o único disco de Ringo Starr que não conseguiu distribuidor nos Estados Unidos. Na verdade, Ringo enfrentou anos difíceis na década de 80. Os excessos envolvendo álcool e drogas só terminaram em 1989, quando ele reuniu a sua All Star Band para uma primeira grande turnê. Na época em que foi lançado, Ringo achou o álbum tão ruim, tão ruim, que ele mesmo mandou que fosse retirado das prateleiras. "Old Wave" foi lançado dois anos depois do sucesso Stop and Smell The Roses.
Depois do assassinato de John Lennon, Ringo passou a não se sentir seguro na América (vivia em Los Angeles) e voltou para a Inglaterra, estabelecendo-se em sua casa em Tittenhurst Park, que comprou de John Lennon em 1973. No início de 1982, Ringo mostrou-se animado para continuar com um novo projeto. Após converter o estudio pessoal de John (em Tittenhurst) em Startling Studios, Ringo começou a trabalhar no novo álbum. Determinado a fazer um disco mais consistente, escolheu como produtor Joe Walsh (ex-Eagles). Como sempre, contando com artistas convidados e amigos, como John Entwistle, o baixista do The Who, Gary Brooker, Ray Cooper e Eric Clapton, Ringo deu início às gravações. O título do álbum "Old Wave", é um trocadilho com o estilo musical "New Wave" e um lembrete de que uma pessoa da "moda antiga", como ele aceita o desafio de enfrentar novos desafios. Na capa, uma foto de Ringo antes de entrar para os Beatles. A gravação do álbum foi tranquila e concluída no verão. Infelizmente, o contrato de Ringo Starr com a RCA Records havia terminado e ele precisava encontrar uma nova gravadora para publicar o disco. No entanto, teve de encarar a dura realidade de que mais de dez anos depois da separação dos Beatles, ninguém estava interessado em sua contratação. Por fim, a RCA concordou em distribuir o álbum no Canadá, Brasil, Austrália, Nova Zelândia e México, enquanto na Alemanha o selo Bellaphon foi responsável por sua distribuição. "Old Wave" seria o último de estúdio de Ringo Starr até 1992. O álbum foi reeditado em CD pela Capitol Records em 1994 com "As Far As We Can Go" como faixa adicional.

3 comentários:

Dani disse...

Sinceramente, não gosto muito não. Infelizmente muitos artistas consagrados tiveram uma fase ruim nos anos 1980.

Joelma disse...

Ringo Tem humildade e a admirável capacidade de se reinventar e por isso se mantém até hoje ativo.

Victor Ferres disse...

Muito boa a matéria! É interessante lembrar também que alguns álbuns do Ringo não estão disponíveis nas plataformas digitais, inclusive esse e o Stop and Smell The Roses, o que é uma pena.