domingo, 3 de março de 2019

THE BEATLES - AND YOUR BIRD CAN SING - SENSACIONAL!!!*********


“Você me diz que tem tudo o que quer e que seu pássaro pode cantar, mas você não me tem. Diz que já viu as sete maravilhas, e que seu pássaro é verde, mas você não pode me ver, você não consegue me ver”. Mais ou menos com esses versos, depois de um riff introdutório poderoso, com duas guitarras solando simultâneas (George e Paul), principia-se a 2ª música do lado 2 do incrível REVOLVER. Uma das melhores do álbum e um dos melhores rocks já gravados pelos Beatles! Aliás, esta é uma das poucas (senão a única, agora não me lembro) músicas deles a ter três solos (e com duas guitarras): na introdução, no meio e no fim. A última vez que "And Your Bird Can Sing" apareceu aqui, foi em 25 de abril de 2015, com o sub-título "a melhor música de Revolver?", mas alguns amigos não concordaram comigo. Não importa. "And Your Bird Can Sing" para mim, sempre vai ser, não só a minha preferida do Revolver, como uma das melhores de todo o universo Beatle!

"And Your Bird Can Sing" apareceu originalmente no álbum Revolver, lançado pelos Beatles em 5 de agosto de 1966 no Reino Unido e no álbum Yesterday and Today nos Estados Unidos. É creditada a Lennon/McCartney, embora tenha sido escrita mais por John Lennon, com pequenas contribuições de Paul, e, no início seu nome era para ser "You Don't Get Me". Paul McCartney afirma ter ajudado Lennon a escrever a música: "Eu suspeito que ajudei com os versos porque as músicas eram quase sempre escritas sem segundo e terceiro versos. Eu me lembro de ter trabalhado no meio oito com ele, mas é a música de John, para John".

Anos depois, Lennon acabou com ela, mostrando-se indiferente não só a esta música, como a quase todas as suas composições dessa época, referindo-se a ela como "Lixo - outra de minhas descartáveis... papel decorado embrulhando uma caixa vazia". Lennon faz o solo vocal, com Paul McCartney e George Harrison se unindo a ele na harmonização de alguns trechos. "And Your Bird Can Sing" tornou-se memorável pelo seu eletrizante riff de guitarras proeminentes, gêmeas, tocadas por George Harrison e Paul McCartney e mixadas de tal forma que deixa de ser um simples acompanhamento.
Os Beatles gravaram a versão final que aparece em Revolver em 26 de abril. Uma outra versão, que aparece no Anthology 2, possui uma seqüência vocal na qual John e Paul estão rindo compulsivamente, provavelmente cheios de erva. Aliás, por falar em erva, para alguns estudiosos, "And Your Bird Can Sing" é apenas um devaneio sob efeito do LSD. Uma série de incidentes têm sido sugeridos como inspirações para a letra enigmática da música, que lembra alguns tons de "She Said, She Said". Jonathan Gould, no livro Can't Buy Me Love de 2007, afirma que Lennon escreveu a música em resposta a um comunicado oficial da imprensa promovendo um especial de Frank Sinatra na TV como um show para aqueles que estavam "cansados de cantores jovens vestindo esfregões de pelos grossos o suficiente para esconder uma caixa de melões". De acordo com o jornalista Richard Simpson, Lennon escreveu a música em resposta a Mick Jagger dos Rolling Stones que gabava-se de sua namorada pop-star ("bird" na gíria Inglesa) Marianne Faithfull. "And Your Bird Can Sing" foi usada como música tema da série de desenho animado The Beatles durante a terceira temporada. Também aparece na bonita voz de Regina Spektor como a Blackbird, na série Beat Bugs.

"A próxima música com que se ocuparam foi a composição de John chamada “And Your Bird Can Sing”, cuja letra permanece uma incóg­nita. Ela é uma das composições que John nunca explicou por completo. E, em 1971, a repudiou bruscamente, dizendo que era “um horror”. Em 1980 John afirmou que a via como “outra das minhas músicas descar­táveis”. Marianne Faithfull especulou que a pessoa a quem a canção se referia era Mick Jagger e que ela era a “bird” (bird, passarinho em inglês, é uma gíria britânica para se referir a uma garota) que conseguia cantar, mas devia estar equivocada, porque na época em que a música foi com­posta, Faithfull não era parceira de Jagger. Paul me contou em 2009 que achava que não passava de mais um “Jaguadarte” de John, mas a letra também não se encaixava bem nessa poesia nonsense. “And Your Bird Can Sing” podia se referir não a um indivíduo conhe­cido, mas a um tipo de pessoa (assim como “Ballad of a Thin Man”, de Bob Dyian, apontava para a pessoa culturalmente inconsciente encarna­da na figura de Mr, Jones). Esse tema reapareceria em outras músicas e entrevistas de John. É um ataque a alguém que ele acha não ser descola­do o bastante para compreendê-lo. Desde a infância, ele acreditava ser diferente e dotado de uma visão especial. O LSD acentuou esse sentimento. Foi isso que lhe deu confiança para usar suas canções para guiar os outros. A gravação começou no dia 20 de abril, porém as duas versões gra­vadas naquele dia não se parecem em nada com a que foi lançada mais tarde. Guitarras estridentes imitavam o som dos Byrds, e a sessão chegou ao final quando John e Paul tiveram um ataque de riso". Steve Turner.

Nenhum comentário: