sábado, 30 de março de 2019

PAUL McCARTNEY - GET BACK TO CURITIBA 26 ANOS DEPOIS

Com um abração para o meu amigo Alex Silva!
Curitiba está em festa! E com toda a razão. Os curitibanos tiveram que esperar nada menos do que 26 anos para ver Paul McCartney de volta à cidade, mas finalmente vão poder matar as saudades HOJE, sábado (30), quando o ex-Beatle se apresenta no Estádio Couto Pereira, para um público de mais de 40 mil pessoas, com ingressos esgotados. A apresentação histórica de Paul McCartney na Pedreira Paulo Leminski, em Curitiba, um dos shows mais memoráveis das últimas décadas, aconteceu em 1993. Apresentando a “The New World Tour 1993”, Paul McCartney veio se apresentar no Brasil pela segunda vez, em uma turnê que incluiu também uma passagem por São Paulo. A apresentação, gratuita e ao ar livre, aconteceu no dia 5 de dezembro de 1993, nas comemorações dos 300 anos da cidade. Paul McCartney cantou alguns dos maiores sucessos dos Beatles, músicas próprias e algumas canções de sua parceria com o Wings. A apresentação começou com “Drive My Car” e incluiu “All My Loving”, “Yesterday”, “My Love”, “Let It Be”, “Live and Let Die”, “Band on the Run” e foi encerrada com “Hey Jude”. Muitos fãs ainda lembram como “se fosse ontem” daquele histórico show na Pedreira Paulo Leminski. A apresentação foi registrada não só na memória do público, mas também em uma placa comemorativa na Pedreira Paulo Leminsky. A placa fica na Ópera de Arame, junto com outras que mostram o quanto o local é importante na história da cidade.
No entanto, passados 26 anos, é difícil lembrar quais músicas Paul McCartney e sua banda tocaram naquela histórica noite de verão na Pedreira Paulo Leminsky, mas aqui no Baú tem:

Esse repertório à direita é do setlist do show do dia 26 no Allianz Parque em São Paulo. Em relação com o de Curitiba em 1993, é possível perceber que o repertório de Paul, como era de se esperar, continua focado principalmente em sua carreira nos Beatles. No entanto, somente cinco músicas se repetem nos setlists de 1993 e 2019: "Can’t buy me love", "We can work it out", "Back in the USSR", "Sgt. Peppers Loney Heart’s Club Band" e "Hey Jude", sempre um dos momentos mais aguardados dos show. No lugar de clássicos, como "Yesterday" e "Penny Lane", entram músicas talvez menos conhecidas, como "Blackbird" e "Golden Slumbers". Já entre as músicas do período em que tocou com o Wings e também da carreira solo também há alterações. "Band on the run" e "Live and let die" continuam no repertório, mas, entre as canções românticas, "My love" foi trocada por "Maybe I’m amazed". "My valentine", de 2013 também está lá. Do novo álbum, Egypt Station, lançado em setembro de 2018 estão "Come On ToMe", "Fuh You" e "Back in Brazil". É isso aí. Welcome In Curitiba, Paul!

Um comentário:

roque22 disse...

Maravilhoso este video de 93 em Curitiba.