quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

BILLY JOEL - THE PIANO MAN ⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐


Com uma cara meio de bobo, do tipo Rocky Balboa, ninguém se engane: de bobo, Billy Joel só tinha a cara mesmo, e mais nada! William Joseph Martin Joel está com 74 anos. Nasceu no Bronx, em Nova York, em 9 de maio de 1949. É cantor, compositor e pianista, dos bons! É o sexto artista que mais vendeu discos nos Estados Unidos - mais de 78,5 milhões.
Billy Joel emplacou dezenas de sucessos, um atrás do outro e todos que ele próprio escreveu, nas décadas de 1970, 80, e 90; alcançando por 33 vezes o Top 40 nos EUA. Ganhou o Grammy 6 vezes e teve 23 nomeações. Já vendeu mais de 150 milhões de álbuns pelo mundo a fora. Foi incluído no Songwriters Hall of Fame em 1992, no Rock and Roll Hall of Fame em 1999 e no Long Island Music Hall of Fame em 2006. Em 2001, recebeu o prêmio Johnny Mercer do Songwriters Hall of Fame. Em 2013, também recebeu o Prêmio Kennedy, a maior honraria estadunidense por influenciar a cultura americana através da arte. Com a exceção da canção de 2007 "All my Life" e "Christmas in Fallujah", Joel parou de escrever e lançar material pop/rock após o álbum de 1993 River of Dreams. No entanto, continua a fazer turnês, e toca canções de todas as eras da sua carreira solo em seus shows. É um dos artistas mais ricos do mundo, com uma fortuna estimada em 500 milhões de dólares.
Com 14 anos, depois de ter visto os Beatles no The Ed Sullivan Show em 1964, Billy Joel decidiu dedicar tempo integral à carreira musical. Passou pela Echoes, (grupo especializado em covers de bandas inglesas) e em 1967, juntou-se à Hassles, grupo de Long Island contratados pela United Artists. Dois anos depois, formou o duo Attila, com o ex-baterista dos Hassles, Jon Small. Lançaram um álbum em julho de 1970 e se separaram em outubro do mesmo ano. Joel assinou seu primeiro contrato com Artie Ripp da "Family Productions" e gravou seu primeiro álbum solo - Cold Spring Harbor, de 1971. E a partir daí, emplacou sucesso atrás de sucesso! A lista é praticamente interminável: "Piano Man", "New York State of Mind", "Only the Good Die Young", "Just the Way You Are", "Honesty", "My Life", "She's Got a Way", "Uptown Girl", "Leave a Tender Moment Alone", "We Didn't Start the Fire", "And So It Goes", "The River of Dreams", "All About Soul", "Lullabye (Goodnight, My Angel)", "Modern Woman" e muitos, muitos outros.
Em 2008, quando Billy Joel fazia a última apresentação no representativo Shea Stadium, em Nova York, convidou Paul McCartney para tocarem “I Saw Her Standing There” e “Let it Be”. Em 2009, McCartney retribuiu o favor, convidando Joel para uma participação especial na abertura do Citifield Stadium, erguido no lugar do antigo do Shea Stadium, também para tocarem “I Saw Her Standing There” que a gente confere por último. É isso aí! I love just the way you are! Valeu!

Nenhum comentário: