terça-feira, 21 de outubro de 2014

OS ÁLBUNS “LOVE SONGS” E “THE BEATLES BALLADS”

No final de novembro de 1977, aproveitando a chegada do natal, a EMI lançou o álbum duplo “Love Songs”, basicamente uma compilação de faixas previamente lançadas em outros discos dos Beatles. As únicas duas que ainda não haviam saído em álbuns britânicos são “This Boy” e “Yes It Is”, ambas gravações em mono remixadas em falso estéreo – apesar de “This Boy” ter sido lançada em estéreo real em um compacto canadense. Além de captar o público natalino, o pacote também tinha como alvo os fãs mais dedicados e colecionadores que compravam todos os lançamentos dos Beatles. Havia outras canções de amor dos Beatles disponíveis que poderiam formar uma compilação bem melhor. Um álbum caro para os padrões da época que não trazia qualquer novidade, exceto o tratamento gráfico e uma foto belíssima de Richard Avedon de 1967.
Um ano depois, não satisfeitos, os executivos da EMI soltaram outra coletânea que novamente não dizia nada: “The Beatles Ballads”. A maioria das faixas desse disco, aparecem em “Love Songs” e, apesar de ser uma compilação melhor, não traz nada de novo, como versões inéditas ou versões em estério lançadas apenas em mono. Uma versão de “Norwegian Wood”, no entanto, foi incluída aqui. Nela, a trilha instrumental aparece no canal direito e os vocais foram mixados no centro. Além disso, alguém nos recônditos da gravadora parece ter embaralhado e invertido o estéreo de “Yesterday”, “You’ve Got To Hide Your Love Away”, “She’s Leaving Home” e “Here, There And Everywhere”. Todas as temáticas possíveis para coletâneas pareciam vir à mente dos homens da gravadora: tivemos o “Rock ‘n’ Roll Music” e as canções de amor – e agora, as baladas. Um álbum possível seria ‘The Songs The Beatles Didn’t Write (As músicas não compostas pelos Beatles) – afinal existem duas dúzias de canções que se encaixariam nesse critério. E poderia ainda haver álbuns centrados em cada um dos integrantes da banda, John Lennon and The Beatles, Paul McCartney and The Beatles, George Harrison and The Beatles e Ringo Starr and The Beatles. Essa ideia soa menos estapafúrdia se levarmos em conta que o álbum “The Best of George Harrison” traz em um dos lados suas melhores no tempo dos Beatles. Resumindo: puro engana-trouxa! Para encerrar, só uma curiosidade: alguém sabia que por muito pouco, essa ilustração da capa do 'ballads' (feinha, na minha opinião) não foi a capa do álbum The Beatles - o nosso álbum branco? Abração, pessoal!

Não deixe de conferir também outro grande engodo, “The Beatles – Reel Music” – matéria publicada aqui em maio de 2011:
http://obaudoedu.blogspot.com.br/2011/05/beatles-reel-music.html

11 comentários:

Edu disse...

O pior, dessa safra toda, na minha opinião é esse tal de "Reel Music". E também o da capa mais feia de todos os tempos!

Murilo Pedreira disse...

kkk...essa capinha ia ficar feia no White Album.

Enfim...eu gostaria de ter esse Love Songs. A capona do vinil é descolada demais...

Murilo Pedreira disse...

agora o blog tem digitos de caracteres para postar os comentários, EDU?!!?

Murilo Pedreira disse...

o link do reel music tá quebrado...

Edu disse...

Todos os links de downloads estão quebrados. Já falei isso mil vezes!!!

Valdir Junior disse...

Esses álbuns "temáticos" deixei passarem batidos por mim !!
Mas é interessante como eles aproveitaram fotos que não foram planejadas mas não usadas nos discos oficiais ( Vide a foto do "Get Back" e essa do Ballads" )

Murilo Pedreira disse...

Eu tava falando do link da matéria de 2011 que tu colocou, Edu...rsrs. Page no found...

Edu disse...

Ok. O link agora já tá funcionando! Abração!

João Carlos disse...

Olha, nessas hipóteses, eu mesmo monto minhas seleções e, mais importante, em geral eu gosto muito!

Fábio Simão disse...

Também não acho nada nestes álbuns, sempre vejo eles nos sebos, mas nunca quis comprá-los.

Murilo Pedreira disse...

Eu acho, no mínimo, interessante esses discos. O material da capa do vinil desse Love Songs eu acho muito bacana.
Obrigado por essa matéria do Reel Music,edu. Só assim pra eu conhecer esses discos. Queria ver o encarte desse.