O megasucesso “Say Say Say” foi uma das maiores colaborações para a música pop dos anos 80. Foi uma das três faixas em que Paul McCartney e Michael Jackson (finado em 2009) trabalharam juntos e foi o maior sucesso comercial da dupla, liderando a Billboard Hot 100 nos EUA durante seis semanas seguidas após seu lançamento, em 1983, e se tornou um dos singles mais vendidos de todos os tempos. A faixa foi produzida por George Martin para o álbum de McCartney, Pipes of Peace. “Say Say Say” foi gravada durante a produção do álbum Tug of War de McCartney em 1982, cerca de um ano antes do lançamento de "The Girl Is Mine", a primeira colaboração da dupla que entrou no álbum de Jackson “Thriller” (1982). Após seu lançamento em outubro de 1983, “Say Say Say” tornou-se o sétimo número dez dos dez de Jackson dentro de um ano. Foi um hit número um nos Estados Unidos, Canadá, Noruega, Suécia e vários outros países, atingiu o número dois no Reino Unido e atingiu o primeiro lugar na Austrália, Áustria, Nova Zelândia, Holanda, Suíça e mais de outros 20 países. Em 2013, a revista Billboard listou “Say Say Say” como o 41º maior sucesso de todos os tempos nos charts Billboard Hot 100. Também foi eleita a nona melhor colaboração de todos os tempos em uma votação dos leitores da revista Rolling Stone.
O single, com uma capinha feia de doer, recebeu um disco de ouro pela Recording Industry Association of America em dezembro de 1983, por suas vendas de mais de 1.000.000 de cópias. Para a promoção de “Say Say Say” foi produzido um super videoclipe pra lá de excelente dirigido por Bob Giraldi. O vídeo, filmado em Santa Ynez Valley, Califórnia, apresenta aparições de Linda McCartney, La Toya Jackson e Giraldi. O curta-metragem gira em torno de dois vigaristas chamados "Mac e Jack" que vendem um suposto elixir da juventude.
Em outubro de 2015, McCartney lançou uma nova versão da música na qual os papéis vocais dele e de Jackson são invertidos. Foi remixado por Steve Orchard e Mark "Spike" Stent. Nessa nova versão, que tem mais de três minutos a mais que a original, a abertura é cantada por Jackson ao invés de McCartney. Orchard disse sobre o remix: "Paul lembrou que havia duas vocalizações principais não utilizadas de Michael e dele mesmo. Reorganizamos a sequência vocal e invertemos a vocalização original para que Michael abrisse o primeiro verso em vez de Paul, para dar à música uma abordagem diferente à versão original". Paul McCartney lançou essa versão remix de “Say Say Say”, em um vídeo de dança dirigido pelo coreógrafo e artista performático Ryan Heffington e filmado em Los Angeles. Tanto esse ‘novo’ vídeo como a ‘nova’ mixagem, não têm termos de comparação com o trabalho realizado em 1983.
Nenhum comentário:
Postar um comentário