"Not a Second Time" é uma música dos Beatles composta por John Lennon e creditada a Lennon & McCartney. Foi lançada pela primeira vez no segundo álbum dos Beatles, With the Beatles, em 22 de novembro de 1963 e no americano Meet the Beatles! em 20 de janeiro de 1964.
A letra, foi outro exemplo de John permitindo que seus sentimentos, nesse caso a mágoa, tomassem conta de seu trabalho. Depois de sofrer por rejeição, a reação do cantor é conter suas emoções para evitar que se machuque de novo. "Not a Second Time" chamou atenção notável do crítico musical do The Times, William Mann, que escreveu um famoso tratado musicológico sobre as composições de Lennon e McCartney, publicado em 27 de dezembro de 1963: "O interesse harmônico também é típico de suas canções mais rápidas, e fica-se com a impressão de que eles pensam simultaneamente na harmonia e melodia, tão firmemente são as sétimas e nonas tônicas maiores criadas em suas melodias, e as mudanças de tonalidade submedianas bemol, tão natural é a Cadência eólica no final de 'Not A Second Time' (a progressão de acordes que encerra a Canção da Terra de Mahler)". No livro Anthology, Lennon diz: "Ainda não sei o que isso significa, mas nos tornou aceitáveis para os intelectuais. Funcionou e fiquei lisonjeado. Eu escrevi 'Not A Second Time' e, na verdade, eram apenas acordes como quaisquer outros acordes. Para mim, eu estava escrevendo um Smokey Robinson ou algo assim". Em 1980, na entrevista da Playboy, ele voltou à frase 'cadências eólicas', dizendo: "Até hoje não faço ideia do que seja. Para mim, são como pássaros exóticos".
A estrutura musical de "Not a Second Time" é notável. Lennon tendia a escrever suas letras primeiro, depois encaixava os acordes e a melodia em torno das palavras. Embora os resultados aqui sejam certamente interessantes, a introdução fora do tempo, o baixo quase inaudível e o solo rudimentar de piano de cauda de George Martin sugere que ela foi considerada pouco mais do que uma faixa de preenchimento para completar With The Beatles. Os Beatles gravaram "Not a Second Time" em 11 de setembro de 1963 nos estúdios da EMI em Abbey Road, produzida por George Martin e teve Norman Smith como engenheiro. Foi concluída em cinco tomadas, mais quatro overdubs, incluindo o piano e os vocais duplos de John Lennon. Segundo lguns historiadores, esta foi a primeira gravação dos Beatles sem a participação de George Harrison. A única instrumentação era guitarra acústica, baixo, bateria e piano. No entanto, Ian MacDonald, em seu livro Revolution in the Head, afirma que Harrison tocou violão. Assim, a formação teria sido: John Lennon – vocal duplo e violão; Paul McCartney – baixo; George Harrison – violão; Ringo Starr – bateria; e George Martin – piano de calda. "Not a Second Time" só aparace no With The Beatles e no americano Meet The Beatles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário